Orçamento do Estado 2023

À boleia da inflação, o Estado arrecadou em impostos muito mais que o previsto para 2023. Do investimento público orçamentado, houve 2.500 milhões de euros que ficaram na gaveta.

Enquanto prepara o maior encerramento de serviços do SNS desde a troika, o Orçamento não traz propostas para reforço dos cuidados de saúde primários e abandona a estratégia da generalização do médico de família. Quanto ao investimento, é como a Black Friday onde tudo está a metade do dobro do preço, só que no caso do PS está tudo ao dobro da metade que eles fizeram no ano passado. Por Moisés Ferreira.

Em 2022, o Ministério da Cultura conseguiu executar o orçamento previsto para... 2018. Ao todo, mais de 300 milhões de euros ficaram por executar nos últimos cinco anos, mais de metade de um orçamento anual. Por Amarilis Felizes e Tiago Ivo Cruz.

As IPSS da área da Saúde, que investem em equipamento, serviços especializados, inovação e todo o tipo de melhorias para criarem melhores condições aos seus utentes, são incapazes de recuperar a carga fiscal associada ao IVA, com impacto tremendo nas suas já precárias tesourarias.