Está aqui

Cultura

Morreu Terry Jones, artesão do absurdo e crítico da guerra

22 de Janeiro, 2020 - 17:57h

Membro do famoso grupo britânico Monty Python, Terry Jones faleceu esta terça-feira aos 77 anos, vítima de uma forma rara de demência. Para além da comédia, da poesia, dos documentários, da história e da literatura infantil foi uma voz ativa contra a guerra no Iraque.

Captain Beefheart (1941-2010)

Memórias: Captain Beefheart

15 de Janeiro, 2020 - 22:08h

No dia 15 de janeiro de 1941, nasceu Don Van Vliet ou Captain Beefheart. Foi um músico e pintor norte-americano. Durante a sua vida, manteve uma sequência prolífica de esboços e pinturas. Por António José André.

facebook

Porque é que as pessoas saem do Facebook (e o que isso nos diz sobre o futuro das redes sociais)

12 de Janeiro, 2020 - 22:25h

Apesar do seu sucesso económico e da sua popularidade, alguma coisa parece estar a acontecer no reduto original do Facebook. Por Mark Whitehead.

Supremo revoga decisão e especial Porta dos Fundos volta a estar disponível

Supremo revoga decisão e especial Porta dos Fundos volta a estar disponível

10 de Janeiro, 2020 - 19:38h

O Supremo Tribunal Federal do Brasil fala no direito à liberdade de expressão ao revogar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Especial A Primeira Tentação de Cristo volta assim a poder ser exibido na plataforma Netflix.

Cláudio Torres vai receber Medalha de Mérito Cultural

9 de Janeiro, 2020 - 21:13h

O arqueólogo será distinguido com a Medalha de Mérito Cultural devido à sua vida dedicada à investigação histórica e ao património cultural. O Campo Arqueológico de Mértola é também referido como fator de desenvolvimento sustentável.

Mural Sonoro faz dez anos

Mural Sonoro comemora dez anos

5 de Janeiro, 2020 - 15:07h

Celebramos este mês dez anos de existência da plataforma Mural Sonoro https://www.muralsonoro.com/, webmagazine de natureza cultural, informativa e científica que criei na passagem do ano 2010 para o ano 2011. Por Soraia Simões de Andrade.

Cineclube da Casa do Brasil em Lisboa nasce e vai trazer cinema político

3 de Janeiro, 2020 - 12:30h

A partir do dia 8, a Casa do Brasil em Lisboa inicia um novo projeto: um cineclube para refletir sobre o Brasil atual e discutir criticamente o cinema que aí se faz. A temática da imigração será outra das linhas da programação deste novo espaço.

Julio Calzada Mazzei

Legalização no Uruguai: “O nosso objetivo era desmercantilizar estas substâncias”

30 de Dezembro, 2019 - 08:55h

O sociólogo Julio Calzada dirigiu a Junta Nacional de Drogas durante a implementação do modelo de regulação da canábis. Diz que a aplicação da legalização no Uruguai “foi um êxito”, mas deixa críticas à falta de proatividade do atual governo do país em solucionar algumas das dificuldades na implementação do sistema. Entrevista de Luís Branco a Julio Calzada Mazzei, publicada em fevereiro na revista Esquerda.

“Não houve um aumento significativo no consumo de canábis no Colorado”

28 de Dezembro, 2019 - 10:50h

É conhecida como a “marijuana czar” do Colorado. Nomeada em julho de 2018 para coordenar a política de canábis do governo do Estado, esteve envolvida enquanto vice-diretora na coordenação da política para a canábis desde 2014, quando abriram as primeiras lojas legais. Entrevista de Luís Branco a Dominique Mendiola, publicada na revista Esquerda.

O lírio da morte

25 de Dezembro, 2019 - 16:43h

"Ainda me recordo das feições de todas elas. Se fechar os olhos, consigo ouvir-lhes as gargalhadas. Tenho o dom de pôr as pessoas a rir, mesmo nas situações mais trágicas. Evidentemente, nos últimos tempos, já não riam; nem sequer me olhavam." Conto de Gabriela Ruivo Trindade publicado na revista Esquerda.

A Revolução Cubana vista em O Irlandês

24 de Dezembro, 2019 - 09:49h

De passagem, o filme de Martin Scorsese aborda a estratégia da máfia, ao apoiar a invasão na Baía dos Porcos. Para recuperar os seus lucrativos cassinos e prostíbulos, criminosos e governo Kennedy armaram anticastristas. O fracasso foi retumbante. Por Gustavo Barbosa.

Ilustração de Tiago Tavares

Relvas há só um

23 de Dezembro, 2019 - 22:02h

"Relvas tinha um talento invulgar, irrequieto, prodigioso: um traço e uma marca reconhecíveis à distância, uma cultura incomum. Era um pesquisador frequentemente obsessivo de cada pormenor que desenhava. E era sobretudo um criador voraz de episódios e situações e personagens, crónica voraz dos dias em que fomos felizes, mas também dos outros." Artigo de Viriato Teles publicado na revista Esquerda.

