Está aqui

Cultura

O Bloco propõe que o valor do apoio passe de 1 para 1,5 IAS.

Bloco quer trabalhadores da Cultura pagos a 100% em caso de espetáculos cancelados

19 de Janeiro, 2021 - 12:01h

O projeto de lei pretende corrigir o decreto-lei do estado de emergência, alargando também o valor e as atividades elegíveis para o acesso ao apoio extraordinário para trabalhadores da Cultura.

Mesquita Qarawiyyin, Fez, imagem recortada para destacar a mesquita, Foto de xiquinhosilva de Cacau (recortada por Robert Prazeres)/wikimedia

Segredos do passado

16 de Janeiro, 2021 - 18:00h

O historiador Justin Marozzi publicou um monumental estudo sobre os “Impérios Islâmicos”. O livro, que evita conclusões simplistas ou apologéticas, limita-se a abrir uma janela sobre os segredos do passado. Texto de Francisco Louçã

Sé de Lisboa.

Especialistas defendem integração de vestígios muçulmanos na Sé de Lisboa

15 de Janeiro, 2021 - 12:46h

De acordo com o Conselho Nacional de Cultura, estes vestígios devem ser integrados na Sé de Lisboa, sendo necessárias alterações ao projeto de recuperação e valorização do monumento.

“Qual é o resultado do mapeamento feito ao setor pela DGArtes”, estudo que terá terminado a 31 de outubro e que “continuamos sem conhecer”, questiona Sara Barros Leitão.

Cultura: “Precisamos que os apoios reflitam as necessidades territoriais”

12 de Janeiro, 2021 - 19:11h

Num conjunto de audições no Parlamento, as organizações representativas criticaram a fragilização do tecido cultural através da centralização dos apoios nos centros urbanos. E criticaram o regulamento proposto pelo Governo.

"Quantos trabalhadores foram apoiados no âmbito do PEES para a Cultura em 2020?", questionam as deputadas.

Cultura: Bloco questiona Governo sobre os apoios do PEES

12 de Janeiro, 2021 - 15:32h

Até hoje, o Governo não publicou os resultados deste programa de apoio, onde previa alcançar 18 mil potenciais beneficiários. Face ao novo confinamento, o Bloco quer saber quais serão os novos apoios para os trabalhadores da cultura.

Da série Quel pedra, 2017, por Pauliana Pimentel.

O Impossível Museu

12 de Janeiro, 2021 - 13:58h

Do mesmo modo como não é equacionável fazer um museu da história da ciência que terminasse num planisfério em que o sol e todos os corpos celestes girassem à volta da terra, não é admissível pensar a expansão portuguesa e a europeia dissociadas das narrativas dos ocupados e dos vencidos. Artigo de António Pinto Ribeiro. 

“Acontece que o governo foi alertado para este facto há meses e chegou a dizer que reconhecia o problema e que ía tomar medidas. Porque é que nada fez ainda!?”, questiona a associação.

Plateia quer “regras justas sobre cancelamentos e adiamentos" de atividades culturais

11 de Janeiro, 2021 - 21:56h

A associação apela para que o governo recupere as regras de cancelamento que obriguem entidades públicas a manter os pagamentos previstos.

Frame do filme

“Vitalina Varela” foi votado por críticos como quarto melhor filme em língua estrangeira

11 de Janeiro, 2021 - 09:36h

Na votação dos críticos dos EUA o filme “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, foi o quarto melhor em língua estrangeira pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos.

O regime de apoio à programação proposto pelo Governo, não financiando custos fixos das estruturas, cria também uma confusão perigosa entre o financiamento da Rede e o apoio à criação independente, uma perversidade que colocaria em causa a criação artística no país.

Os equívocos em torno da Rede de Teatros e Cineteatros

10 de Janeiro, 2021 - 10:56h

Foram necessários nove anos para o projecto ganhar maioria na Assembleia da República e a regulamentação proposta pelo Governo para implementação da Rede, agora em discussão pública, faz adivinhar que serão necessários outros nove para corrigir as opções tomadas. Artigo de Tiago Ivo Cruz.

Khalida Jarrar, prisioneira política na prisão de Damon desde outubro de 2019.

Carta de Khalida Jarrar ao Festival de Literatura «Palestine Writes» escrita da prisão

9 de Janeiro, 2021 - 19:55h

Kahlida Jarrar escreveu, na prisão de Damon onde se encontra detida desde outubro de 2019, esta carta que foi lida no Festival de Literatura Palestine Writes pelas suas filhas Suah e Yafa.

O documentário será ainda exibido em várias sessões e cidades do país ao longo deste ano, com debates em torno da problemática do racismo.

Documentário sobre os 30 anos do SOS Racismo ocupa Padrão dos Descobrimentos

9 de Janeiro, 2021 - 19:01h

A mostra de “30 anos, olhares sobre o racismo”, será no próximo dia 14 de janeiro, numa parceria entre a associação e o DocLisboa, no Padrão dos Descobrimento, “um dos símbolos mais visíveis do colonialismo português”.   

Simone de Beauvoir: A liberdade é a nossa substância

9 de Janeiro, 2021 - 09:56h

Simone de Beauvoir nasceu a 9 de janeiro de 1908. Neste texto percorro algumas ideias que considero centrais em O Segundo Sexo, no que elas tiveram de transformador na época em que foram enunciadas e no que elas têm de fecundo na análise de questões dos tempos em que vivemos. Por Andrea Peniche.

