Está aqui

“Maior intervenção de sempre” na energia é bem mais pequena do que anunciado

Metade dos 3.000 milhões de euros prometidos não correspondem a qualquer decisão do Governo, antes decorrem do mero cumprimento das regras já em vigor.
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente. Foto União Europeia.

O acordo de rendimentos negociado entre o governo, as confederações patronais e a UGT referem que serão “injetados nos sistemas de eletricidade e de gás cerca de 3.000 milhões de euros adicionais", mas não detalha como seria este novo pacote.

Com base no documento de apresentação da proposta de Orçamento do Estado, o dirigente bloquista Jorge Costa defendeu que, "quando amanhã apresentar os detalhes, o ministro do Ambiente terá que esforçar-se muito para que este coelho ("a medida de maior impacto do OE”, palavras de António Costa) não desapareça antes de sair da cartola do governo. Não seria o primeiro". Sublinhava que grande parte do anunciado pacote de medidas não corresponderia a despesa orçamental, sendo então pouco claro que efeito teria para os consumidores domésticos. 

Na quarta-feira passada, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, apresentou finalmente a medida em maior detalhe. Trata-se de um apoio dirigido a empresas com consumos elevados para contenção de custos energéticos. Face aos preços estimados para o próximo ano, o Governo prevê para estas empresas reduções de 30% na fatura da eletricidade e entre 23% e 42% para o gás natural.

Mas metade dos 3.000 milhões de euros prometidos não correspondem a qualquer decisão do Governo, antes decorrem do mero cumprimento das regras já em vigor. O pacote anunciado resume-se portanto a 1500 milhões: mil milhões de euros para reduzir os custos das empresas com gás natural (verbas do orçamento) e 500 milhões para redução tarifária na eletricidade (aumento da parte das receitas do mercado de carbono aplicadas no sistema elétrico para este fim). Os restantes 1.500 milhões são fluxos já previstos e que não são fruto de opção do Governo, que apenas decidiu apresentá-los como “medidas regulatórias” neste contexto para meros efeitos de propaganda. 

Em 2006, o governo Sócrates, para poder manter as rendas concedidas às grandes empresas elétricas, limitou a 6% os aumentos dos custos da eletricidade a serem repercutidos na fatura aos consumidores. Os custos restantes seriam pagos mais tarde (com juros), criando-se o défice tarifário. Nos últimos anos, a lei consigna à amortização dessa dívida tanto as receitas da CESE como parte que provêem do chamado mercado de carbono.

(...)

Neste dossier:

OE 2023: o Orçamento do empobrecimento

A proposta de Orçamento entregue pelo Governo confirma a perda de rendimentos de trabalhadores e pensionistas face à inflação. Para os patrões, não faltam borlas fiscais.

Redução no défice é feita à custa de medidas anti-inflação cinco vezes menores em 2023

O impacto orçamental do pacote anti-inflação anunciado em setembro será de cerca de 0,4% do PIB em 2023, quando este ano representou 2,2% do PIB.

Saúde: a continuação dos truques do PS

Enquanto prepara o maior encerramento de serviços do SNS desde a troika, o Orçamento não traz propostas para reforço dos cuidados de saúde primários e abandona a estratégia da generalização do médico de família. Quanto ao investimento, é como a Black Friday onde tudo está a metade do dobro do preço, só que no caso do PS está tudo ao dobro da metade que eles fizeram no ano passado. Por Moisés Ferreira.

Porque é que o Ministério da Cultura não gasta os seus orçamentos?

Em 2022, o Ministério da Cultura conseguiu executar o orçamento previsto para... 2018. Ao todo, mais de 300 milhões de euros ficaram por executar nos últimos cinco anos, mais de metade de um orçamento anual. Por Amarilis Felizes e Tiago Ivo Cruz.

“Maior intervenção de sempre” na energia é bem mais pequena do que anunciado

Metade dos 3.000 milhões de euros prometidos não correspondem a qualquer decisão do Governo, antes decorrem do mero cumprimento das regras já em vigor.

Medina admite que borla fiscal aos patrões só é possível com maioria absoluta

A redução para cinco anos do prazo de reporte fiscal de prejuízos das empresas foi uma das medidas inscritas no acordo do Bloco com o PS em 2015. O ministro das Finanças diz agora que sempre quis acabar com ela.

Orçamento mantém benefício fiscal sob suspeita de fraude

O benefício fiscal SIFIDE, concedido às empresas para fomentar o investimento na inovação, é aproveitado pelas grandes empresas para não pagarem o IRC que devem através de operações contabilísticas.

Quais as borlas fiscais para as empresas no Orçamento?

Os patrões aplaudiram o acordo de rendimentos e veem muitas exigências contempladas neste Orçamento. Para o economista e eurodeputado José Gusmão, é uma "enxurrada de borlas fiscais e contributivas para as grandes empresas em troca de coisa nenhuma".

Orçamento sem apoios efetivos para fazer face à subida das prestações da habitação

Subida acentuada das taxas de juro por parte do BCE já está a ter impacto na carteira da maioria das pessoas. Vale a pena olhar para o cenário atual para perceber as dificuldades que as famílias estão a atravessar.

Investimento público ficou mil milhões abaixo do prometido no anterior Orçamento

Desde 2017, o investimento público executado tem sido sistematicamente inferior ao que o executivo de António Costa promete nos Orçamentos. Ao todo, são mais de seis mil milhões de euros que foram anunciados pelo Governo mas que acabaram por não sair da gaveta.

Criptoativos passam a ser taxados, mas com isenções

Ao contrário da proposta incluída no estudo que o Governo pediu à Autoridade Tributária, o Orçamento prevê apenas aplicar a taxa existente para as mais-valias mobiliárias, isentando os lucros com criptoativos detidos por mais de um ano.

Contas desmentem números do Governo sobre sustentabilidade da Segurança Social

Em setembro, a ministra Ana Mendes Godinho dizia que aumentar as pensões segundo a lei iria "tirar 13 anos de vida ao sistema". Mas as contas do Orçamento concluem que a almofada das pensões chegará a 2060 melhor do que está agora. "O fantasma da insustentabilidade foi forjado por conveniência", acusa José Soeiro.

“Orçamento determina o empobrecimento de quem trabalha”

Em reação à apresentação do Orçamento de Estado para 2023, Mariana Mortágua critica um orçamento que retira rendimentos a quem trabalha e concede uma "borla fiscal inédita" aos patrões.