EUA

Sindicato do setor automóvel quer levar Donald Trump e Elon Musk a tribunal por terem admitido intimidação a trabalhadores numa conversa transmitida em direto. 

Desde que desistiu de se recandidatar, o presidente dos EUA regrediu na posição sobre o genocídio em Gaza. E isso foi evidente na forma como reagiu ao recente assassinato de Ismail Haniyeh por Israel em Teerão.

Gilbert Achcar

Organização de trabalhadores venezuelanos considera que é preciso transparência e que o processo eleitoral seja esclarecido, criticando as ações repressivas do Governo. Sindicalistas lançam também críticas ao posicionamento do Governo norte-americano e à violência incitada pela direita venezuelana.

O caso pode influenciar vários outros apresentados pelo Departamento de Justiça dos EUA contra as grandes empresas tecnológicas.

Durante 150 anos, os EUA tiveram uma rede de internatos com o objetivo de forçar a assimilação de crianças indígenas na sociedade branca norte-americana. O legado terrível da sua atuação começa agora a ser revelado oficialmente.

Após a desistência de Biden, Kamala Harris recebe uma avassaladora onda de apoio e preocupações enfrentando controvérsias políticas.

Pedro dos Santos

Com o aumento das temperaturas nos EUA, os trabalhadores em risco de insolação e morte no trabalho estão a exigir melhores proteções. Nalguns casos, a ameaça de sobreaquecimento tem alimentado esforços de sindicalização, ganho direito a ar condicionado e trazido exigências inovadoras, como a compensação por calor.

Keith Brower Brown

O outro torna-se o inimigo a abater, criando-se uma fábula de heróis e vilões e menosprezando a complexidade da realidade social que engloba os maiores problemas.

Leonardo Camargo Ferreira

Aqueles que dão voz, cara e corpo aos personagens dos jogos das grande empresas norte-americanas querem proteção dos seus direitos face à inteligência artificial.

O primeiro-ministro israelita foi aos EUA em busca de mais apoio para a continuação do genocídio. Deparou-se com milhares de manifestantes nas ruas de Washington, com judeus que disseram que não o faz em seu nome. Enquanto falava no Capitólio, Rashida Tlaib mostrava um cartaz a lembrar que é “culpado de genocídio”.

A repressão em força do movimento dos acampamentos nas universidades começou no passado dia 18 de abril. A partir daí muitas administrações universitárias preferiram chamar a polícia ao diálogo com os estudantes e ficam desapontadas quando os procuradores deixam cair as acusações.

Depois de forte pressão interna, Joe Biden desiste da corrida presidencial e apoia a sua atual primeira-ministra. Enquanto os democratas lembram o legado de Biden, os republicanos pedem a sua demissão imediata.

Se quisermos menos tiroteios políticos, e menos tiroteios em geral, dar sermões às pessoas sobre como falam de figuras como Donald Trump não será provavelmente uma estratégia eficaz. É preciso concentrarmo-nos na legislação americana sobre armas que é bizarramente permissiva.

Ben Burgis

Ao contrário do que Biden diz, este tipo de violência não é “inédito” no país. Para além disso, a extrema-direita tornou omnipresente a sua ameaça. E a forma como o tiroteio foi rapidamente transformado em arma de arremesso nas redes com o desdobrar de teorias da conspiração significa que o potencial de escalada é muito elevado.

Emma Shortis

Os trabalhadores da hotelaria tinham decidido fazer greve numa votação com mais de 99% dos votos afirmativos. O pré-acordo é considerado pelo sindicato como algo “sem precedentes”.

Jovem, branco, republicano e morador perto do local do comício onde os disparos ocorreram, o atirador foi morto depois de disparar contra o candidato presidencial que ficou ligeiramente ferido.

Apesar da catástrofe humanitária que se está a desenrolar em Gaza, o tema do genocídio de Israel foi abordado apenas por breves instantes no debate presidencial de quinta-feira. Mas Trump e Biden disseram o suficiente para deixar claro que estão a competir para ver quem é mais pró-Israel.

Alex N. Press

Netanyahu não se arriscará a romper a aliança com a extrema-direita sionista e aposta claramente na possibilidade de Donald Trump ganhar as eleições presidenciais americanas que terão lugar no início de novembro.

Gilbert Achcar

Pressionado pelo eleitorado e pelo movimento de protesto contra a guerra, o presidente dos EUA escolheu um plano de paz oportunista e hipócrita. Biden e Gantz divergem com Netanyahu sobre a forma de liquidar a causa palestiniana mas não sobre o objetivo da liquidação em si.

Gilbert Achcar

A lei de 2011 que na prática proíbe a negociação coletiva para a maior parte dos funcionários públicos deste estado norte-americano volta à barra dos tribunais. 13 anos depois de um movimento massivo ter tentado impedi-la de entrar em vigor.