Está aqui

João Camargo

Investigador em Alterações Climáticas. Escreve com a grafia anterior ao acordo ortográfico de 1990

Artigos do Autor(a)

17 de Novembro, 2022 - 15:33h

O que os governos europeus estão a fazer é, em vez de controlar o gás e promover alternativas ao mesmo, expandir a sua infraestrutura e reforçar a nossa dependência dele. Ao fazerem isto estão a reforçar a crise e a expandi-la ainda ao combaterem a inflação pelo aumento das taxas de juros.

24 de Julho, 2022 - 20:20h

Reduzir drasticamente a área de eucaliptal em Portugal não vai resolver por si só a questão dos incêndios e do avanço da desertificação, mas sem isto acontecer, não haverá qualquer estratégia viável de futuro que não seja aceitar o deserto.

29 de Maio, 2022 - 17:21h

Há graves problemas nos transportes da cidade. Nenhum deles é a existência de poucos carros. Há carros a mais na cidade de Lisboa. Nenhuma solução passa por menos ciclovias. Nenhuma.

14 de Abril, 2022 - 21:01h

A Caravana pela Justiça Climática marcha porque precisamos construir um movimento forte, amplo, diverso e enraizado o suficiente para que a vontade e os lucros desta minoria, assentes sobre a destruição do nosso futuro, seja um dia em breve apenas uma memória distante.

6 de Janeiro, 2022 - 12:33h

O futuro será escrito pelas pessoas que reconhecem a necessidade de agir e que, de facto, se organizam para agir. Em breve haverá apenas dois grandes grupos: os que organizam o desaparecimento da Humanidade e os que organizam o seu salvamento.

29 de Dezembro, 2021 - 21:28h

A crise climática já não é uma previsão futura mas uma sucessão presente de catástrofes esperadas e cada vez mais devastadoras, em todos os territórios, enquanto o aparelho económico, político e cultural do capitalismo revela que nem sequer tem um plano maquiavélico.

9 de Dezembro, 2021 - 11:12h

Todas as tecnologias são simplesmente cooptadas pela estrutura de poder vigente para reforçar o status quo.

27 de Novembro, 2021 - 22:49h

A refinaria é a infraestrutura com mais emissões de gases com efeito de estufa do país, sendo por isso naturalmente uma estrutura cujo encerramento ou transformação faz parte de planos mínimos para travar os piores cenários da crise climática.

13 de Novembro, 2021 - 23:00h

De hoje em diante o movimento pela justiça climática tem de olhar para a COP como o movimento antiglobalização olhava para a Organização Mundial do Comércio ou para o G20.

30 de Outubro, 2021 - 16:01h

A COP26 será uma importante feira comercial para uma série de negócios internacionais e tecnologias fantasiosas, um show bonito para enganar a Humanidade. O capitalismo é hoje um culto da morte e a COP é uma das suas principais celebrações. Artigo de João Camargo.

Páginas