A PATAV (Plataforma Anti Transporte de Animais Vivos) tem vindo a denunciar “as continuadas práticas ilegais no que concerne ao transporte de animais vivos, nomeadamente no Porto de Setúbal e durante a viagem de barco com destino a Israel”, mas o Governo mantém-se sem dar resposta, explica a organização no comunicado envido à imprensa.
Com o protesto convocado para este sábado, dia 11 de novembro, às 15h, em frente ao Ministério da Agricultura, que fica na Praça do Comércio (ver evento no Facebook), a PATAV pretende “continuar a chamar a atenção para as más práticas de transporte de animais vivos e toda a crueldade e ilegalidade que o mesmo acarreta”, apelando à mobilização por esta causa.
Recentemente, o tema foi abordado pelo programa Sexta às 9, na RTP, “alertando consciências e procurando a ajuda de quem pode fazer a diferença”, refere a organização, acrescentando que “infelizmente, e enquanto o Governo continua em silêncio, continuam a ser recolhidas provas concretas dos referidos abusos”.
Esta manifestação acontece na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser realizados “para não deixar cair este assunto no esquecimento, para exigir que a lei se cumpra, e que os direitos destes animais sejam garantidos e salvaguardados como lhes é devido”, lê-se no comunicado.
Bloco quer limitar transporte marítimo de animais vivos
Em declarações ao Esquerda.net, no início desta sessão legislativa, Maria Manuel Rola afirmou que "o Bloco está empenhado em mudar as regras do transporte marítimo de animais e tem apoiado esta campanha da sociedade civil, bem como é favorável à recomendação do PAN”.
A deputada sublinhou que "o Bloco de Esquerda está empenhado em mudar as regras do transporte marítimo de animais e tem apoiado esta campanha da sociedade civil”.
“No parlamento, confrontámos o governo sobre este assunto” e , em setembro passado, o Bloco fê-lo pela segunda vez, reforçou Maria Manuel Rola, anunciando que foi enviada uma nova Pergunta ao Governo sobre o "Protocolo de preparação, transporte e chegada de animais vivos em viagens de longa duração".