Setúbal: Motoristas fazem greve contra discriminação

14 de dezembro 2023 - 19:31

Os motoristas contratados no Brasil e Cabo Verde pela Auto Viação Feirense para operar nas carreiras da Alsa Todi não estão a receber o pagamento das horas extra e noturnas. Dia 19 há greve nesta empresa.

PARTILHAR
autocarro Alsa Todi
Fotografia: Lisboa para as pessoas

Para conseguir dr resposta às necessidades das carreiras da autocarros da Carris Metropolitana, a Auto Viação Feirense foi uma das empresas que recrutou motoristas no Brasil e Cabo Verde. Na Área Metropolitana de Lisboa e em particular no concelho e distrito e Setúbal, a empresa opera no âmbito da concessão da Alsa Todi mas continua a recusar-se a aplicar a convenção coletiva desta empresa aos seus trabalhadores.

Assim, estes trabalhadores continuam a ser discriminados, ao não receberem os valores do trabalho extraordinário, noturno, bem como do subsídio de refeição. Em setembro, a sua luta deu lugar à convocatória de uma greve, que foi depois desconvocada após a Auto Viação Feirense concordar em aplicar a convenção coletiva da Alsa Todi e pagar os valores em dívida aos motoristas. Mas depois não cumpriu o prometido.

Este mês, na sequência de um plenário com os trabalhadores da Auto Viação Feirense, o STRUP convocou uma greve para o próximo dia 19 de dezembro, que irá afetar as carreiras em Setúbal. Os trabalhadores exigem o pagamento imediato dos valores em atraso referente ao trabalho extraordinário, horas noturnas e subsídios de refeição e a aplicação e cumprimento integral do Acordo de Empresa da Alsa Todi, conforme o protocolo assinado em setembro. E manifestam-se "contra o clima de perseguição e assédio moral e laboral feito aos trabalhadores da Auto Viação Feirense em funções na Área Metropolitana de Lisboa".