You are here

Ambiente

Foto de Bernd Kammere/Jacobina.

Novas alianças em defesa do transporte público

March 16, 2024

Jovens ambientalistas têm somado forças com sindicatos para organizar greves climáticas pelos direitos dos trabalhadores do transporte público coletivo na Alemanha. Por Daniel Santini.

Gás. Foto de Jay Sterling Austin/Flickr.

Emissões de metano das indústrias fósseis em níveis recorde

March 15, 2024

O segundo gás que mais contribui para o efeito de estufa é responsável por 30% do aquecimento global. As fugas de gasodutos e minas de carvão estão a aumentar as emissões. A Agência Internacional de Energia diz que isto acontece “sem razão” porque até nem custaria muito combatê-las.

Pisagem de seca

Europa não está preparada para o aumento dos riscos climáticos

March 11, 2024

No seu relatório de avaliação do risco climático, a Agência Europeia do Ambiente diz que o ritmo das políticas de adaptação não acompanha o risco crescente de inundações, incêndios e seca.

serra da estrela

Associações da Serra da Estrela contestam Programa de Revitalização do Parque Natural

February 25, 2024

28 associações cívicas e ambientais criticam o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PRPNSE), denunciando várias falhas no seu processo de elaboração, falta de transparência e participação.

Caroline Bessermann.

Transição climática justa: “Precisamos de redefinir a noção de vida boa”

February 24, 2024

Ativista climática Caroline Bessermann, da Green Youth da Dinamarca, alerta que estamos a ser empurrados para um caminho de transição orientada para o mercado, em detrimento de uma transição socialmente justa.

Ilustração da Global Witness.

Ucrânia: as grandes petrolíferas já ganharam esta guerra

February 20, 2024

Os lucros das cinco maiores companhias petrolíferas dispararam desde o início da invasão russa da Ucrânia. A Global Witness diz que estas “acumularam uma riqueza incalculável à custa da morte, da destruição e da subida em flecha dos preços da energia”.

70 organizações ambientalistas apresentam reivindicações aos partidos

February 15, 2024

Ambientalistas querem colocar a gestão da água e dos rios na agenda política, num momento em que o país está "no limiar da sobrevivência face à rapidez das alterações climáticas e, em particular, face à degradação da quantidade e qualidade das águas superficiais e subterrâneas e respetivos ecossistemas”.

Potencial colapso da circulação do Oceano Atlântico afeta fortemente o clima europeu

February 13, 2024

Em algumas partes da Europa, o colapso da circulação meridional do Atlântico pode levar a uma diminuição de mais de 3°C por década, concluiu uma equipa de investigadores da Universidade de Utrecht. Por EcoDebate.

Barragem de Odeleite. Foto de  *L/Flickr.

Seca no Algarve: Plataforma Água Sustentável diz que medidas são desajustadas

February 10, 2024

O grupo que une organizações de defesa do ambiente apresenta um conjunto alternativo de “medidas concretas imediatas” que deveriam ser tomadas. José Gusmão diz que o Bloco apresentou um programa contra a seca no Algarve na linha destas recomendações e “recusará a política de penalização de quem não teve responsabilidade nenhuma”.

Ursula von der Leyen

Von der Leyen cede ao agronegócio e retira diretiva da redução dos pesticidas

February 9, 2024

Diretiva já tinha sido chumbada pelo Prlamento Europeu, após a diluição dos seus conteúdos mais importantes por parte da direita, liberais e extrema-direita.

Mar da Noruega

Parlamento Europeu apela a moratória internacional à extração mineira marítima

February 9, 2024

A resolução aprovada manifesta preocupação quanto à recente decisão da Noruega em avançar com a exploração mineira dos fundos marinhos no Ártico.

Mina do Barroso

Ministério Público quer anular declaração de impacto ambiental da mina de lítio do Barroso

February 8, 2024

O presidente da Câmara de Boticas reagiu com satisfação às conclusões do Ministério Público, considerando que “vêm dar ainda mais força à luta contra a exploração de lítio” e “demonstram que os argumentos da população contra a mina são totalmente legítimos”.

Cartaz de anúncio ao referendo

Paris vai triplicar tarifa de estacionamento dos SUV

February 5, 2024

O referendo promovido pela autarquia parisiense este domingo aprovou por 54,5% a criação de uma tarifa específica para estes automóveis grandes e poluentes.

Plástico. Foto publicada pelo Basta!

