Música

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Chico Buarque. Contar 1, 2, 80 e mais, não é compreender a marcha dos dias. A idade real destes criadores é a dos seus tempos mais fecundos. Agora e sempre, até à penúltima gota de tempestades.

Urariano Mota

A cantora faleceu este sábado aos 69 anos. Trouxe a inovação e a melhor poesia ao fado, avançando “sem pedir licença aos opinadores do fado”, mas também o feminismo da “mulher afirmativa” que sempre quis cantar.

A comissão parlamentar de Cultura aprovou o texto final que volta a estabelecer os 30% de quota mínima. Proposta foi apresentada pelo Bloco em março, depois de o ministro da Cultura ter baixado aquele limite para os 25%.

O músico cabo-verdiano sobe ao palco dos coliseus de Lisboa e Porto nos dias 10 e 17 de novembro, acompanhado de vários convidados.

Com emissões regulares enquanto podcast no esquerda.net desde 2006, este é um projeto que remonta à década de 1980 nas rádios locais. Os seus autores, Octávio Fonseca e Pedro Ramajal, escrevem sobre a “evolução tremenda” da música popular portuguesa desde então.

Charlie Bird defende a existência de uma plataforma de streaming construída para o bem comum como alternativa ao monopólio dos serviços corporativos que exploram desavergonhadamente os músicos. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Os serviços de streaming como o Spotify exploram desavergonhadamente os músicos. Mas há uma alternativa ao monopólio corporativo da música: uma plataforma de streaming que seja construída para o bem comum. Por Charlie Bird.