Missão humanitária

Flotilha atacada por drones ao largo da Grécia

24 de setembro 2025 - 1:39

Sete embarcações da flotilha com destino a Gaza foram alvo de ataques com drones na madrugada de quarta-feira. Mariana Mortágua diz que a estratégia de intimidação não vai travar a missão humanitária.

PARTILHAR
Barco da flotilha atingido por bomba incendiária
Barco da flotilha atingido por bomba incendiária. Imagem gravada por membros da Gobal Sumud Flotila

"Vários drones, objetos não identificados, comunicações bloqueadas e explosões em várias embarcações", alertou a Global Sumud Flotilla nas redes sociais ao início da madrugada de quarta-feira. Quando as dezenas de embarcações com ajuda humanitária navegavam ao largo da Grécia com destino à Faixa de Gaza, os ativistas foram surpreendidos pelos ataques vindos dos drones que têm sobrevoado a flotilha nos últimos dias. Este ataque surge horas depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita ter acusado a missão humanitária de ser organizada pelo Hamas e reiterar que o governo de Netanyahu não irá permitir a aproximação da flotilha à Faixa de Gaza.

Num vídeo publicado nas redes sociais, Mariana Mortágua dava conta de cinco ataques, com drones a lançarem dispositivos que provocaram explosões em várias embarcações. Mais tarde a contagem foi atualizada para sete barcos atingidos, tendo um deles ficado danificado.

“Estamos em estado de alerta e com o protocolo de segurança ativado”, afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda, denunciando a “estratégia de intimidação para travar a ajuda humanitária”.

“Mas isso não vai acontecer”, prometeu Mariana Mortágua, pois “estamos dentro do direito internacional e temos direito a uma passagem segura para levar ajuda até Gaza”. A coordenadora bloquista renovou o apelo para que haja pressão sobre os governos de cada país e o de Israel para proteger a missão humanitária.

“Qualquer ataque que seja feito a estes navios em águas internacionais é uma violação clara da lei internacional”, concluiu.

Termos relacionados: InternacionalGlobal Sumud Flotilla