“A grande vaga de micro e nano-plásticos está a chegar”

January 27, 2024

A poluição plástica está em todo o lado, na nossa água, nos nossos alimentos, nas nossas casas e nos nossos corpos. “Nenhum ser vivo possui as ferramentas biológicas para digerir este plástico”, alerta a investigadora Nathalie Gontard” nesta entrevista a Sophie Chapelle. Mas há alternativas.

cartazes da greve climática estudantil

Associação Zero desafia partidos a priorizarem transição para a sustentabilidade

January 26, 2024

O Manifesto da Zero para as legislativas de março, enviado aos partidos políticos, desafia-os a fazer da sustentabilidade uma “prioridade estruturante das políticas públicas” da próxima legislatura.

carros, trânsito, poluição, emissões de gases CO2

Transportes: Metas da UE para reduzir emissões são insuficientes, diz Tribunal

January 25, 2024

Relatório do Tribunal de Contas Europeu considera que as metas de redução das emissões de CO2 dos automóveis novos e as ambições climáticas da União Europeia até 2030 não são compatíveis.

Manifestação deste domingo em Santiago de Compostela. Foto de @galizaCIG/Twitter.

Dezenas de milhares protestam na Galiza contra a gestão da contaminação de pellets

January 22, 2024

Uma “maré de dignidade” inundou Santiago de Compostela este domingo. O protesto visou a gestão do PP da crise ambiental causada pelo derramamento de uma quantidade enorme de pellets de plástico que chegaram às praias da Galiza e das Astúrias.

Fiorde no norte de Upernavik

Gronelândia perde 30 milhões de toneladas de gelo por hora

January 19, 2024

Estudo da NASA diz que o manto de gelo da Gronelândia diminui a um ritmo 20% superior ao que se previa. Impacto para as correntes no Atlântico terá consequências para os padrões climáticos globais.

Marisa Matias

Galiza: "Novo desastre ambiental não pode ficar impune"

January 18, 2024

Marisa Matias interveio sobre a recente catástrofe ecológica envolvendo as perdas de pellets de plástico e o seu impacto na poluição por microplásticos nos habitats marítimos e costeiros. Bloco questionou Governo português sobre a presença dos pellets nas praias portuguesas.

Formadores de voluntários para a limpeza das praias. Foto do El Salto.

Governo galego contrata empresa de marketing próxima do PP para limpar pellets

January 17, 2024

Uma empresa ligada ao grande partido da direita espanhola, que tem beneficiado de milhões em contratos públicos na Galiza e sobre a qual não se conhece qualquer experiência de formação ambiental, ganhou sem concurso este contrato.

Protesto contra contra o lóbi da agricultura intensiva e em defesa de água para todos

Ministros recebidos com protesto em Odemira

January 15, 2024

Ministros da Agricultura e Ambiente vaiados por cerca de cem pessoas num protesto contra o lóbi da agricultura intensiva, que quer deixar consumidores domésticos e pequenos agricultores com ainda menos água.

Autoestrada

Portugal pode poupar 16 mil milhões com redução de emissões poluentes

January 15, 2024

A conclusão é da associação Zero a partir de um estudo europeu sobre o impacto do alinhamento da trajetória da UE com as metas do Acordo de Paris. No caso português, é urgente intervir no setor dos transportes.

Elon Musk. Imagem de duncan cumming/Flickr.

Os multimilionários fazem-nos mal

January 14, 2024

Como o poder económico conduz inexoravelmente à destruição ambiental. Por George Monbiot.

PSP vigia ação de ativistas climáticos.

“Absurdo e inverosímil” volta a acontecer: PSP obriga ativistas a despirem-se

January 9, 2024

Em 2021, PSP recusava-se a reagir a acusações de ativistas climáticas que referiam ter sido obrigadas a despir-se, argumentando tratarem-se de alegações “absurdas”. Mas situação ter-se-á repetido a 24 de novembro e 14 de dezembro de 2023. Ministro da Administração Interna ordena inquérito urgente.

Foto dos pellets encontrados numa praia galega. Foto da Noia Limpa.

Milhares de pellets de plástico estão a poluir as praias galegas

January 9, 2024

No início do mês passado, um cargueiro deixou cair vários contentores ao largo de Viana de Castelo. Pellets de plástico começaram a aparecer nas praias galegas. O governo tardou um mês a agir enquanto centenas de cidadãos se têm mobilizado para as limpezas.