Petição contra as agências de rating ultrapassou as 10 mil assinaturas

22 de abril 2011 - 20:47

A petição “A Relevância das Agências de Rating e o Risco de Abuso de Posição Dominante”, cujo texto foi entregue na PGR como denúncia facultativa, já foi subscrita por mais de 10.200 pessoas.

PARTILHAR
Petição contra as três agências de rating já tem mais de 10.200 assinaturas

O texto da petição foi entregue, no passado dia 11 de Abril, na Procuradoria-Geral da República (PGR) com pedido de inquérito contra as agências de notação Moody’s, Fitch e Standard & Poor's. A iniciativa foi de quatro economistas e docentes universitários: José Reis e José Manuel Pureza, da Universidade de Coimbra, e Manuel Brandão e Maria Manuela Silva, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

A petição que está desde então disponível na internet, continua a ser subscrita, tendo actualmente, nesta sexta feira, mais de 10.200 subscritores.

No texto as três agências são denunciadas por manipulação de mercado, sendo sublinhado que têm inclusive como proprietários fundos de investimento e, por isso, decidem em interesse próprio.

É pedido à PGR que, nomeadamente, apure “actos abusivos” das três agências, “a existência de graves prejuízos” para o Estado e o povo portugueses e que averigue se os benefícios obtidos pelas referidas agências e pelos seus clientes foram de “notória importância”.