Economia

Esquerda

Economista, matemática e escritora, professora e deputada, o seu pensamento formou gerações da esquerda brasileira e o seu caráter destemido tornou-a viral para as novas gerações.

ECONOMIA

A teoria de que a moeda surgiu naturalmente no privado leva a acreditar que os mercados livres são sistemas naturais nos quais os governos apenas interferem. Mas os primeiros governos inventaram as instituições da moeda e dos mercados e os quadros regulamentares que determinaram como os mercados funcionavam e no interesse de quem.

Os liberais de hoje fabricam um Smith que não existiu. Ignoram a sua atitude muito ambivalente em relação ao capitalismo, o seu profundo ceticismo face às consequências da acumulação de capital e da apropriação privada da terra. Na verdade, Smith explica porque uma economia de mercado precisa de um Estado forte. Por Michael Krätke.

Num encontro com especialistas da economia e do trabalho, Mariana Mortágua falou dos problemas estruturais de uma economia de poucas qualificações, especializada em setores de baixa produtividade e baixos salários. E defendeu que é preciso "discutir as bases de uma economia industrializada, qualificada e com salários dignos”.

Claudia Goldin é a primeira mulher a obter sozinha um Nobel da Economia. Academia destaca o seu estudo sobre desigualdade salarial e participação feminina no mercado laboral ao longo dos séculos.

A Outras Economias pretende disponibilizar “chaves de descodificação” para a economia a partir de um ponto de vista crítico do “sistema económico hegemónico”, favorecendo o espírito crítico e "posicionamentos e práticas individuais e coletivas solidárias, a nível local e global”.

Os corifeus do capitalismo perderam o seu otimismo histórico. Não só nos mostram com dados um modelo de desenvolvimento neoliberal em declínio, mas também um capitalismo estruturalmente cansado e sem um horizonte de esperança. Por Álvaro García Linera.