Está aqui

Cultura

Jacques Brel, 1962 – Foto de Jac. de Nijs / Anefo - Edited version of Nationaal Archief, https://commons.wikimedia.org/

Memórias: Jacques Brel

8 de Abril, 2021 - 17:02h

No dia 8 de abril de 1929 nasceu Jacques Brel, em Bruxelas (Bélgica). Foi um cantor, compositor, ator e diretor de cinema belga francófono. As suas músicas atravessaram o tempo e as fronteiras. Por António José André.

Cena de Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore no qual é retratada a censura.

Acaba censura de filmes por “razões morais e religiosas” na Itália

7 de Abril, 2021 - 18:05h

O ministro da Cultura vai substituir a lei de 1914 por uma nova em que serão os realizadores a atribuir classificações etárias aos seus próprios filmes, que depois serão verificadas por uma comissão.

5º edição do Festival Política regressa a Lisboa

Festival Política regressa a Lisboa em abril

7 de Abril, 2021 - 12:14h

“Fronteiras” é o tema do Festival Política deste ano, a decorrer no cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 22 e 25 de abril. O programa inclui cinema, cara-a-cara com deputados, teatro de André Murraças, poesia de Valério Romão e José Anjos, humor de Carlos Pereira, entre outras propostas. Todas as sessões são gratuitas. 
 

Peter Lindbergh, Head on a Stand (Head without a Skull) and other Sculptures, Paris, 2017. Foto: Peter Lindbergh Foundation

As imagens de Lindbergh sobre os corpos de Giacometti em exposição no Porto

6 de Abril, 2021 - 19:11h

A exposição “Alberto Giacometti – Peter Lindbergh. Capturar o Invisível”, com fotografias de Lindbergh sobre as obras do escultor, é inaugurada a 15 de abril no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

 “Catarina e a beleza de matar fascistas” na reabertura do Teatro D. Maria II

“Catarina e a beleza de matar fascistas” na reabertura do Teatro Nacional D. Maria II

6 de Abril, 2021 - 11:12h

Após mais de três meses de encerramento, o Teatro Nacional D. Maria II retoma a programação no dia 19 de abril com a peça de Tiago Rodrigues. No dia seguinte, sobe a palco “Tempo para refletir”, de Ana Borralho e João Galante. 
 

Sankofa.

Sankofa: “Acredito que a poesia falada pode curar"

6 de Abril, 2021 - 10:30h

Artivista e feminista, Sankofa tem desenvolvido a recitação interventiva ou spoken word como arte para a reflexão crítica, ao mesmo tempo que dá apoio jurídico em defesa dos direitos laborais das trabalhadoras domésticas em Luanda. Entrevista de André  Soares.

Rede Portuguesa de Museus integra mais três museus

5 de Abril, 2021 - 22:03h

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, o Museu Municipal de Vidigueira, em Beja, e o Museu de Neorrealismo, em Lisboa, passam a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
 

Mário Viegas no programa "Palavras Vivas"

Mário Viegas morreu há 25 anos

1 de Abril, 2021 - 08:55h

No dia 1 de Abril de 1996, morreu Mário Viegas. Ator, encenador e declamador, foi um exemplo de insubmissão, uma figura, uma voz, um trabalho que deixou saudades. Por António José André.

Retrospetiva de Paula Rego na Tate Britain, em Londres

Tate Britain expõe retrospetiva de Paula Rego no verão

30 de Março, 2021 - 11:25h

A pintora Paula Rego vai estar em destaque na galeria Tate Britain, em Londres, entre 7 de julho e 24 de outubro. Será a maior e mais abrangente da sua carreira.
 

Trabalhadores da Cultura solicitam reunião urgente ao Governo

30 de Março, 2021 - 08:39h

Para as estruturas representativas de profissionais da área cultural, está em causa o apoio social extraordinário ao setor, anunciado como universal mas do qual muitos trabalhadores estão a ser excluídos.

Palavras em Tempos de Crise, Luis Sepúlveda, imagem da capa do livro editado por Porto Editora

Leituras: Palavras em Tempos de Crise, Luis Sepúlveda

27 de Março, 2021 - 12:21h

Embora abarcando temas muito diversos, o facto de ter sido escrito em 2012, faz com que muitos dos artigos deste “Palavras em Tempos de Crise” sejam verdadeiros manifestos de um homem de esquerda. Por Almerinda Bento

Na central do Porto, o Conselho de Administração terá colocado um segurança à porta do serviço para impedir o piquete de ver a possível substituição de trabalhadores.

Primeiro dia de greve nas centrais técnicas da RTP com adesão de 100%

20 de Março, 2021 - 22:03h

Os trabalhadores das centrais técnicas da RTP de Lisboa e do Porto cumprem hoje o primeiro de quatro dias de greve contra a “paralisia absurda” das carreiras, a falta de recursos humanos e a “decadência” de equipamentos.

Lisboa: Queres filmar o teu bairro?

