Greve dos motoristas acabou em requisição civil

O braço de ferro entre os motoristas de matérias perigosas e as transportadoras foi o conflito laboral que mais atraiu as atenções dos portugueses em 2019.
Foto de Mário Cruz/Lusa

Foi a meio de abril que um pequeno sindicato ameaçou parar o país: o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, representado nas negociações e publicamente por um advogado, Pardal Henriques, convocou uma greve a reclamar o reconhecimento da sua categoria profissional e o fim dos salários compostos sobretudo por ajudas de custo, sacrificando o rendimento em caso de doença e após a reforma.

A adesão à greve foi quase total e o país ficou a conhecer a situação de injustiça vivida por aquela classe profissional e a intransigência dos patrões numa atividade tão sensível para a segurança de todos.

A definição de serviços mínimos por parte do governo foi contestada pelo sindicato e a comunicação social alimentou a ideia de que estava em risco o abastecimento de combustível por tempo indeterminado. O que se seguiu foi uma corrida às bombas de gasolina que acabou por secar muitas gasolineiras.

O ministro Pedro Nuno Santos tornou-se também um dos protagonistas do conflito, no papel de mediador entre as partes. Ao fim de três dias de greve, anunciou que já havia acordo para reabrir negociações entre sindicato e transportadoras com vista a celebrar um acordo coletivo.

Mas as negociações não duraram muito tempo e resultaram em acusações mútuas de desrespeito pelo acordo assinado para pôr termo à greve de abril. Em causa estava a quebra do compromisso patronal para o aumento dos salários nos anos seguintes, segundo a versão do sindicato.

A dois meses das eleições, o governo não quis ver repetido o cenário de bombas de gasolina sem combustível em plenas férias de verão e não hesitou em colocar-se ao lado dos patrões, decretando a requisição civil no dia 12 de agosto.

O sindicato argumentou que os serviços mínimos estavam a ser cumpridos, com os motoristas a fazerem oito horas de trabalho em vez das 14 ou 15 horas habituais, acusando o governo de lhes querer impor “serviços máximos”.

A greve acabou por ser desconvocada, mas os motoristas não desistiram e convocaram outra paralisação ao trabalho extraordinário e fins de semana para setembro. Entretanto, a pressão contra o sindicato chegava ao Ministério Público, que pedia a sua dissolução por irregularidades nos estatutos, previamente vistos e aprovados pelo Estado através da DGERT. Quanto a Pardal Henriques, o seu porta-voz que se tornou presença assídua nos telejornais do verão, anunciou o abandono dessa função para se candidatar a deputado em outubro nas listas do PDR, acabando por ficar longe da eleição.

Neste dossier:

2019: o ano nacional em revista

O ano está a chegar ao fim e é a altura de recordar alguns dos acontecimentos que marcaram a atualidade em Portugal ao longo de 2019. Dossier organizado por Luís Branco.

2019, o ano do fim da geringonça

O ano político português contou com eleições europeias e legislativas, ambas marcadas por derrotas da direita. Apesar da avaliação positiva do seu eleitorado, o PS decidiu pôr termo à experiência de governo baseada em acordos políticos à esquerda para o tempo da legislatura.

Passes mais baratos atraem passageiros aos transportes públicos

A diminuição do preço dos passes sociais foi uma das medidas mais emblemáticas para a recuperação de rendimentos de quem vive e trabalha nas áreas metropolitanas.

Nova Lei de Bases da Saúde resistiu ao recuo do PS e à pressão dos privados

No ano em que se comemoraram os 40 anos do SNS, as negociações à esquerda foram difíceis, mas resultaram numa nova Lei de Bases para substituir a do tempo de Cavaco Silva que estimulava os negócios privados, debilitando o Serviço Nacional de Saúde.

Crise da habitação agravou-se em Portugal

O preço das rendas e do valor das casas nas grandes cidades continuou a subir acima das possibilidades das famílias portuguesas. Expansão do alojamento local, benefícios fiscais a não residentes e financeirização da habitação estão por detrás de um problema que o governo parece não querer resolver tão cedo.

José Mário Branco, a voz da inquietação que nos deixou

2019 foi o ano em que nos deixou José Mário Branco, o músico, cantor e compositor que marcou a música portuguesa das canções de resistência ao fascismo até à nova geração do fado.

Greve feminista saiu à rua em protesto contra a justiça machista

Manifestações do 8 de março em várias cidades portuguesas foram a maior mobilização a que o país assistiu por parte do movimento de mulheres. Os acórdãos que desculpabilizavam agressores em casos de violência doméstica deram o mote aos protestos.

Greve dos motoristas acabou em requisição civil

Foi desta que os cuidadores informais viram aprovado o seu estatuto

Ao fim de anos de luta, as pessoas que cuidam de familiares viram o parlamento aprovar o estatuto que protege os seus direitos. Mas ainda há muito por fazer para trazer justiça e estas centenas de milhares de pessoas.

Inquérito às rendas da energia fez contas ao prejuízo para os consumidores

O parlamento concluiu o inquérito às rendas da energia e o país ficou a conhecer melhor como é que os vários governos ajudaram a EDP a tirar vantagem da sua posição de monopólio à custa dos contribuintes.