Está aqui

BES cancela crédito do Benfica

O jornal Expresso refere que o Novo Banco cancelou a linha de crédito atribuída ao Benfica no valor de 70 milhões de euros. A pressão financeira a que está sujeito o clube pode justificar venda de jogadores, avança o semanário. Já o contrato com Cristiano Ronaldo, que rende ao jogador um valor anual de 700 mil euros, deverá ser renovado, bem como o patrocínio da seleção nacional.

O Expresso, na sua edição deste sábado, adianta que o Novo Banco cancelou uma conta caucionadai de 70 milhões de euros ao Benfica na sequência de uma ordem do Banco de Portugal que especifica que este tipo de créditos que o BES tinha junto de vários clientes deveria ser encerrado.

Segundo avança o semanário, “a situação poderá arrastar-se e nunca vir a ser desbloqueada caso seja decidido que esta linha de crédito fica no BES e não no Novo Banco”. “Tudo dependerá da análise à situação do Benfica”, acrescenta.

“O Benfica perde o seu parceiro financeiro predileto numa altura especialmente difícil: tem de reembolsar ou refinanciar quase 200 milhões de euros de passivo este ano”, lê-se ainda no artigo, onde é referido o empréstimo de 85 milhões de euros do BES, que respeita à conta caucionada, duas obrigações que vencem em outubro (35 milhões) e dezembro (50 milhões) e papel comercial que vence este ano no valor de 24,6 milhões.

A pressão financeira a que está sujeito o clube da Luz poderá explicar, conforme adianta o Expresso, parte das vendas de jogadores a que temos vindo a assistir.

Contrato de Ronaldo deverá ser renovado

A parceria entre o BES e o jogador Cristiano Ronaldo, que teve início em 2003, passa para o banco Bom e será renovada.

O contrato entre o craque e o banco, que rende a Ronaldo 700 mil euros por campanha publicitária - na razão de uma por ano -, termina em 2014, mas o Expresso assinala que tem informações no sentido de que o mesmo será renovado no futuro, “passando a 'conta' do internacional português para o lado bom (Novo Banco)”.

O Novo Banco deverá ainda, segundo esclarece o semanário, continuar a patrocinar a seleção portuguesa de Portugal.


iUma conta caucionada consiste num acordo entre um banco e uma empresa, onde o banco permite que o cliente tenha acesso a uma determinada quantia, mesmo sem saldo na conta, para que a empresa possa prevenir eventuais insuficiências de tesouraria a curto prazo. As empresas pagam juros sobre os valores financiados através da conta caucionada. As contas caucionadas são assim uma das formas de financiamento bancário com caráter de curto prazo. (http://www.economias.pt/conta-caucionada/)

Termos relacionados Crise do BES, Sociedade
Comentários (1)