Greve climática estudantil

Greta Thunberg e movimento de greves climáticas premiados pela Amnistia Internacional

Junho 7, 2019

A jovem ambientalista Greta Thunberg e o movimento estudantil Fridays for Future, que criou as greves climáticas, foram designados “Embaixadores de Consciência” da Amnistia Internacional (AI) em 2019.

Greve climática estudantil: imagens das manifestações em todo o mundo

Maio 24, 2019

Milhares de localidades em mais de cem países assistiram a manifestações de jovens que exigiram ação aos seus governos para travar a crise climática. Reunimos aqui algumas das imagens dos protestos.

Greve climática estudantil com marchas em 119 países

Maio 23, 2019

O protesto está convocado para dezenas de cidades portuguesas. Diretores dizem que os pais podem justificar as faltas. Jovens defendem a proibição da exploração de combustíveis fósseis em Portugal.

Manifestação da Greve Climática Estudantil em Lisboa, 15 de março de 2019. Foto de Paula Nunes.

Marisa apela a jovens para traduzir grito pelo clima em voto

Maio 23, 2019

Em vésperas de nova greve climática estudantil, Marisa Matias elogiou a mobilização dos jovens como um "grito fundamental" que se deve traduzir no voto, ou então "vão ter mais do mesmo".

manifestação da greve estudantil climática

Pais pedem às escolas para justificarem faltas na greve climática

Maio 23, 2019

O movimento lançado por Greta Thunberg quer voltar a parar as escolas esta sexta-feira. A associação de pais que apoia a iniciativa escreveu às direções escolares para que reconheçam a justificação das faltas.

Mais de 30 cidades portuguesas já aderiram à greve estudantil climática

Maio 22, 2019

Na próxima sexta-feira, dia 24, os jovens sairão, a partir das 10h30, às ruas de mais de 30 cidades e far-se-ão novamente ouvir pela justiça climática. E garantem continuar “na luta até que o governo se aperceba de que a prioridade ao combate sério, eficaz e urgente às alterações climáticas é um dever”.

Artigo publicado no portal Interior do Avesso

Manifesto Greve Climática Estudantil de Viseu

Maio 21, 2019

Está mais do que na altura de agirmos. Está na altura de marcharmos. Está na altura de reagirmos. Está na altura de evitarmos uma hecatombe que aniquile todo o ser humano. Publicado no portal Interior do Avesso

34 Organizações da Sociedade Civil apoiam Greve Estudantil Mundial pelo Clima de 24 de maio de 2019.

Mais de trinta Organizações da Sociedade Civil apoiam Greve Estudantil pelo Clima

Maio 20, 2019

Mais de trinta coletivos, sindicatos e organizações da sociedade civil subscrevem um manifesto de apoio à Greve Estudantil Mundial pelo Clima, apelando à participação na greve de dia 24 de maio, próxima sexta-feira.

Jovens vão fazer vigílias pelo clima todas as sextas em frente à Assembleia

Maio 9, 2019

Até à próxima greve climática estudantil, marcada para 24 de maio, jovens propõem fazer vigílias todas as sextas-feiras em frente à Assembleia da República. O movimento arrancou com uma ação semelhante de Greta Thunberg frente ao parlamento sueco.

“A greve climática estudantil foi um dia histórico”

Março 15, 2019

Catarina Martins marcou presença na manifestação da greve climática estudantil em Lisboa. Sublinhou a forma como uma nova geração se levantou “pela causa das nossas vidas”. E afirmou que “a predação capitalista furiosa dos recursos do planeta está a por em causa as nossas vidas.”

Volta a Portugal da greve climática estudantil em imagens

Março 15, 2019

São 27 as manifestações da greve climática estudantil que acontecem esta sexta-feira por todo o país. Os estudantes estão na rua para exigir mudanças de política para salvar o planeta. E são muitos.

