Está aqui

Opositor russo internado com suspeita de envenenamento

O avião que transportava Alexei Navalny da Sibéria para Moscovo teve de aterrar de emergência para o hospitalizar. A principal figura da oposição a Putin está em estado de coma e ligado a um ventilador.
Navalny no mês passado numa homenagem ao político liberal russo Boris Nemtsov, assassinado em 2015. Foto de Michał Siergiejevicz/Flickr

O advogado e protagonista de várias denúncias de corrupção entre a oligarquia próxima do Kremlin encontra-se em estado considerado grave nos cuidados intensivos de toxicologia num hospital de Omsk, na Sibéria. Navalny sentiu-se indisposto mal entrou no avião que o transportava a Moscovo e perdeu a consciência pouco depois, sendo transportado ao hospital após uma aterragem de emergência.

A sua porta-voz, Kira Yarmysh, afirmou no Twitter que Navalny foi envenenado, provavelmente com alguma substância colocada no chá que bebeu no bar do aeroporto de Tomsk. “Foi a única coisa que bebeu de manhã”, afirmou Yarmish à rádio Echo Moskvy, acrescentando que o advogado começou a suar dentro do avião e lhe pediu que falasse com ele “para se concentrar no som de uma voz”, perdendo a consciência em seguida quando se dirigiu à casa de banho do avião.

Citado pela Al Jazzeera, outro passageiro do voo, Pavel Lebedev, publicou nas redes sociais o que assistiu: “No início do voo ele foi à casa de banho e não voltou. Começou a sentir-se muito doente. Tiveram dificuldades em trazê-lo e ele gritava de dor”.

A suspeita de envenenamento “é uma das várias causas que estamos a considerar”, afirmou a porta-voz do responsável pela saúde de Omsk, acrescentando que os médicos estão a fazer tudo o que podem para estabilizar a sua situação.

A confirmar-se um ataque contra Navalny, não seria a primeira vez que isso acontece ao advogado conhecido pelas suas críticas a Vladimir Putin, e que neste momento estava em campanha pelo “voto tático” contra os candidatos apoiados pelo presidente russo em mais de 30 eleições regionais marcadas para setembro.

Várias vezes detido por envolvimento em protestos contra o governo, durante uma dessas detenções no ano passado, foi transferido da prisão para o hospital após suspeita de envenenamento. Os médicos deram-lhe alta no dia seguinte, falando de um ataque alérgico agudo. Em 2017, sofreu queimaduras num olho após ser atingido com um líquido antisséptico à porta do seu escritório.

Antes de se tornar conhecido em toda a Rússia pelas suas denúncias de corrupção, o percurso político de Navalny passou pelo partido liberal Yabloko, mas também por ligações ao movimento dos ultranacionalistas russos, chegando a participar nas suas marchas contra os imigrantes e a apoiar atos de violência racista protagonizados pela extrema-direita em Moscovo.

A sua Fundação Anti-corrupção tem estado sempre na mira do governo e dos oligarcas, sendo alvo de buscas regulares por parte da polícia e de processos judiciais por parte de empresários. Um deles levou ao encerramento da fundação no mês passado, ante a incapacidade de pagar a indemnização requerida. Para Vyacheslav Gimadi, um dos advogados da fundação, “não há dúvida de que Navalny foi envenenado devido às suas posições e atividades políticas”.

Termos relacionados Internacional
(...)