Imagem da autoria de Tiago Tavares

O imbróglio das identidades e da política socialista

23 de Dezembro, 2019 - 17:31h

A perda de energia transformadora da esquerda “tradicional” não pode justificar qualquer recuo que abandone a luta pela convergência de identidades abrangentes na luta popular. Artigo de Francisco Louçã publicado na revista Esquerda.

O diálogo entre cristãos e marxistas no nosso tempo

21 de Dezembro, 2019 - 10:52h

Sob o pontificado de Francisco, a possibilidade de diálogo entre a esquerda socialista e o cristianismo parece ter ganho um estatuto de alguma “naturalidade”. O que já foi um campo interdito por anátemas mútuos parece ter passado a ser uma possibilidade sem estranheza demasiada. Artigo de José Manuel Pureza publicado na revista Esquerda.

Imagem do quadro a Revolução de Fabián Cháirez.

Quadro de Zapata efeminado agita México

19 de Dezembro, 2019 - 23:35h

Agressões, ameaças de morte, manifestações e até uma intervenção presidencial. O quadro “A Revolução” de Fabian Chairez gerou controvérsia ao retratar o herói revolucionário de forma efeminada. O pintor jura que não queria polémica e que apenas pintou as suas inquietações sobre estereótipos de masculinidade.

Exposição de Pedro Lopes mostra fotos dos concertos dos Xutos

18 de Dezembro, 2019 - 13:59h

“Quando de Lisboa a Bragança eram 9 horas de distância [1985-1988]” pode ser vista no espaço Popular Alvalade, em Lisboa, até 28 de dezembro.

Enquanto a guerra durar de Alejandro Amenábar

Fui ao Jardim da Celeste… e o que foste lá fazer?

17 de Dezembro, 2019 - 16:10h

Dois filmes muito interessantes, com títulos invulgares e sugestivos. Ambos sobre factos históricos contemporâneos. Enquanto a guerra durar de Alejandro Amenábar e Comportem-se como Adultos de Costa Gravas. Por Luísa Cabral

Anna Karina em 1994 em Villandraut - foto de Philippe Luzarey/wikipedia

Morreu Anna Karina (1940-2019)

15 de Dezembro, 2019 - 23:41h

A atriz e cantora morreu no passado sábado aos 79 anos, vítima de cancro. Anna Karina ficou célebre como símbolo da Nouvelle Vague e pelos papéis que fez, nomeadamente em filmes de Jean-Luc Godard.

Conta-me como é: veja aqui todos os episódios

14 de Dezembro, 2019 - 15:00h

O Esquerda.net fez sketches humorísticos sobre trabalho temporário, outsourcing, pensões, clima e propinas. A série chama-se "Conta-me como é". Veja aqui todos os vídeos.

Tiago Rodrigues, diretor do Teatro Nacional D. Maria II, em março de 2018.

Prémio Pessoa 2019 para Tiago Rodrigues

13 de Dezembro, 2019 - 14:38h

Atual diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues tem 42 anos e um percurso já longo enquanto professor, ator, dramaturgo, encenador e produtor teatral. Esta sexta-feira foi-lhe atribuído o prémio Pessoa, que distingue o trabalho nas áreas da Cultura, Ciência, Artes e Literatura.

Caretos de Podence.

Caretos, do Carnaval de aldeia a património cultural da humanidade

12 de Dezembro, 2019 - 19:51h

Os caretos de Podence foram declarados esta quinta-feira, em Bogotá, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No nordeste transmontano chocalhou-se para festejar a distinção.

Morna declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade

11 de Dezembro, 2019 - 19:38h

O Comité da UNESCO fez esta quarta-feira em Bogotá o anúncio da classificação da “música rainha” de Cabo Verde como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Made in Bangladesh: o grito sindical das costureiras que fazem a nossa roupa

11 de Dezembro, 2019 - 15:29h

Mesmo quando não consegue evitar alguma ingenuidade, Made in Bangladesh deixa bem clara a sugestão de que deveremos ver um pouco para além do apelo da etiqueta. Por Paulo Portugal.

Pátria: personagens que, abarcando o mundo à volta, quase o sonegam

9 de Dezembro, 2019 - 23:01h

O conflito não passa para segundo plano, porque é inerente ao eixo central da acção, mas o leitor perde-se nas vidas das personagens, montadas enquanto gente, não enquanto engrenagem da narrativa. As feridas que as décadas foram largando pelos anos vão aparecendo aos poucos, atando as pontas, construindo uma constelação em cada personagem. Por Ana Bárbara Pedrosa.

João Teixeira Lopes.

"As classes médias são o principal excitante do discurso político dominante"

8 de Dezembro, 2019 - 22:29h

O Observatório das Desigualdades entrevistou João Teixeira Lopes sobre o novo livro “Classes Médias em Portugal: Quem são e como vivem”, em co-autoria com Francisco Louçã e Lígia Ferro.

Páginas

TV.Esquerda

200659041089183

Ativistas pelo clima manifestaram-se hoje em frente ao Ministério das Finanças exigindo Empregos pelo Clima.