Habitação

Uma parte desta subida no valor dos ativos deve-se à subida do próprio valor dos imóveis, mas também ao próprio dinamismo do mercado materializado no investimento crescente neste tipo de veículos.

Inquilinos e até senhorios concordam que o limite demasiado alto do novo teto para as “rendas elevadas” pode criar uma pressão inflacionária nas rendas.

Catarina Martins participou este domingo numa iniciativa da coligação “Construir o Futuro em Loures” e elogiou o facto de haver partidos que se juntam “para não deixar que culpemos os mais pobres por uma crise que é de quem está verdadeiramente a assaltar os bolsos de quem trabalha com o preço da habitação”.

Dos cerca de 17 mil alojamentos construídos por 100 mil habitantes em 2015, passa-se para um valor de cerca de 60 mil em 2024. Sem que, como se vê, o aumento da oferta esteja a traduzir-se numa descida dos preços. Publicado em Ladrões de Bicicletas.

Nuno Serra

A deputada bloquista Andreia Galvão comentou as medidas do governo sobre habitação considerando “absolutamente extraordinário” que o executivo tenha substituído o conceito de renda acessível pelo de renda moderada que são 2.300 euros, valor incomportável face aos salários nacionais.

O Governo anunciou a venda da antiga sede do Conselho de Ministros. A candidata da coligação Viver Lisboa opõe-se à venda de edifícios do Estado com potencial habitacional.

Entre as propostas de mexidas à lei das rendas está o fim do teto de 2% de aumento das rendas nos novos contratos e a facilitação dos despejos.

No final da reunião com o Governo sobre o próximo Orçamento do Estado, Fabian Figueiredo viu sinais de que o executivo vai continuar a “legislar para o espetáculo e para o alarmismo social” em vez de resolver as crises na habitação, saúde ou a falta de professores nas escolas.

A Câmara de Loures tinha anunciado a demolição de seis habitações precárias esta semana, mas a ação judicial dos moradores obrigou-a a recuar.

Os despejos aumentaram já 14% este ano. Os representantes dos inquilinos sublinham que estes números dão conta de uma parte ínfima do fenómeno já que há milhares de contratos de arrendamento não declarados.

Centenas de pessoas juntaram-se em Lisboa para exigir soluções urgentes para a crise da habitação. Vida Justa entregou ao Governo uma carta com milhares de assinaturas e o apelo: parar os despejos, garantir uma vida digna.

Estrutura do Bloco de Esquerda na Amadora fala em "falta de humanismo" no caso das demolições de casas auto-construídas no município.

Em reação aos despejos em Loures, a Comissão Justiça, Paz e Ecologia da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal defende a implementação urgente de soluções de alojamento de emergência que respeitem os direitos, a dignidade e as circunstâncias de cada agregado familiar.

Retroescavadoras da autarquia, escoltadas por agentes da PSP, avançavam de forma implacável. Crianças em choque, adultos angustiados, desorientados e revoltados. Muitos também faltaram ou regressaram à pressa do trabalho para tentar proteger os seus lares.

Pedro Varela

Nova app surgiu para denunciar prédios devolutos em Lisboa, com ambição de se expandir para o país todo. Associação Nacional de Proprietários ameaça com tribunal para intimidar iniciativa cidadã.

Dezenas de famílias do bairro do Talude Militar, incluindo nove crianças e quatro idosos, viram as suas habitações precárias destruídas pelos bulldozers sem terem alternativa habitacional.

Fotos de Helga Calçada e Leonardo Faria.

Protesto em Lisboa juntou cerca de mil pessoas e outras centenas participaram em iniciativas em várias cidades. Mariana Mortágua diz que as promessas do Governo “não chegam a tempo das vidas de quem agora não tem uma casa”.

Vida Justa denuncia caso de mãe e filha que foram despejadas ilegalmente pelo IHRU. O movimento defende a "garantia imediata de uma solução de habitação digna e segura para esta mulher e a sua filha".

De norte a sul do país, manifestações pelo direito à habitação vão exigir um programa de emergência para o combate à crise de habitação em Portugal. Dez cidades juntam-se à luta.