Alemanha

Extrema-direita

Agressões a requerentes de asilo e ataques a residências estão a aumentar na capital alemã. Assim como os crimes da extrema-direita em geral.

O regime terminava este ano mas o novo acordo de governo do centrão vai estendê-lo por quatro anos. Promete-se controlo da especulação e imposição de multas aos senhorios prevaricadores. O próximo executivo diz ainda que vai acelerar a construção de casas que serão depois arrendadas a custos controlados.

Liberdade de expressão

As autoridades de Berlim querem deportar dois cidadãos irlandeses, um polaco e um estadunidense pela sua participação em manifestações contra o genocídio em Gaza. Nenhum foi condenado por qualquer crime.
 

Trabalho

O IG Metall fala num “erro estratégico” que compromete a estratégia tecnológica da empresa e choca com os nove mil milhões de euros de lucro líquido em 2024, exigindo pelo contrário maior formação para os trabalhadores.

Mariana Mortágua sublinhou que há sinais de esperança na campanha corajosa e no resultado eleitoral da esquerda alemã. No terceiro aniversário da invasão da Ucrânia, o Bloco defende que a UE deve ter autonomia estratégica e defender negociações sob a égide da ONU.

Alemanha

O partido da esquerda quase ficou à porta do Bundestag nas eleições de 2021. Nos anos seguintes tornou-se palco de uma guerra de fações e foi somando os seus piores resultados em eleições regionais. Mas nos últimos meses conseguiu inverter a trajetória até duplicar a votação este domingo.
 

Eleições na Alemanha

Resultados finais confirmam derrocada do SPD e vitória da direita e extrema-direita. Partido da Esquerda quase duplica votação face a 2021, atingindo os 8,8% e abrindo caminho à oposição de esquerda.

Alemanha

À beira das eleições, as principais forças políticas negam o carácter estrutural da crise e não apresentam soluções convincentes. Não é de admirar a desilusão com a política ou o crescimento da extrema-direita, tal como se passou com o eleitorado dos EUA em 2024.

Memória

Em fevereiro de 1525, os camponeses da Alemanha revoltaram-se. Enquanto construíam um movimento de massas debaixo dos narizes dos senhores feudais, quando as autoridades lhes perguntavam o que estavam a fazer diziam que estavam a ir buscar bolos de entrudo. Esta revolta ainda é relevante atualmente.

Alemanha

Enquanto a AfD cresce nas sondagens, soube-se que os crimes cometidos pela extrema-direita naquele país aumentaram fortemente. Petra Pau, do Die Linke, considera que se trata de uma “tendência ascendente assustadora” e critica que “muito pouco se fez” ao longo dos últimos tempos para combater isto.