Despedimento

Na sua página, a multinacional japonesa gaba-se de ter tido neste ano fiscal receitas consolidadas de 28 mil milhões de dólares. Quando Luís Montenegro visitava o Japão, enviou uma carta aos trabalhadores a justificar que a conjuntura económica implica este despedimento coletivo.

Há pelo menos outros mil trabalhadores com o emprego em risco nestes setores no Vale do Ave por as suas empresas enfrentarem processos de insolvência. Para além desta região, em Aveiro e Braga também se vive uma onda de despedimentos e falências pós-férias.

A empresa sediada em Évora apresentava-se como “um dos principais ‘players’ do mercado português” de tecnologias de informação e somava milhões em contratos com o Estado. Há dois meses de salários em atraso.

Uma fábrica têxtil e outra de produção de portas e janelas encerraram portas na mesma altura no mesmo concelho.

A direita pretende fazer desaparecer a obrigatoriedade da empresa apresentar provas ou ouvir as testemunhas pedidas pelos trabalhadores nos processos disciplinares com vista a despedimento por “justa causa” em pequenas e médias empresas. O PS já tinha tentado algo parecido em 2019 mas foi declarado então inconstitucional.

O Sindicato dos Jornalistas considera uma “ignomínia” que a administração tenha pedido para os despedidos continuarem a trabalhar sem garantia de salário e teme que prepare uma venda “a preço de saldo” dos títulos da empresa “sem “o inconveniente e o incómodo” de existirem pessoas a quem pagar salários e garantir direito”.

Num ano, o número de despedimentos coletivos aumentou 35%. A tendência de aumento persiste há três anos e o setor mais afetado é a indústria.

A Navigator pressiona o despedimento de 54 trabalhadores por protestarem, diz a União dos Sindicatos de Setúbal. A empresa teve 48,3 milhões de lucros no primeiro trimestre do ano e recebeu perto de 75 milhões de euros de fundos do PRR.

A SGL Carbon, um dos maiores empregadores do Barreiro, anunciou o encerramento da sua fábrica de materiais de carbono. Bloco quer intervenção do Governo para proteger os postos de trabalho.

A Snef Portugal dizia em janeiro que estava a correr tudo muito bem e referia um acréscimo de trabalho. Agora justifica o despedimento com a redução do volume de trabalho.

Entre janeiro e março, houve 161 processos de despedimento coletivo que envolveram 1.614 trabalhadores. Comércio e restauração foram os setores mais atingidos.

Multinacional despede 364 pessoas en Ovar. Bloco questiona Governo sobre alternativas para os trabalhadores e exige a criação de um Plano de Emergência Social para ajudar trabalhadores despedidos.

Vive-se na empresa um “clima de incerteza e insegurança”, diz o Sindicato dos Trabalhadores de Call Center que exige respostas “imediatas e claras” sobre motivos de despedimentos e transparência “total” sobre escolhas de trabalhadores a despedir.

As 60 trabalhadoras da fábrica de confeções Trapos Loucos descobriram através de um papel à porta da fábrica que tinham ficado sem emprego.

Uma delas alegou falta de trabalho e de “qualidade” das trabalhadoras para encerrar. As insolvências na indústria estão a aumentar, sobretudo a norte, mostram as estatísticas.

O discurso das sinergias, da consolidação e do aumento da competitividade deu rapidamente lugar ao encerramento da fábrica de Arco de Valdevez.

A fábrica de calçado encerra após 30 anos de atividade. Os trabalhadores não têm salários em atraso e esperam agora pela documentação para poderem requerer o subsídio de desemprego.

Mais 150 trabalhadores serão colocados em lay-off. Cinco das trabalhadores despedidas vão recorrer aos tribunais.

Estes juntam-se a outros 29 que ficaram a saber que não tinham emprego quando as férias acabaram. A Bipol Fashion não lhes passou os papéis para aceder ao subsídio de desemprego e é acusada de os ter mantido antes em situação de falso lay-off.

Uma “enorme injustiça e ilegalidade” foi a expressão que Mariana Mortágua utilizou para descrever a situação, que deixou no desemprego quase duas dezenas de trabalhadoras, algumas das quais trabalhavam na limpeza e manutenção do centro de saúde em Penafiel há mais de vinte anos.