You are here

Ambiente

Parque das Nações em Lisboa. Foto de Bobo Boom/Wikimedia Commons.

Descobertos resíduos perigosos no Parque das Nações

August 10, 2020

Nas obras do local onde será construído um hotel, uma escola e outros edifícios foram encontrados resíduos perigosos. Há muito tempo que há suspeitas de contaminação dos solos.

Água junto à barragem de Odelouca, no Algarve.

Algarve só tem água até ao final deste ano

August 10, 2020

A região só tem água até dezembro e as autoridades admitem criar uma cota a partir da qual a água das barragens é reservada ao abastecimento público. Situação seria ainda pior se não tivesse ocorrido uma quebra no consumo.

Sem apoios, num ano em que nem a produção de própolis escapou, a esperança é o mel de montanha – Foto de Interior do Avesso

2020 pode ser o pior ano de sempre na produção de mel

August 9, 2020

O clima irregular, com abril e maio chuvosos e frios, provoca quebras médias nacionais superiores a 70% na colheita de mel da primavera. Sem apoios, num ano em que nem a produção de própolis escapou, a esperança é o mel de montanha. Artigo de Interior do Avesso.

Torre de vigilância de incêndios em território do vale do rio Sabor - Fotografia de Fábio Nogueira/Palombar

Palombar faz vigilância de incêndios no vale do Sabor

August 8, 2020

A associação ambiental, que intervém principalmente em Trás-os-Montes e tem vindo a expandir a sua área de atuação, garante uma equipa de vigilância de incêndios no vale do rio, durante os meses de julho, agosto e setembro. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Sete primeiros meses do ano foram os mais quentes desde 1931

August 8, 2020

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mês de julho extremamente quente contribuiu para que o período de janeiro a julho de 2020 fosse o mais quente dos últimos 90 anos.

Navio MV Wakashio encalhado perto da Maurícia. Foto de Historic Mauritius/Flickr.

Derrame de combustível ameaça ilhas Maurícias

August 7, 2020

Crise ambiental, alimentar e económica num país fortemente dependente do turismo. O governo confessa-se incapaz de lidar com o problema. As Ilhas Maurícias ficam situadas no Oceano Índico, distando cerca de 2.000 km da costa sudeste do continente africano.

Dieselgate e Audi. Ilustração de automobileitalia/Flickr.

Ex-executivos da Audi acusados de fraude

August 7, 2020

Em causa está o Dieselgate, caso em que o grupo Volkswagen é acusado de manipular milhões de carros em todo o mundo para os fazer passar por menos poluentes.

Cartaz contra o financiamente dos combustíveis fósseis em Calgary, 2008. Foto de Visible Hand/Flickr.

Economistas exigem fim da economia do carbono

August 5, 2020

São mais de cem conhecidos economistas que tomaram posição pública porque “para reconstruir o nosso mundo, temos de acabar com a economia do carbono”.

Um dos cartazes de convocatória da Assembleia Mundial pela Amazónia.

Amazoniza-te: Assembleia Mundial pela Amazónia apresenta plano de mobilização mundial

August 4, 2020

Entre 14 e 28 de agosto, uma semana de mobilização mundial pretende chamar a atenção para os problemas da floresta amazónica e dos seus povos. Os organizadores convidam-nos para entrar “na selva dos nossos sonhos, lutas e resistências” com a “angustiante certeza de saber que não há mais tempo”.

incêndio

Arderam mais de 24 mil hectares nos primeiros sete meses do ano

August 4, 2020

Dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas revelam que a área inferior à média anual da última década. Os incêndios de maior dimensão, que superaram os mil hectares, foram em Oleiros, Chaves, Castro Verde, Aljezur e Covilhã.

Mina

ZERO critica nova legislação sobre explorações mineiras

August 4, 2020

Segundo a associação ambientalista ZERO, a nova legislação permite explorações mineiras mesmo com pareceres ambientais negativos. Os ambientalistas acusam o governo de “controlo político sobre os municípios” porque as concessionárias serão obrigadas a financiar projetos das autarquias afetadas.

Ponte de Estorãos.

Caudal do rio Estorãos praticamente desapareceu nas últimas semanas

August 3, 2020

A população de Estorãos, em Ponte de Lima, assinala que a redução drástica do caudal do rio está relacionada, entre outros fatores, com a captação de água para rega de uma exploração vitivinícola. Maria Manuel Rola entende ser necessário apurar as causas deste fenómeno.