Volta ao mundo da greve climática estudantil em imagens

Março 15, 2019

Em Portugal, as manifestações estavam marcadas para as 10.30 da manhã de sexta-feira. Enquanto isso, numa mobilização sem precedentes, a greve climática estudantil dava uma verdadeira volta ao mundo. Tinha já começado em vários países e noutros ainda estava em preparação. (atualizado às 16 horas)

Autora do apelo à greve climática impedida de falar no Parlamento Europeu

Março 14, 2019

O Parlamento Europeu saudou, numa resolução aprovada esta quinta-feira, o movimento da greve climática estudantil mas Greta Thunberg não foi autorizada a falar no plenário. A greve climática estudantil está convocada em todo o mundo. Só em Portugal haverá 27 manifestações.

Crise ambiental agrava-se diz relatório da ONU

Março 14, 2019

Estamos perante alterações climáticas, extinção massiva de espécies, degradação dos campos, aumento da poluição do ar, contaminação da água, dizem cientistas da ONU num relatório exaustivo. Razões acrescidas para a greve estudantil internacional marcada para esta sexta-feira.

Greve estudantil climática soma cidades à convocatória

Março 12, 2019

Está marcada para o mundo inteiro para a próxima sexta-feira. Em Portugal será a partir das 10.30. Há cada vez mais cidades com convocatórias de concentrações para a greve estudantil climática. Porque, dizem os jovens, “não há planeta B”.

Em Portugal, haverá greves em pelo menos 16 cidades. Foto de Climáximo.

“Vamo-nos sublevar até que haja justiça climática”

Março 3, 2019

Numa carta aberta publicada pelo diário britânico The Guardian, a coordenação global da greve climática afirma que os jovens vão mudar o destino da Humanidade e que a greve dos estudantes de dia 15 de março vai-se realizar em mais de 50 países.

15Março: Greve climática estudantil internacional

Fevereiro 17, 2019

A 15 de março os jovens das escolas portuguesas vão aderir à greve internacional pelo clima com manifestações marcadas para várias cidades portuguesas.

Estudantes fizeram greve climática na Grã-Bretanha nesta sexta-feira, 15 de fevereiro – Foto de Facundo Arrizabalaga/Epa/Lusa

Milhares de jovens manifestam-se na Grã-Bretanha contra as alterações climáticas

Fevereiro 16, 2019

Em muitas escolas da Grã-Bretanha, nomeadamente em Londres, os estudantes fizeram greve às aulas e manifestaram-se na rua contra as alterações climáticas. Também em Berlim, na Alemanha, os estudantes saíram a rua e alertaram que “não há planeta B”.

Greve pelo clima: onda pela justiça climática invade escolas

Fevereiro 15, 2019

As alterações climáticas são a maior crise alguma vez enfrentada pela civilização humana. É um sinal de alarme total.

Foto de Rudy Pické/Flickr

Estudantes portugueses em greve pelo clima

Fevereiro 5, 2019

Greve estudantil mundial está marcada para o dia 15 de março. Os estudantes querem que os governos tomem medidas urgentes para combater as alterações climáticas.

Jovens fazem greve pelo clima

Fevereiro 2, 2019

“Para quê ir à escola se não haverá futuro?” A pergunta é provocadora. E dramaticamente certeira. Milhares de jovens do centro da Europa estão a fazê-la. E a agir consequentemente numa mobilização inédita que tem vindo a crescer.

“Não há planeta B” lê-se em faixa na manifestação da Greve do Clima em Lausanne na Suíça, 18 de janeiro de 2019 – Foto de Valentin Flauraud/Epa/Lusa

Greve do Clima na Suíça

Janeiro 19, 2019

Milhares de jovens estudantes fizeram Greve do Clima nesta sexta-feira e manifestaram-se nas principais cidades suíças. Faixas com palavras de ordem como "Make love, not CO2" ou "Não há planeta B" marcaram os desfiles.

Rebelião contra a Extinção

Novembro 23, 2018

Não é de espantar que seja cada vez mais radicalizada a acção política para travar o colapso climático.