Greve climática estudantil

Manifestação em Varsóvia (Polónia), integrada na ação global pelo clima, 20 de setembro de 2019 - Foto de  Marcin Obara/Epa/Lusa

Greve Climática Global na próxima sexta-feira

Setembro 20, 2019

Com intensa participação da juventude teve início esta sexta-feira (20) a semana de mobilização global pelo clima, com ações em muitas cidades do mundo e vigílias em Lisboa e no Porto. A 27 terá lugar a Greve Climática Global, siga notícias em https://www.esquerda.net/topics/greve-climatica-estudantil

Manifestação da Greve Climática Estudantil em Lisboa, 15 de março de 2019. Foto de Paula Nunes.

Greve climática dá dispensa de aulas em Nova Iorque

Setembro 18, 2019

Greve climática marcada para 20 e 27 de setembro teve um impulso nos EUA com a dispensa de aulas em Nova Iorque, onde se realiza cimeira do clima da ONU. Em Portugal, estão previstas para o dia 27 manifestações em 25 localidades.

Confederação Sindical Internacional junta-se à semana global de mobilização pelo clima

Setembro 12, 2019

Entre 20 e 27 de setembro decorre a semana global de mobilização pelo clima que culminará com uma greve climática estudantil a nível mundial. A maior confederação sindical internacional, a CSI, decidiu juntar-se aos protestos.

Mapa das temperaturas na Europa em 25 de julho de 2019 – Fonte: Organização Meteorológica Mundial

Onda de calor na Europa provocará “derretimento acelerado” de glaciares

Julho 28, 2019

Onda de calor bate recordes históricos em Alemanha, Bélgica e Holanda, que tiveram os dias mais quentes de sempre. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê que o calor chegue à Gronelândia e provoque “derretimento acelerado” dos glaciares.

Greta Thunberg interveio na Assembleia Nacional de França em 23 de julho de 2019 - Foto de Ian Langsdon/Epa/Lusa

Greta Thunberg discursou no parlamento francês e foi atacada pela extrema-direita

Julho 24, 2019

A ativista sueca foi convidada por deputados franceses a intervir no parlamento e foi duramente atacada pela direita e pela extrema-direita. Greta respondeu aos deputados que não eram obrigados a ouvi-la, “mas devem ouvir a ciência”.

Perito da ONU alerta para 'apartheid climático' entre ricos e pobres

Junho 25, 2019

Philip Alston, relator especial da ONU sobre pobreza extrema, alerta para o cenário de um "apartheid climático", em que os ricos pagam para escapar da fome, "enquanto o resto do mundo sofre".

Jovens exigem declaração de emergência climática, Marcelo concorda

Junho 22, 2019

Um grupo de ativistas da Greve Climática Estudantil protestou este sábado junto à conferência internacional de ministros da juventude. O Presidente da República apoiou a reivindicação.

Greta Thunberg e movimento de greves climáticas premiados pela Amnistia Internacional

Junho 7, 2019

A jovem ambientalista Greta Thunberg e o movimento estudantil Fridays for Future, que criou as greves climáticas, foram designados “Embaixadores de Consciência” da Amnistia Internacional (AI) em 2019.

Greve climática estudantil: imagens das manifestações em todo o mundo

Maio 24, 2019

Milhares de localidades em mais de cem países assistiram a manifestações de jovens que exigiram ação aos seus governos para travar a crise climática. Reunimos aqui algumas das imagens dos protestos.

Greve climática estudantil com marchas em 119 países

Maio 23, 2019

O protesto está convocado para dezenas de cidades portuguesas. Diretores dizem que os pais podem justificar as faltas. Jovens defendem a proibição da exploração de combustíveis fósseis em Portugal.

Marisa apela a jovens para traduzir grito pelo clima em voto

Maio 23, 2019

Em vésperas de nova greve climática estudantil, Marisa Matias elogiou a mobilização dos jovens como um "grito fundamental" que se deve traduzir no voto, ou então "vão ter mais do mesmo".

manifestação da greve estudantil climática

Pais pedem às escolas para justificarem faltas na greve climática

Maio 23, 2019

O movimento lançado por Greta Thunberg quer voltar a parar as escolas esta sexta-feira. A associação de pais que apoia a iniciativa escreveu às direções escolares para que reconheçam a justificação das faltas.

