Está aqui

Maiores de 33 anos já podem agendar vacina na net

O autoagendamento da vacina ficou acessível na segunda-feira aos maiores de 33 anos. Instituto Ricardo Jorge confirma que a variante delta vai tornar-se dominante no país em julho.
centro de vacinação
Foto de Paulete Matos.

Desde o final da tarde de segunda-feira está disponível o autoagendamento da vacinação para quem tenha 33 ou mais anos de idade. O processo é feito online no portal do SNS, através da seleção da data e local preferidos para a vacinação contra a covid-19.

Segundo dados oficiais, metade dos residentes do continente já tomaram pelo menos uma dose da vacina e quase um terço da população tem já a vacinação completa. A meta para atingir 70% da população vacinada com pelo menos uma dose mantém-se para o mês de agosto, com um atraso de duas semanas face à previsão inicial.

Dados revelados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e citados pelo Jornal de Notícias dão conta da “subida galopante” da variante delta do SARS-CoV-2 em Portugal, que passou de 4% em maio para 55.6% em junho.

A distribuição regional desta variante ainda é desigual, variando entre os 3.2% nos Açores e os 94.5% no Alentejo. Mas a tendência torna “expectável que esta variante se torne dominante em todo território nacional durante as próximas semanas”, prevê o INSA.

Uma mutação adicional, que os especialistas apelidam de “delta plus”, já foi identificada em Portugal, embora ainda não tenha transmissão comunitária. As amostras indicam que metade dos casos dizem respeito a duas cadeias de transmissão de âmbito local.

O INSA está a realizar a monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal com amostragens semanais de amplitude nacional. "Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises", considera o instituto.

Termos relacionados Vacinas para todos, Sociedade
(...)