Este domingo, a "marcha negra" dos mineiros espanhóis chegou à Comunidade de Madrid, depois de uma caminhada de duas semanas. Esta segunda-feira, os mineiros de Astúrias, Castela e Leão e Aragão continuam a sua marcha para a cidade de Madrid, onde chegarão na noite de 10 de julho. Na sua passagem, os mineiros têm tido grande apoio popular.
A chegada à região de Madrid deu-se pelas localidades de Collado Villalba e por Alcalá de Henares, e as duas colunas vão confluir na noite de terça-feira na Porta do Sol, na jornada que antecede à manifestação de protesto, junto ao Ministério da Indústria.
De acordo com a agência EFE, este domingo, mais de um milhar de pessoas juntaram-se no centro de Alcalá de Henares para receber a coluna dos mineiros de Aragão, acompanhando-os com canções e frases de apoio até à Praça de Cervantes, onde foi lido um discurso contra os cortes de 63 por cento nos apoios do Governo.
Um dos dirigentes sindicais, Manuel Royo, criticou o Governo por não respeitar os apoios acordados para o setor das minas de carvão no país.
O setor acumula 42 dias de greve contra o corte de apoios públicos que o Ministério da Indústria espanhol defendeu em várias reuniões mantidas nos últimos meses com as empresas e os trabalhadores.
Na sexta-feira, o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, pediu “contenção e responsabilidade” aos mineiros em greve e envolvidos nos protestos contra a reforma do setor. A situação económica do país “obriga-nos a tomar decisões que não são de nosso agrado mas que não justificam atitudes violentas, que não vamos consentir”, disse na altura, Fernández Díaz.
Marcha de protesto dos mineiros chegou este domingo à Comunidade de Madrid
09 de julho 2012 - 13:56
A "marcha negra" dos mineiros espanhóis chegou este domingo à Comunidade de Madrid, depois de uma caminhada de duas semanas que irá culminar numa manifestação no centro da capital, na quarta-feira, para protestar contra a reforma do setor.
PARTILHAR
A chegada à região de Madrid deu-se pelas localidades de Collado Villalba e por Alcalá de Henares, e as duas colunas vão confluir na noite de terça-feira na Porta do Sol, na jornada que antecede à manifestação de protesto, junto ao Ministério da Indústria. Foto Sergio Barrenechea/EPA/LUSA