Como se pode ver nesta imagem, a Água da Covilhã está a aplicar o herbicida Arbonal 45, que é um químico que contém o produto cancerígeno glifosato

Glifosato continua a ser aplicado pelas Águas da Covilhã

August 2, 2020

A empresa Águas da Covilhã continua a utilizar produtos fitofarmacêuticos que contêm Glifosato, tendo procedido à sua aplicação na passada quinta-feira, 30 de julho. O Glifosato é um herbicida potencialmente cancerígeno. Artigo publicado em Interior do Avesso

Abelha. Foto de Martin Knecht/Flickr.

Diminuição do número de abelhas causa problemas na cultura de alimentos

August 2, 2020

Estudo norte-americano salienta a importância das abelhas e os problemas agrícolas causados pela sua diminuição devido a perda de habitats, uso de pesticidas, alterações climáticas e doenças.

Myotis Alcathoe, a espécie de morcego de que agora passa a haver registo em Portugal. Foto de Manuel Ruedi/wikimedia commons.

Encontrada nova espécie de morcego em Portugal

July 31, 2020

Equipa de investigadores da Universidade do Porto descobriu o morcego-de-bigodes de Alcathoe no Parque Nacional Peneda-Gerês mas acredita que estará espalhado por toda a região norte.

Ilustração do relatório da Global Witness.

212 ativistas ambientais assassinados em 2019

July 30, 2020

Os números da Global Witness revelam um recorde relativamente aos anos anteriores. A ONG alerta ainda que, com o confinamento devido à pandemia, muitos ambientalistas ficaram desprotegidos face a quem os ameaça.

Fevereiro e maio foram os meses mais quentes dos últimos 89 anos em Portugal

July 28, 2020

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o primeiro semestre de 2020 em Portugal foi o 4º mais quente desde 1931.

Maior empresa de carne do mundo associada à desflorestação na Amazónia

July 28, 2020

Investigação internacional revela que uma fazenda no Mato Grosso, multada por desflorestação ilegal, usou os serviços de transporte da JBS para transferir gado para outra propriedade com ‘ficha-limpa’, que depois abastecia os frigoríficos da empresa. A prática é conhecida como ‘triangulação do gado’.

Crianças no Cheung Ek, uma das zonas afetadas pelo projeto de construção. Foto de WorldFish/Flickr.

Camboja: um milhão de pessoas afetadas por projeto de construção

July 27, 2020

A construção de uma cidade-satélite de Phnom Penh é um projeto milionário que beneficia várias figuras próximas do regime. Mas 90% das zonas húmidas da região serão destruídas e os danos ambientais são imensos.

Central Nuclear de Almaraz

Almaraz: Movimento Ibérico Antinuclear ameaça com queixa na Comissão Europeia

July 27, 2020

O movimento entregou recentemente uma carta ao governo espanhol, expondo a sua total oposição à continuação do funcionamento da central nuclear de Almaraz até 2028 e exige uma Avaliação de Impacte Ambiental Transfronteiriça sobre esse prolongamento.

 

Espanha renova licenças de exploração da Central Nuclear de Almaraz

July 26, 2020

Apesar dos incidentes frequentes, o ministério da Transição Ecológica do Governo espanhol renovou as licenças de exploração para os Grupos I e II da central nuclear de Almaraz em Cáceres, a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa. Notícia publicada no portal Interior do Avesso.

Aedes Aegypti. Foto de Sanofi Pasteur/Flickr.

Urbanização e aumento de secas podem aumentar mosquitos que picam humanos

July 25, 2020

O aumento do número dos mosquitos que preferem picar seres humanos coloca problemas ao nível da transmissão de várias doenças, diz um estudo de biólogas da Universidade de Princeton.

Central Nuclear de Almaraz

Ministro do Ambiente desvaloriza últimos incidentes na Central de Almaraz

July 23, 2020

O ministro do Ambiente disse na comissão parlamentar que os últimos incidentes na Central Nuclear de Almaraz “não têm significado em termos de segurança”. O deputado bloquista Nelson Peralta avisa: “basta um acidente para os impactos serem avassaladores, é essencial encerrar o nuclear”.

 
Imagens da Observatório Terrestre da NASA mostram rachas no gelo. As análises posteriores deteteram fuga de metano no Ártico. 2011. Wikimedia Commons.

Descoberta primeira fuga de metano no fundo do mar da Antártida

July 23, 2020

É a primeira fuga descoberta na região. O aquecimento dos mares derrete o gelo e aumenta estes fenómenos. Se o metano não for absorvido por micróbios e chegar à atmosfera poderá, por sua vez, contribuir ainda mais para o aquecimento da atmosfera.

Ativistas entram no Ministério da Economia para o "descontaminar"

July 22, 2020

Numa acção inserida na semana para descontaminar a economia, a “DescontamiAcção”, os ativistas exigiram a assinatura de um contrato no qual o coletivo Climáximo prestaria o serviço de descontaminação do ministério. As cláusulas seriam medidas urgentes para uma transição energética justa.