Está aqui

Cultura

“O feminismo dos 99% é a alternativa anticapitalista ao feminismo liberal”

19 de Agosto, 2018 - 16:30h

A poucos meses de lançar, juntamente com Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya, o Manifesto para um feminismo dos 99%, Cinzia Arruzza explica as razões do manifesto e fala da nova vaga de lutas feministas à escala internacional.

O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Mais guerras, menos armas? Hummm...

19 de Agosto, 2018 - 14:42h

 José Manuel Rosendo apresenta aqui o tema da sua sessão no Fórum Socialismo 2018, que tem lugar no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Leituras: O Nervo Óptico

18 de Agosto, 2018 - 21:20h

O romance da escritora argentina María Gainza associa quadros da sua vida a quadros de pintores expostos em museus no seu país e noutros lados do mundo. Por Almerinda Bento.

O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

A democracia líquida e a estratégia Matrioska: será que os russos determinam as eleições por todo o lado?

18 de Agosto, 2018 - 17:32h

Francisco Louçã apresenta aqui o tema da sua sessão no Fórum Socialismo 2018, que tem lugar no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

A sublime diva do soul que inspirou o movimento pelos direitos civis

A sublime diva do soul que inspirou o movimento pelos direitos civis

16 de Agosto, 2018 - 17:09h

A cultura musical fica a dever a Aretha Franklin ter trazido o extasiante fervor pentecostal para a música popular, desafiando os limites das vozes contemporâneas. Artigo de Leah Kardos.

O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Futebol, neoliberalismo e cultura de massas

16 de Agosto, 2018 - 16:10h

José Luís Garcia e Rahul Kumar estarão no Fórum Socialismo 2018, a realizar-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Tendo sido influenciado por Breton, Ducjhamp, Miró, Dali e Chirico, mostrou a sua irreverência, subvertendo a realidade a partir das coisas simples do dia-a-dia.

Memórias: René Magritte

15 de Agosto, 2018 - 11:44h

No dia 15 agosto de 1967, morreu René Magritte. Foi um pintor surrealista belga, que deixou uma extensa obra artística. Foi influenciado por Breton, Ducjhamp, Miró, Dali e Chirico, mas mostrou a sua irreverência subvertendo a realidade a partir das coisas simples do dia-a-dia. Por António José André.

Originalmente publicado em democracynow.org

Protestos em Gaza no meio de mortífera repressão israelita. Chomsky: “EUA devem acabar com o apoio aos assassinos”

14 de Agosto, 2018 - 21:56h
Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre a relação de Israel com Gaza. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

“O Último Cabalista de Lisboa”

12 de Agosto, 2018 - 17:26h

Um livro [de Richard Zimler] duro, tremendo mesmo. Para além da violência que foi aquela matança de cerca de dois mil cristãos-novos no Rossio naquela Páscoa de 1506, sente-se o medo, a desconfiança, a suspeita, o cheiro do lixo, do esterco, da sujidade de Lisboa. Por Almerinda Bento.

Fotografia: website da Câmara Municipal de Pombal

Habitats seminaturais da mata nacional de Leiria - que futuro?

12 de Agosto, 2018 - 16:15h

A Mata Nacional de Leiria foi, até ao incêndio de outubro de 2017, a maior e mais emblemática floresta litoral de Portugal continental, constituída maioritariamente por pinheiro-bravo. Por Sónia Guerra, que estará no Fórum Socialismo 2018, em setembro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Originalmente publicado em democracynow.org

Chomsky condena viragem de Israel à extrema-direita e a nova lei do “Estado-nação judaico”

12 de Agosto, 2018 - 10:17h

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre as políticas de Israel. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.  

História do movimento LGBTI – uma encruzilhada de oportunidades

9 de Agosto, 2018 - 23:54h

Preferimos não falar da homofobia. Preferimos ignorar que sair à rua de mão dada com alguém, não é o mesmo para mim, gay, ou para ti, heterossexual. Que sair do armário em Lisboa é diferente de sair do armário em Leiria. Por Bruno Maia, que estará no Fórum Socialismo 2018.

"Mulher à Beira de uma Largada de Pombos"

9 de Agosto, 2018 - 09:57h

Um belo livro, de Maria Jorgete Teixeira, de onze contos inspirados em poemas de José Afonso, sendo o último o epílogo a que deu o título “Mulheres”, que sintetiza a diversidade das mulheres, o coração desta colectânea. Por Almerinda Bento.

