Está aqui

João Camargo

Investigador em Alterações Climáticas. Escreve com a grafia anterior ao acordo ortográfico de 1990

Artigos do Autor(a)

18 de Abril, 2021 - 21:32h

Há que perguntar o que é mais perigoso: o negacionismo climático da extrema-direita ou o negacionismo prático do centrão que diz que há alterações climáticas mas age como se as mesmas não existissem?

13 de Abril, 2021 - 09:07h

Francisco Gomes da Silva, o ex-secretário de Estado das Florestas que fez aprovar a lei que liberalizou a plantação dos eucaliptos, agora tornou-se diretor-geral da CELPA, a Associação da Indústria Papeleira que reúne os gigantes das celuloses em Portugal.

29 de Março, 2021 - 15:57h

A plantação de árvores em grande escala é só o mais recente prato do dia do menu infinito de falsas soluções do capitalismo verde.

20 de Março, 2021 - 14:59h

Compilando dados de fontes oficiais, Greve Climática Estudantil e Climáximo criaram o inventário que explicita com elevado nível de detalhe a maneira como se distribuem as emissões em Portugal.

9 de Março, 2021 - 14:04h

A neutralidade carbónica e as promessas de emissões “net zero” são truques utilizados por governos e empresas para justificar aprovar aumentos de emissões, com as petrolíferas a indicarem que querem continuar a aumentar a produção de combustíveis fósseis.

8 de Janeiro, 2021 - 11:23h

O encerramento da Refinaria de Matosinhos ameaça tornar-se emblemático por estar coberto de erros, mas ainda assim não existe qualquer dúvida que esta, como as outras estruturas que alimentam o capitalismo fóssil, têm de encerrar no curto prazo.

24 de Dezembro, 2020 - 17:24h

Para haver uma transição justa, a empresa tinha e tem de ser nacionalizada para ser feito um processo de transformação que incluísse trabalhadores e descarbonização, criando a base de uma indústria nacional de energia não-fóssil.

15 de Dezembro, 2020 - 11:05h

Cinco anos depois, o Acordo de Paris, estruturalmente e politicamente impotente para a tarefa de desmantelar o capitalismo fóssil, está tão morto quanto no primeiro dia.

7 de Dezembro, 2020 - 15:31h

O argumento mais invocado para apoiar a Estratégia Nacional para o Hidrogénio é a ideia de que a mesma tem alguma coisa que ver com descarbonização e combate às alterações climáticas. Apesar do valor propagandístico, a ligação entre hidrogénio e descarbonização é ténue.

5 de Dezembro, 2020 - 21:59h

A iniciativa subscrita por mais de 70 organizações e movimentos de base na luta pela justiça climática de todo o mundo compromete-se a criar planos próprios para a transformação produtiva e social necessária para travar o colapso climático.

Páginas