You are here

Almaraz preocupa comissão parlamentar de Ambiente

Pedro Soares, deputado bloquista e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, manifestou a preocupação da comissão com a central nuclear ao governo e a resposta "não tranquiliza a comissão".
Central nuclear de Almaraz, foto de Foro Nuclear/Flickr.

A comissão parlamentar de Ambiente manifestou a sua preocupação com a central nuclear de Almaraz ao governo português. Pedro Soares, deputado do Bloco e presidente da comissão afirmou que a resposta obtida não resposta obtida "não tranquiliza a comissão".

A comissão contactou o ministro do Ambiente imediatamente após o mais recente incidente em Almaraz, “manifestando as suas profundas preocupações e pedindo esclarecimentos sobre a capacidade do Governo português de enfrentar uma situação de risco, que existe efetivamente”, segundo declarações de Pedro Soares à Lusa.

A resposta do governo português foi apenas "transmitir a resposta das autoridades espanholas, que é dizer que está tudo bem, não há problema nenhum, a central é perfeitamente segura”, afirmou Pedro Soares, resposta essa claramente insuficiente.

O deputado bloquista acrescentou que a comissão parlamentar de Ambiente declarou ser seu objetivo melhorar a qualidade da água do rio Tejo. ”Têm chegado várias denúncias e relatos de várias situações de focos de poluição, de preocupações, como ficou aqui claro e o pior que podia acontecer era a comissão ficar indiferente", explicou.

O rio Tejo é o principal rio em Portugal, ”queremos que todo este trabalho em conjunto com as várias autoridades portuguesas tenha uma conclusão, que é a melhoria efetiva da qualidade", concluiu.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Ambiente
(...)