Originalmente publicado em democracynow.org

Noam Chomsky: “A sobrevivência da vida humana está em risco devido às alterações climáticas e armas nucleares”

8 de Agosto, 2018 - 11:04h

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre as políticas de Trump. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

Fotografia: TV KLELE, televisão comunitária na Guiné-Bissau.

Televisão comunitária como meio de desenvolvimento

7 de Agosto, 2018 - 21:37h

A TV Comunitária é uma alternativa e, porque não, um complemento, às emissões feitas pelas estações de TV comercial e pública. Por Andrzej Kowalski, que estará no Fórum Socialismo 2018, a realizar-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Originalmente publicado em democracynow.org

OS EUA devem melhorar as relações com a Rússia e desafiar a expansão da NATO

6 de Agosto, 2018 - 17:24h

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre um encontro realizado em Helsínquia entre Putin e Trump, as alterações climáticas e a nova lei “estado-nação judaico” de Israel. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

"Todos devemos ser Feministas" e o conto "Casamenteiros"

6 de Agosto, 2018 - 15:27h

Um livrinho magnífico da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma excelente prenda, um magnífico ponto de partida para uma conversa sobre o que é ser feminista, ou sobre o patriarcado, ou como os estereótipos condicionam a nossa forma de ver o mundo! Por Almerinda Bento.

Ana Santos estará no Fórum Socialismo 2018, que se realiza no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Reprodução social e financeirização

5 de Agosto, 2018 - 17:06h

Há muito que as economistas feministas vêm chamando a atenção para as questões da reprodução social, isto é, para as relações sociais e as atividades envolvidas na reprodução dos seres humanos e da sua força de trabalho. Por Ana Santos, que estará no Fórum Socialismo 2018.

"Os Loucos da Rua Mazur"

4 de Agosto, 2018 - 17:26h

Por que é que um livro é incómodo, polémico, alvo de cartas abertas… Digo livro e podia dizer obra de arte, mas neste caso estou a referir-me ao último livro de João Pinto Coelho, galardoado com o Prémio Leya 2017. Por Almerinda Bento.

Os protestos estudantis começaram 72 dias antes do massacre de 2 de outubro

México: O início do movimento estudantil de 1968

31 de Julho, 2018 - 23:15h

Os protestos estudantis começaram 72 dias antes do massacre de 2 de outubro, em que a polícia e o exército mataram centenas de estudantes a tiro. Antes de outubro, as forças armadas ocuparam e tomaram estabelecimentos do Ensino Superior.

Fotografia: Esquerda.net

A oficina da canção (IV): o sofisma da oposição forma-conteúdo

29 de Julho, 2018 - 17:55h

A música não permite escapar à concretude da matéria sonora. Por José Mário Branco, que estará no Fórum Socialismo 2018, que se realiza no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

As suas reportagens a cores do Sahara, dos tuaregues e da vida animal, foram publicadas pela revista "National Geographic". O seu trabalho teve grande projeção. George Rodger morreu no dia 24 de juho de 1995.

Memórias: George Rodger  

29 de Julho, 2018 - 17:22h

No dia 24 de julho de 1995, morreu George Rodger. Foi um fotógrafo britânico, cujo trabalho teve grande projeção. Foi um dos fundadores da agência "Magnum Photos". Por António José André.

Fotografia: Esquerda.net

A oficina da canção (III): no canto não há neutralidade

29 de Julho, 2018 - 16:06h

As canções são, como qualquer forma de arte, um meio de expressão de sentidos e de emoções. Na música, como em qualquer linguagem, o descompromisso leva à solidão e ao embrutecimento. Por José Mário Branco, que estará no Fórum Socialismo 2018, que se realiza no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Fotografia: Esquerda.net

A oficina da canção (II): criação partilhada em diferido

28 de Julho, 2018 - 18:03h

As condições materiais da gravação de canções em disco determinam decisões estéticas, técnicas e éticas. É um tripé que cai fatalmente se lhe faltar um dos pés. O produtor (“producer”) decide, através do ‘como’, ‘o quê’ passa para o lado de lá. Por José Mário Branco, que estará no Fórum Socialismo 2018, que se realiza no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Fotografia: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Um exemplo de arte e resistência: mulheres fotógrafas na Palestina

28 de Julho, 2018 - 11:04h

Sofia Roque estará no Fórum Socialismo 2018, que se realiza no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. A fotografia e a Palestina serão o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado.

Páginas