O Hospital Amadora-Sintra pode perder centenas de enfermeiros se continuar em vigor o acordo coletivo do tempo em que era uma PPP. Fartos de trabalhar mais horas por menos saário, os enfermeiros exigem as mesmas condições dos que trabalham no SNS.
Enfermeiras discriminadas por estarem em licença de parentalidade ou de gravidez de risco veem finalmente uma resposta às suas reivindicações. Grupo de 18 enfermeiras passa a receber o suplemento remuneratório de enfermeiras especialista com retroativos e é integrado na carreira certa.
Enfermeiros em Vila Real lutam pela transformação de contratos precários em contratos definitivos, pagamento de retroativos a 2018 e contabilização de pontos para progressão de carreira. Concentração faz parte de mais de uma dezena de ações de luta planeadas a nível nacional para o mês de agosto.
Enfermeiras não conseguiram progredir para categoria superior porque estavam em licença de parentalidade ou gravidez de risco. Bloco apresenta hoje projeto de lei para resolver situação de discriminação que se arrasta desde 2018.
Enfermeiros lutam contra a discriminação na carreira de enfermagem e por aumentos salariais significativos. Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou que a greve está com uma adesão de 80% e que há mais de uma dezena de novas ações de luta planeadas para Agosto.
Sindicato rejeita as sucessivas políticas de remendos que têm deixado o Algarve com cada vez menos enfermeiros. E quer conhecer a experiência-piloto que a ministra anunciou para a Região, mas sem explicar o seu alcance.
No ano passado, os profissionais de saúde realizaram 16,9 milhões de horas extraordinárias. A estas juntaram-se mais seis milhões de horas de trabalho por parte de tarefeiros, sobretudo médicos.
Os médicos querem “uma tabela salarial digna” e consideram inaceitável o aumento do limite do trabalho extraordinário. Os enfermeiros dos hospitais privados pretendem também melhorias salariais e que a compensação pelo horário de trabalho desfasado se aplique a quem trabalhe por turnos e à noite.
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou esta quinta-feira duas greves a 28 e 30 de junho. Melhores condições de trabalho, a contratação de mais profissionais e a contagem de pontos para efeitos de progressão na carreira constam do caderno reivindicativo.