Mais de 30 cidades portuguesas já aderiram à greve estudantil climática

Maio 22, 2019

Na próxima sexta-feira, dia 24, os jovens sairão, a partir das 10h30, às ruas de mais de 30 cidades e far-se-ão novamente ouvir pela justiça climática. E garantem continuar “na luta até que o governo se aperceba de que a prioridade ao combate sério, eficaz e urgente às alterações climáticas é um dever”.

Artigo publicado no portal Interior do Avesso

Manifesto Greve Climática Estudantil de Viseu

Maio 21, 2019

Está mais do que na altura de agirmos. Está na altura de marcharmos. Está na altura de reagirmos. Está na altura de evitarmos uma hecatombe que aniquile todo o ser humano. Publicado no portal Interior do Avesso

34 Organizações da Sociedade Civil apoiam Greve Estudantil Mundial pelo Clima de 24 de maio de 2019.

Mais de trinta Organizações da Sociedade Civil apoiam Greve Estudantil pelo Clima

Maio 20, 2019

Mais de trinta coletivos, sindicatos e organizações da sociedade civil subscrevem um manifesto de apoio à Greve Estudantil Mundial pelo Clima, apelando à participação na greve de dia 24 de maio, próxima sexta-feira.

Jovens vão fazer vigílias pelo clima todas as sextas em frente à Assembleia

Maio 9, 2019

Até à próxima greve climática estudantil, marcada para 24 de maio, jovens propõem fazer vigílias todas as sextas-feiras em frente à Assembleia da República. O movimento arrancou com uma ação semelhante de Greta Thunberg frente ao parlamento sueco.

“A greve climática estudantil foi um dia histórico”

Março 15, 2019

Catarina Martins marcou presença na manifestação da greve climática estudantil em Lisboa. Sublinhou a forma como uma nova geração se levantou “pela causa das nossas vidas”. E afirmou que “a predação capitalista furiosa dos recursos do planeta está a por em causa as nossas vidas.”

Volta a Portugal da greve climática estudantil em imagens

Março 15, 2019

São 27 as manifestações da greve climática estudantil que acontecem esta sexta-feira por todo o país. Os estudantes estão na rua para exigir mudanças de política para salvar o planeta. E são muitos.

Volta ao mundo da greve climática estudantil em imagens

Março 15, 2019

Em Portugal, as manifestações estavam marcadas para as 10.30 da manhã de sexta-feira. Enquanto isso, numa mobilização sem precedentes, a greve climática estudantil dava uma verdadeira volta ao mundo. Tinha já começado em vários países e noutros ainda estava em preparação. (atualizado às 16 horas)

Autora do apelo à greve climática impedida de falar no Parlamento Europeu

Março 14, 2019

O Parlamento Europeu saudou, numa resolução aprovada esta quinta-feira, o movimento da greve climática estudantil mas Greta Thunberg não foi autorizada a falar no plenário. A greve climática estudantil está convocada em todo o mundo. Só em Portugal haverá 27 manifestações.

Crise ambiental agrava-se diz relatório da ONU

Março 14, 2019

Estamos perante alterações climáticas, extinção massiva de espécies, degradação dos campos, aumento da poluição do ar, contaminação da água, dizem cientistas da ONU num relatório exaustivo. Razões acrescidas para a greve estudantil internacional marcada para esta sexta-feira.

Greve estudantil climática soma cidades à convocatória

Março 12, 2019

Está marcada para o mundo inteiro para a próxima sexta-feira. Em Portugal será a partir das 10.30. Há cada vez mais cidades com convocatórias de concentrações para a greve estudantil climática. Porque, dizem os jovens, “não há planeta B”.

Em Portugal, haverá greves em pelo menos 16 cidades. Foto de Climáximo.

“Vamo-nos sublevar até que haja justiça climática”

Março 3, 2019

Numa carta aberta publicada pelo diário britânico The Guardian, a coordenação global da greve climática afirma que os jovens vão mudar o destino da Humanidade e que a greve dos estudantes de dia 15 de março vai-se realizar em mais de 50 países.

15Março: Greve climática estudantil internacional

Fevereiro 17, 2019

A 15 de março os jovens das escolas portuguesas vão aderir à greve internacional pelo clima com manifestações marcadas para várias cidades portuguesas.