O Sindicato Francês dos Artistas Intérpretes da CGT confirmou este domingo a existência de um pré-aviso de greve para o próximo dia 26 de julho, data da cerimónia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
O anuncio foi feito à saída de uma reunião com o comité organizativo do evento na qual, de acordo com os sindicalistas, não houve avanços nas negociações e nem sequer se marcou nenhuma nova data para se tentar chegar a um acordo.
O SFA denuncia as condições de contratação de entre 250 a 300 bailarinos intermitentes do espetáculo. Caracteriza-as como “vergonhosas, sem qualquer subsídio ou conhecimento do montante da transferência dos direitos conexos”.
A Paname 24, empresa que assume a produção executiva das cerimónia está a implementar “práticas contratuais não conformes à convenção coletiva” do setor.
Considera-se haver “desigualdades gritantes de tratamento” entre os artistas contratados, questionando-se, em declarações à agência noticiosa AFP, “porque é que alguns artistas não parisienses são e serão pagos e alojados, quando a maioria deles – os mais precários – não o serão, ainda que tenham os mesmos contratos de trabalho?”
A organização limita-se a responder que a Paname 24 “cumpriu rigorosamente a lei, aplicando as convenções coletivas aplicáveis à profissão de bailarino”.