Brasil

A campanha presidencial de Le Pen de 2022 está na mira da justiça por financiamento ilegal. Em Espanha, o Vox foi multado por financiamento irregular. No Brasil, Bolsonaro é acusado de associação criminosa por desviar do acervo público prendas vendidas para benefício próprio.

Decisão do Supremo Tribunal Federal arrastou-se nos últimos nove anos, mas esta terça-feira ficou clara a maioria e na quarta aprovou a quantidade de canábis que passa a ser considerada para o uso pessoal.

A economista que faleceu há quinze dias fugiu da ditadura de Salazar para encontrar no Brasil uma potência adormecida onde pôde desenvolver teses fundamentais para compreender a atual hegemonia global dos EUA e os problemas do subdesenvolvimento na periferia do capitalismo.

Juliane Furno

Deputados argentinos e brasileiros do parlamento do Mercosul exigem explicações à ministra argentina da Segurança. Suspeitos são procurados por envolvimento na tentativa de golpe de estado de janeiro de 2023. Filho de Bolsonaro foi a Buenos Aires enquanto deputado pedir asilo para os golpistas.

Leandro Melito

Nos últimos dias houve manifestações em várias cidades na sequência da votação-relâmpago da Câmara dos Deputados a ditar a urgência de uma proposta que faria a lei brasileira recuar 84 anos, condenando crianças vítimas de violação a serem mães ou a enfrentarem penas de prisão até 20 anos.

Cristiane Sampaio

O projeto farol para a educação de Bolsonaro foi travado pelo Governo de Lula. Mas em vários estados há projetos locais a tentar fazer avançar as “escolas cívico-militares”. Agora, o Supremo Tribunal vai analisar a constitucionalidade do que se passa em São Paulo.

Cânticos homofóbicos fizeram parar o jogo amigável de preparação para a Copa América. Enquanto isso, nos ecrãs, surgiu “não há lugar para a homofobia”. Não é a primeira vez que os adeptos mexicanos agem desta forma e a federação do seu país já foi multada.

A direita defende que "não devemos politizar” a tragédia no Rio Grande do Sul porque sabe que vai perder o debate e só lhe resta tentar apresentar o crítico como oportunista. Mas a atual crise é fruto do negacionismo climático e de um programa de austeridade neoliberal que foi aprofundado – e denunciado pela esquerda – nos últimos anos.

Marcos Martim

Os alertas climáticos não foram levados a sério, as ações de mitigação não foram implementadas e a região está presa a um modelo de concentração da riqueza e destruição ecológica que prometia desenvolvimento mas trouxe catástrofe, explica Heverton Lacerda em entrevista ao IHU.

João Cândido liderou a histórica da Revolta da Chibata contra os maus tratos aos marinheiros. A proposta da sua inclusão no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria brasileira fez o atual comandante da Marinha Marcos Sampaio Olsen reagir rancorosamente, mostrando como a sua memória ainda assombra as hierarquias militares.

Milton Alves.

Um dos homens mais ricos do mundo usa a rede social que comprou para atacar um juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Israel Dutra e Roberto Robaina explicam o que está em causa e como isso incentiva a extrema-direita brasileira.

Devíamos formar pessoas com visão de humanidade. Essa é a escola ideológica que nos falta, e que os militares bem o fazem à sua maneira: formando soldados anticomunistas do tempo da guerra fria. Por Urariano Mota.

Um ex-chefe de polícia, um deputado federal e um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro são acusados de serem os mandantes do crime. As detenções acontecem depois da delação premiada do executor, Ronnie Lessa.

Milhares de casas e terrenos que Bolsonaro estava a vender ao desbarato serão agora usados para fins sociais em diálogo com autarquias e movimentos sociais. Para além da habitação, vão nascer escolas, infraestruturas de saúde e jardins.

Operação da Polícia Federal que investiga a tentativa de golpe de Estado para impedir Lula de governar chega à mais alta esfera do núcleo bolsonarista e ao próprio ex-presidente. Por Luís Leiria.

Eduardo Bolsonaro disse que vai trabalhar nas eleições portuguesas, angariando votos para a extrema-direita entre os 400 mil recenseados no Brasil. Na madrugada seguinte, ao ver a polícia aproximar-se da mansão de praia, fugiu numa lancha com o pai e o irmão.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de participar do esquema ilegal de espionagem montado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), com base na utilização do software First Mile, desenvolvido pela empresa israelita Cognyte (ex-Verint).

O ex-polícia militar Ronnie Lessa terá identificado como mandante do crime Domingos Brazão, ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, empresário imobiliário e de revenda de combustíveis, com ligações às milícias da zona oeste da cidade.

É um dos maiores movimentos populares da América Latina e disputa modelo de agricultura com o agro-negócio. Por Gabriela Moncau.

Falecido no dia 2 de janeiro, o jornalista e crítico de cinema passou pelas prisões da ditadura militar brasileira e tornou-se uma das principais figuras do jornalismo cultural pernambucano. Entrevista de Urariano Mota.