Soledad Barrett Viedma (1945-1973) - foto do portal Vermelho

Uma noite com Soledad Barrett

8 de Janeiro, 2021 - 22:13h

Há 48 anos, a resistência à ditadura militar brasileira perdia Soledad Barrett Viedma (1945-1973), traída e entregue à morte, aos 28 anos, pelo próprio companheiro, José Anselmo dos Santos, o Cabo Anselmo, de quem estava grávida. Artigo de Urariano Mota

Estátua a George Orwell. Foto de Ben Sutherland/Flickr.

Os livros de George Orwell entraram no domínio público

8 de Janeiro, 2021 - 14:07h

Várias editoras nacionais aproveitaram para lançar edições de livros icónicos como 1984 e a Quinta dos Animais.

Carl Schmitt.

A política do liberalismo autoritário

7 de Janeiro, 2021 - 21:44h

Liberalismo não é sinónimo de liberdade. Carl Schmitt, antes de aderir ao nazismo, foi o filósofo desse liberalismo autoritário que com o seu “estado de urgência económica” abriu caminho a Hitler. Por Grégoire Chamayou.

Profissionais da Cultura marcam protesto nacional para dia 30

7 de Janeiro, 2021 - 19:36h

“Na Rua Pelo Futuro da Cultura” é nome da iniciativa de várias estruturas representativas do setor. Apoios para quem trabalha a recibos verdes serão “ainda menores” e com “acesso mais condicionado do que os que existiram em 2020”, denunciam.

João Cutileiro na exposição pós-pop, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2018.

Morreu João Cutileiro

5 de Janeiro, 2021 - 11:06h

O escultor morreu esta terça-feira, em Lisboa, aos 83 anos. Criador de obras tão incontornáveis quanto polémicas, quebrou cedo com o academismo do Estado Novo num trabalho voluptuoso sobre a pedra. Marisa Matias diz que "morreu um mestre, um grande homem e um anti-fascista". 

"Este filme não é apenas mais um filme o que ele representa importa". 

Petição reclama nova versão portuguesa de "Soul"

5 de Janeiro, 2021 - 09:43h

A adaptação para português do filme de animação da Disney sobre a cultura musical e a comunidade afro-americana nos EUA não incluiu qualquer ator afro-descendente para dar voz aos personagens. 

Isaac Asimov (1920 - 1992)

Isaac Asimov (1920 - 1992)

3 de Janeiro, 2021 - 22:00h

No dia 2 de janeiro de 1920 nasceu Isaac Asimov. Foi um escritor norte-americano de origem russa. Considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX, cuja linguagem simples abriu as portas das descobertas científicas para um público leigo. Por António José André.

Adorno. Ilustração de Tim Robinson para o The Nation.

As cicatrizes da democracia: Theodor Adorno e as crises do liberalismo

2 de Janeiro, 2021 - 20:38h

Para Adorno, a democracia não é uma realidade plena que o fascismo danificou; é um ideal que ainda não foi realizado e que, enquanto trair sua promessa, continuará a gerar movimentos de ressentimento e rebelião paranoica. Por Peter E. Gordon.

Carlos do Carmo (1939 - 2021)

1 de Janeiro, 2021 - 10:17h

O fadista faleceu esta manhã no hospital de Santa Maria, em Lisboa, aos 81 anos. Com 55 anos de carreira, e considerado “um expoente máximo” da cultura nacional, o artista estava afastado dos palcos desde novembro de 2019.

Ritmos Tradicionais Mirandeses - Imagem do facebook

Livro e CD dos sons dos instrumentos de percussão do Planalto Mirandês

30 de Dezembro, 2020 - 15:30h

Um músico e um jornalista elaboraram um livro e um CD que pretende contribuir para a divulgação dos instrumentos de percussão que normalmente acompanham a gaita de foles mirandesa. Os textos do livro estão em mirandês, português e inglês.

Fotogaleria de esquerda.net.

463 artistas requereram apoio na segunda fase do Fundo de Solidariedade com a Cultura

28 de Dezembro, 2020 - 11:59h

O resultado das candidaturas à segunda fase do Fundo de Solidariedade com a Cultura só sairá em janeiro. A crise vivida no setor, desde a declaração do primeiro estado de emergência, já levou à criação de dois grupos de ajuda alimentar.

Divulgado mais de meio milhão de processos da purga franquista no ensino

27 de Dezembro, 2020 - 22:45h

A ditadura espanhola acusou os professores de serem responsáveis por inocularem na sociedade "o vírus republicano". Alguns profissionais ficaram sem salário durante, pelo menos, ano e meio ou foram expulsos de forma definitiva. Outros foram fuzilados.

John Le Carré, 12 de junho de 2017 – Foto da embaixada da Alemanha em Londres/flickr

Le Carré, o maior escritor britânico do pós-guerra

25 de Dezembro, 2020 - 10:49h

Em outubro de 2019, o autor deixou um recado: os seus velhos espiões cansados são, como nós, testemunhas do desencantamento do nosso tempo. Artigo de Francisco Louçã

Páginas