Está aqui

Líder do governo catalão reuniu com deputados portugueses

O encontro teve lugar na quinta-feira na Assembleia da República. Quim Torra agradeceu a resolução aprovada no ano passado no parlamento a pedir uma solução política para a questão nacional em Espanha.
Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Quim Torra, José Manuel Pureza e Isabel Pires na reunião de quinta-feira no parlamento. Foto esquerda.net

“Vim sobretudo agradecer ao povo português”, disse o presidente da Generalitat à agência Lusa antes do encontro com deputados do Bloco, PS e PSD no Palácio de São Bento. O motivo do agradecimento é a resolução aprovada no ano passado, em que o parlamento português pedia que fosse encontrada “uma solução política para a questão nacional em Espanha, no respeito pela vontade dos seus povos e, consequentemente, da vontade do povo catalão, e da salvaguarda dos direitos sociais e outros direitos democráticos dos povos de Espanha".

Quim Torra afirmou que a aprovação dessa resolução, a primeira do género aprovada num parlamento de um país europeu, “foi uma autêntica alegria, foi um reconhecimento”. O líder do governo catalão diz acreditar que “também os cidadãos de Portugal sentem, como nós sentimos, que os povos têm direito a decidir”.

Outro objetivo da visita foi o de “denunciar a negação dos direitos civis na Catalunha”, prosseguiu Torra, referindo-se ao julgamento que decorre em Madrid aos dirigentes políticos envolvidos no processo que desencadeou o referendo de 1 de outubro de 2017.

Quim Torra participa esta sexta-feira numa conferência no ISCTE sobre a situação catalã e terá reuniões com empresários para fortalecer as relações comerciais “muito profundas e muito importantes” com o nosso país. “A nós também nos interessa apoiar todos os empresários portugueses que querem investir na Catalunha, assim como os empresários catalães que têm investido em Portugal”, sublinhou o líder da Generalitat.

Isabel Pires: encontro foi "oportunidade importante" para ouvir relato na primeira pessoa do processo catalão

O encontro com deputados portugueses contou com a presença dos bloquistas José Manuel Pureza, José Soeiro e Isabel Pires. A deputada do Bloco disse à agência Lusa que se tratou de uma “oportunidade importante” para ouvir o relato na primeira pessoa do líder do governo catalão e “a sua visão sobre todo este processo que se desenrola, em especial desde o referendo”.

“Não é todos os dias que conseguimos ter alguém que está no terreno a poder dar essa informação e obviamente que é sempre importante para nós, enquanto deputados”, prosseguiu Isabel Pires.

O julgamento do “procés” catalão foi um dos temas deste encontro, com Quim Torra a sublinhar que “este julgamento não é apenas um julgamento daqueles 14 ou 13 que estão, neste momento, no banco dos réus”, mas de todas as pessoas que se deslocaram às urnas no referendo proibido pelo governo espanhol.

“O que está aqui em causa é defendermos, obviamente, o direito das pessoas a puderem expressar a sua vontade política e que é isso que está, neste momento, aqui em causa também com os processos que se encontram em julgamento no Tribunal Supremo em Espanha”, concluiu Isabel Pires.

Termos relacionados Catalunha, Política
(...)