Há menos de cinco anos, o grupo Siemens Energy abriu uma unidade dedicada à construção e manutenção de pás para torres eólicas em Oliveira de Azeméis. Esta segunda-feira, a Siemens Gamesa comunicou numa reunião com os trabalhadores que a iria encerrar, justificando-se com a falta de encomendas para os próximos anos.
Esta fábrica empregava perto de 120 trabalhadores. Para já, o processo de despedimento coletivo afetará cerca de cem deles, todos os da unidade de produção. A exceção, de momento, são os trabalhadores da manutenção e os administrativos.
Despedimento coletivo
Siemens Gamesa despede 222 em Vagos depois de receber apoios públicos
A decisão segue-se ao afastamento, no início do mês, dos trabalhadores que estavam na empresa ao abrigo de contratos com empresas de trabalho temporário.
À SIC, para além das justificações do despedimento coletivo, a administração garante que “prevê” que cerca de metade destes trabalhadores possa receber alguma oferta de trabalho do próprio grupo. Contudo, ainda em janeiro, 222 outros trabalhadores tinham sido despedidos da unidade de Vagos de forma a ajustar-se, diziam, a uma redução de vendas. Esta unidade também produzia pás eólicas e tinha sido comprada a outra empresa em 2020. O despedimento aconteceu depois da empresa ter recebido ajudas de 5,2 milhões de euros do programa governamental Compete 2020. A empresa falava então de “cortes significativos no setor eólico devido a desafios financeiros e operacionais”.
O mesmo sinal é dado ao nível internacional. Em abril, a Siemens indicava que iria cortar globalmente 6.000 postos de trabalho, metade deles na Alemanha, o seu país de origem. A Siemens AG detém uma participação na Siemens Energy, que passou a ser independente do grupo em 2020. A Siemens Gamesa é a subsidiária da Siemens Energy para o setor da energia eólica.
Notícia atualizada às 19h para referir que a Siemens Gamesa é a subsidiária da Siemens Energy, criada em 2020 com um spin-off do Grupo Siemens AG. Este último detém em Portugal uma única unidade fabril em Corroios, dedicada ao fabrico de carregadores para a mobilidade elétrica.