20 de Março, 2021 - 14:10h

Com “O Meu Bairro é Lisboa”, a Apordoc e a Câmara Municipal de Lisboa convidam lisboetas a apresentar ideias de curta-metragens sobre os seus bairros. Os projetos selecionados terão acompanhamento na realização e estreia no Cinema São Jorge.

Apoios aos trabalhadores da Cultura tardam em sair do papel

19 de Março, 2021 - 13:02h

Estruturas representativas dos trabalhadores do sector da cultura criticam os atrasos. José Soeiro refere que os apoios “deveriam ter sido para ontem”.

Há 150 anos, a Comuna de Paris

18 de Março, 2021 - 15:35h

O povo parisiense levantou-se para resistir a um golpe e acabou a auto-governar-se. O que se passou nesses 72 dias antes do movimento ser esmagado de forma sangrenta ainda hoje inspira os movimentos emancipatórios em todo o mundo. O Esquerda.net publica este fim-de-semana um dossier sobre este tema.

Estatuto dos trabalhadores da Cultura não dispensa apoios de emergência

18 de Março, 2021 - 14:02h

No Antena Aberta de hoje, o deputado bloquista José Soeiro referiu que agora é necessário “ter respostas de emergência". Os atuais apoios sociais "em muitos casos não estão à altura da situação”, alerta.

Elis Regina.

Memórias: Elis Regina

17 de Março, 2021 - 19:55h

No dia 17 de março de 1945, nasceu Elis Regina. Foi uma das grandes vozes da MPB, com incursões pelo jazz, rock, bossa nova e samba. Por António José André.

Pormenor da capa do livro Memórias Coloniais. Foto de Almerinda Bento.

Leituras: Caderno de Memórias Coloniais, Isabela Figueiredo

16 de Março, 2021 - 12:36h

Sem rodriguinhos, a narradora traz-nos capítulos breves que são como flashes, diapositivos do colonialismo e da vida colonial. Por Almerinda Bento.

Cinema: Beast International Film Festival começa no dia 24 de março

Cinema: Beast International Film Festival começa no dia 24 de março

16 de Março, 2021 - 11:26h

A quarta edição do festival decorre este ano exclusivamente online, na plataforma Filmin. Entre 24 de março e 4 de abril vão ser disponibilizadas 60 produções cinematográficas de países do leste europeu, com destaque para a Roménia. O programa estende-se depois até junho, com sessões presenciais no Porto. 
 

Arquivo da Ephemera no Barreiro. Foto da Ephemera.

Historiadores querem abertura do arquivo do PCP

14 de Março, 2021 - 22:14h

Fernando Rosas, João Madeira, João Arsénio Nunes, José Pacheco Pereira e Maria Fernanda Rollo

fizeram um abaixo-assinado dirigido ao partido defendendo a consulta destes documentos com “relevância para o percurso histórico de Portugal Contemporâneo”.

Teatro Ódeon ocupado. Foto de @zanavant/Twitter.

Intermitentes da Cultura ocupam teatros em França

11 de Março, 2021 - 20:00h

Vários teatros estão ocupados pelos trabalhadores, que exigem ajudas à criação artística e condições para reabrir em segurança as salas de espetáculos.

Cine-teatro Império. Foto via Biblioteca de Arte Gulbenkian/Flickr.

Promoção do cinema tem “brutais assimetrias” no território

10 de Março, 2021 - 20:55h

O coletivo de seis festivais agora formado - de Coimbra, Açores, Viana, Avanca, Olhão e Melgaço - tem por missão combater as “brutais assimetrias” no financiamento do ICA para os programas de literacia fílmica, concentradas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Exposição "Deslaçar um tormento" dedicada às obras de Louise Bourgeois, em Serralves desde dezembro de 2020. Foto de Estela Silva, via Lusa.

Um ano depois, Tribunal ouve educadores de Serralves

9 de Março, 2021 - 13:01h

Os educadores da Fundação, declarados como falsos recibos verdes pela ACT, confirmaram no Tribunal do Porto que sempre estiveram integrados numa hierarquia, com posto de trabalho e equipamento da instituição. 

Capa do livro Uma bomba a iluminar a noite do Marão.

Leituras: Uma bomba a iluminar a noite do Marão, Daniela Costa

7 de Março, 2021 - 13:33h

A autora reconstitui a memória do assassinato do padre Max e de Maria de Lurdes há 45 anos, um crime de ódio à liberdade e à democracia. Por Almerinda Bento.

Fantasmas do Império: “O cinema colonial é património comum”

6 de Março, 2021 - 12:59h

Ariel de Bigault coloca perante nós um século de imagens do colonialismo português. Somos confrontados com a ficção da propaganda, difundida pelos cineastas do regime, e a realidade da ocupação, da dominação e da guerra colonial. E os seus tabus. Por Mariana Carneiro.

Páginas

TV.Esquerda

465286618017971

O deputado bloquista José Maria Cardoso voltou a criticar as propostas do PS e PSD, aprovadas com abstenção de PCP e PAN, que limitam a participação das listas de cidadãos nas eleições autárquicas.