Está aqui

Habitação a custos controlados: o bom exemplo de Viena

O modelo implementado pela social-democracia há cem anos foi prosseguido nas últimas décadas. Ao contrário de outras cidades europeias, em vez de se desfazer do seu património habitacional, a autarquia aumenta-o todos os anos. Essa foi a forma de manter as rendas a preços que as pessoas podem pagar.
Habitação municipal em Viena. Foto da Câmara de Viena.

O modelo de habitação social na capital austríaca começou a ser implementado a seguir à I Guerra Mundial pela esquerda no Governo. Nos anos que a tornaram conhecida como a "Viena Vermelha", a social-democracia fez da construção de habitação de qualidade para os operários uma das principais prioridades para Viena. Desde então, o modelo sofreu mudanças mas o objetivo manteve-se.

A gestão municipal controla agora diretamente perto de 220 mil fogos, o que corresponde a cerca de um quarto do total de habitações na cidade atribuídas a habitantes com baixos rendimentos e a torna no maior senhorio municipal da Europa. Mas a estes há que acrescentar outros 200 mil fogos construídos por cooperativas a custo controlado, uma estratégia adotada a partir dos anos 80 do século passado. O município compra os terrenos e define o tipo de construção, pondo depois os vários lotes a concurso aberto aos construtores que serão os proprietários das casas. Um júri seleciona os vencedores segundo critérios que vão da qualidade arquitetónica, desempenho ambiental, níveis de custo e de rendas a praticar. Ao vencedor é vendido o terreno a um preço que lhe é favorável e concedido um empréstimo com taxas e prazos igualmente abaixo dos praticados no mercado.

Neste mecanismo, os construtores desta habitação a custos controlados permitem ao município arrendar metade dos fogos para munícipes com baixo rendimento e arrendam os fogos restantes a pessoas com rendimentos médios. Nalguns destes projetos, os futuros inquilinos participam no planeamento e processo de construção dos edifícios.

O valor das rendas é regulado pelo município e não pode exceder 20 a 25% do rendimento do agregado. O teto de rendimento do agregado é tão alto que 75% da população é elegível para arrendar estas casas. E essa restrição ao nível de rendimento aplica-se apenas no momento da entrada, pelo que os inquilinos não podem ser despejados se passarem a ganhar mais. Isto resulta a prazo numa mistura de inquilinos com rendimentos diferentes que ajuda à integração e coesão social nestes bairros, impedindo a sua estigmatização. E todos os anos o município alarga a oferta de habitação social, com cerca de cinco mil novos fogos por ano.

Para se candidatar a arrendar um destes apartamentos com rendas controladas, é necessário ter mais de 17 anos e viver na cidade há mais de dois anos. Além disso, no caso dos apartamentos propriedade do município, os candidatos têm de cumprir um de três critérios: viver atualmente num apartamento com mais gente do que a sua capacidade; ter até 30 anos e estar a viver com os pais há mais de dez anos; ou ter necessidades especiais, como por exemplo ter mais de 65 anos e viver num prédio sem elevador ou numa casa sem casa de banho.

Uma estratégia vencedora contra a “fé cega no mercado”

"Ao contrário de outras cidades europeias, o tratamento dos bairros residenciais municipais com o objetivo de lucro esteve sempre fora de questão. O sistema de promoção da habitação de Viena é uma das ferramentas mais importantes para continuar a fornecer uma quota suficiente de habitações a preços acessíveis, apesar da procura crescente", refere a autarquia, acrescentando que essa é uma das razões principais para Viena ser considerada uma das melhores cidades do mundo para viver. "A cidade de Viena está empenhada na construção de habitações subsidiadas e, ao contrário de muitas outras metrópoles, nunca considerou vender este stock municipal", acrescenta.

Hoje em dia, cerca de metade dos dois milhões de habitantes de Viena vive numa destas casas municipais ou a custos controlados e os preços das rendas são inferiores ao de outras cidades europeias.

Para a diretora da Habitação Social da cidade, Karin Ramser, "o mercado da habitação é um exemplo perfeito de um mercado em que a oferta está sujeita a limitações, de modo que o aumento da procura não conduz a um aumento igual da oferta, mas sim a uma subida dos preços". Por isso, sublinha o contraste entre quase todas as grandes cidades na Europa - onde se sente a falta de habitação e o aumento dos preços afasta a população - com o que se passa em Viena, "que devido às suas condições específicas de arrendamento não estarem sujeitas às forças do mercado livre, fazem frente às posições neoliberais e à fé cega no mercado".

No ano passado, a vice-presidente da autarquia, Kathrin Gaal, dizia ao Politico que as decisões tomadas nas décadas de 1980 e 1990 foram determinantes para o sucesso desta estratégia de garantir o direito à habitação, ao não seguir o exemplo das outras cidades europeias cujas autarquias venderam os imóveis públicos: é que "quando esses apartamentos desaparecem, a cidade deixa de ter instrumentos para regular o preço das rendas", explica.

(...)

Neste dossier:

Mobilização pelo direito à habitação

O salário de quem trabalha já não chega para garantir um teto. Perante a falta de medidas concretas do Governo para reverter este cenário, estão marcadas manifestações para o dia 1 de abril em Lisboa, Porto e Coimbra. Dossier organizado por Luís Branco.

