Habitação

O salário de quem trabalha já não chega para garantir um teto. Perante a falta de medidas concretas do Governo para reverter este cenário, estão marcadas manifestações para o dia 1 de abril em Lisboa, Porto e Coimbra. Dossier organizado por Luís Branco.

Loures

Em reação aos despejos em Loures, a Comissão Justiça, Paz e Ecologia da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal defende a implementação urgente de soluções de alojamento de emergência que respeitem os direitos, a dignidade e as circunstâncias de cada agregado familiar.

Habitação

porPedro Varela

Retroescavadoras da autarquia, escoltadas por agentes da PSP, avançavam de forma implacável. Crianças em choque, adultos angustiados, desorientados e revoltados. Muitos também faltaram ou regressaram à pressa do trabalho para tentar proteger os seus lares.

Habitação

Nova app surgiu para denunciar prédios devolutos em Lisboa, com ambição de se expandir para o país todo. Associação Nacional de Proprietários ameaça com tribunal para intimidar iniciativa cidadã.

Habitação

Dezenas de famílias do bairro do Talude Militar, incluindo nove crianças e quatro idosos, viram as suas habitações precárias destruídas pelos bulldozers sem terem alternativa habitacional.

Fotos de Helga Calçada e Leonardo Faria.

Lutas

Protesto em Lisboa juntou cerca de mil pessoas e outras centenas participaram em iniciativas em várias cidades. Mariana Mortágua diz que as promessas do Governo “não chegam a tempo das vidas de quem agora não tem uma casa”.

Habitação

Vida Justa denuncia caso de mãe e filha que foram despejadas ilegalmente pelo IHRU. O movimento defende a "garantia imediata de uma solução de habitação digna e segura para esta mulher e a sua filha".

Habitação

De norte a sul do país, manifestações pelo direito à habitação vão exigir um programa de emergência para o combate à crise de habitação em Portugal. Dez cidades juntam-se à luta.

Habitação

Dados do INE do primeiro trimestre de 2025 mostram que os preços das casas são agora os mais altos de sempre e continuam a aumentar. Grande Lisboa e Algarve são as regiões mais afetadas.