Estudantes portugueses em greve pelo clima

Greve estudantil mundial está marcada para o dia 15 de março. Os estudantes querem que os governos tomem medidas urgentes para combater as alterações climáticas.
Foto de Rudy Pické/Flickr

Para já, há manifestações marcadas para Lisboa, Porto e Coimbra. A ideia da greve no próximo dia 15 de março foi inspirada por Greta Thunberg, um jovem sueca que fez greve às aulas em nome do clima. Para além de ter faltado às aulas durante vários dias seguidos, fez um protesto em que se sentou em frente ao parlamento, chamando a atenção para a crise climática e exigindo ao primeiro-ministro que tomasse medidas urgentes. Depois do seu exemplo, em novembro, milhares de estudantes australianos fizeram greve às aulas com o mesmo objetivo.

Posteriormente, seguiram-se manifestações em vários países. Na Bélgica, por exemplo, mais de 30 mil estudantes aderiram à greve. Em Liège, concentrou-se o maior número de manifestantes, 15 mil.

O apelo internacional do movimento estudantil #SchoolStrike4Climate e #FridaysForFuture teve resposta em Portugal através da formação de um núcleo que, neste momento, se encontra a organizar a Greve Climática Estudantil em Portugal. É um movimento estudantil, internacional, pacífico e descentralizado. Para já, estão confirmadas greves estudantis na Suíça, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Nova Zelândia e Itália, mas deverão ainda juntar-se mais países ao protesto.

A ideia é exigir aos governos que tomem medidas sérias e urgentes em prol da resolução da crise climática, priorizando-a.

Os jovens consideram que o esforço dos governos para solucionar este problema é mínimo. Assim, propõem uma mudança de paradigma, que passa pela descarbonização dos transportes, por uma maior aposta nas energias renováveis, por uma maior taxação às empresas que ultrapassem os níveis de poluição aceitáveis.

No dia 15 de março, no Porto e em Coimbra, os estudantes irão juntar-se às 10h30 em frente à Câmara Municipal. Em Lisboa, o ponto de encontro é no Largo Camões, estando prevista uma marcha até à Assembleia de República.

Termos relacionados Greve climática estudantil, Sociedade