Casa para Viver: Coimbra junta-se à mobilização para 1 de abril

Além de Lisboa e Porto, Coimbra também vai sair à rua no dia 1 de abril pelo direito à habitação e contra a especulação nos preços das casas e arrendamentos. Movimento Vida Justa também apela à participação nos protestos.

Governo quer facilitar despejos por falta de pagamento

Entre as medidas propostas no pacote atualmente em discussão pública, está a que permite iniciar o despejo sem que o inquilino tenha sido notificado pelo senhorio da cessação do contrato.

Contribuintes pagaram a conta da perda de moradores do centro de Lisboa

Investigadores das Universidades de Lisboa, Leeds e Barcelona analisaram o processo de turistificação da capital na última década. Em particular o papel do Estado, que permitiu aos promotores privados arrecadarem os lucros da reabilitação urbana paga com dinheiros públicos.

Despejos voltam a aumentar, movimentos preparam resposta nas ruas

O número de despejos em 2022 voltou a atingir os níveis pré-pandemia, com Lisboa a ultrapassá-los. Manifestações "Casa para Viver" saem à rua no dia 1 de abril.

Habitação: Governo dá borlas fiscais à especulação dos fundos imobiliários

Fundos imobiliários e empresas sediadas em offshores que adquiriram imóveis durante a crise e viram o seu preço disparar também ficam isentas de mais-valias caso os vendam ao Estado ou autarquias.

Apelo à ação da Coligação de Ação Europeia pelo direito à habitação e à cidade

De 25 de março a 2 de abril de 2023, saímos à rua por toda a Europa pelo direito à habitação, pelo direito à cidade e para denunciar o custo de vida exorbitante e sufocante.

Habitação: novo pacote, novo falhanço

António Costa quebrou todas as suas promessas para a habitação e volta agora a desdobrar-se em anúncios, tentando travar o protesto. Mesmo que seja aplicado, este pacote mantém o negócio fabuloso e a catástrofe social. Mais devagar mas sempre pior, a crise continua. Por Vasco Barata.

Helsínquia: rendas controladas e iniciativa pública fazem a diferença

Helsínquia já passou por graves crises de habitação. Mas hoje em dia quase um quinto das habitações pertence ao município, que as disponibiliza em regime de arrendamento de longa duração com o objetivo de assegurar a o direito à habitação e a diversidade social no seu território.

Mais habitação ou o Estado refém do mercado?

O conjunto de medidas apresentado pelo Governo é de uma injustiça flagrante, porque continua a tomar as rendas excessivas vigentes como referência, traduzindo-se numa transferência de receitas públicas e de rendimentos do trabalho para os proprietários. Artigo de Ana Cordeiro Santos.

Ana Drago: como resolver a crise da habitação?

Neste episódio do podcast Contra Regra, Catarina Martins convida a antiga deputada bloquista Ana Drago para uma conversa sobre respostas à crise na habitação.

Habitação a custos controlados: o bom exemplo de Viena

O modelo implementado pela social-democracia há cem anos foi prosseguido nas últimas décadas. Ao contrário de outras cidades europeias, em vez de se desfazer do seu património habitacional, a autarquia aumenta-o todos os anos. Essa foi a forma de manter as rendas a preços que as pessoas podem pagar.

Amesterdão quer mais casas com limite ao preço máximo das rendas

No documento estratégico para responder à crise da habitação, a cidade de Amesterdão quer alargar a regulação do  arrendamento para agregados com rendimentos médios e combater as casas devolutas e o alojamento local.

Jornadas parlamentares do Bloco encerram com propostas para responder à crise da habitação

Garantir habitação a custos controlados no momento do loteamento, exigir pelo menos 25% de habitação acessível na nova construção e criar um mecanismo de controlo do preço das rendas são as três propostas que o Bloco põe à discussão pública e pretende levar em abril ao debate parlamentar.

Devemos proibir a venda de casas a não residentes?

O nosso país tornou-se um inferno para quem procura casa para viver e é hoje um paraíso para fundos imobiliários, vistos gold, nómadas digitais e residentes não habituais, com regimes de desigualdade e de privilégio de consequências desastrosas.

Controlo de rendas: o que se passa na Europa?

Para fazer face à especulação no mercado de arrendamento, os mecanismos de controlo de rendas são uma realidade em 13 dos 27 países da União Europeia.

Comunidades religiosas nas periferias propõem Carta da Habitação

O documento subscrito pela Comissão Justiça, Paz e Ecologia da CIRP, a Pastoral dos Ciganos e a Obra Católica Portuguesa de Migrações dirige-se a autarcas e à sociedade em geral para dar uma resposta à "realidade desconcertante dos bairros e comunidades" mais vulneráveis.

Política polifónica na Kantata do Tecto Incerto

Quiseram “responder à desfiguração das nossas cidades - gentrificação, especulação imobiliária, turistificação”. E fazê-lo cantando com quem vive essas políticas, sofrendo-as, denunciando-as. Muitos tendo sonhado respostas à crise da habitação sem nunca terem sonhado cantá-las em palco. Próxima paragem: Grândola, Encontro da Canção de Protesto. Entrevista com Pedro Rodrigues, Ana Gago e Antonio Gori.

Bruxelas. Foto do BRAL.

“Mais habitação não vai fazer baixar os preços”

A partir do caso de Bruxelas, o professor de Geografia Social e Económica Manuel Aalbers explica o que se passa com a financeirização do mercado da habitação e defende a necessidade de uma intervenção governamental mais forte a favor da habitação a preços acessíveis.