Está aqui

Cultura

"Fato Macaco". Imagem da Câmara Municipal de Setúbal.

“Fato Macaco” um documentário que dá voz às vidas e lutas de bairros populares de Setúbal

21 de Maio, 2022 - 17:00h

Rui Paixão, o clown que foi estrela do Cirque du Soleil lançou-se no desafio de tornar as lutas e os moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo em protagonistas de um filme que terminou este semana as gravações.

Memórias: Mario Benedetti

17 de Maio, 2022 - 18:11h

No dia 17 de maio de 2009, morreu Mario Benedetti. Foi um escritor uruguaio, que nunca deixou de acreditar na utopia. Por António José André.

Viseu: a Sementeira faz dez anos

16 de Maio, 2022 - 14:44h

A iniciativa cultural do Bloco de Esquerda Viseu realiza-se de 8 a 16 de Julho no centro histórico da cidade e promete “exposições, concertos, recitais, teatro, dança, tertúlias, debates, workshops e oficinas, projeção de filmes, apresentações de livros e muito mais”. Notícia do Interior do Avesso.

Inscrições abertas para a visita guiada de 21 de maio à “Setúbal Revolucionária”

15 de Maio, 2022 - 12:43h

Setúbal foi protagonista de alguns dos acontecimentos sociais e políticos que mais marcaram a História do século XX português. O Abril é Agora lança o convite para uma visita guiada com Albérico Afonso por este passado recente.

Lingui – Os Laços Sagrados: O corpo e a liberdade de escolha

14 de Maio, 2022 - 11:48h

O último filme do argumentista e realizador Mahamat-Saleh Haroun, exibido no ano passado em Cannes e agora nas nossas salas de cinema, traz uma história de solidariedade feminina. Por Paulo Portugal.

Festival de Teatro Académico de Lisboa regressa de 12 a 21 de maio

12 de Maio, 2022 - 20:52h

Depois de uma edição cancelada em 2020 e online em 2021, o FATAL está de volta para a sua 21ª edição. Irão participar 11 grupos de teatro académico de Norte a Sul do país para apresentar 14 espetáculos com entrada livre por várias salas da cidade. Por Jorge Tabuada.

FITEI leva 16 espetáculos a Porto, Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo

11 de Maio, 2022 - 21:32h

Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) arrancou esta terça-feira no Teatro Nacional São João, no Porto. Decorre até 22 de maio e mantém o formato ‘streaming’.

Nova edição de “Novas Cartas Portuguesas” chega às livrarias esta terça-feira

10 de Maio, 2022 - 08:44h

A edição, da Dom Quixote, tem capa dura e inclui um caderno com fotografias de Jorge Horta, irmão de Maria Teresa Horta, que “acompanhou de perto diversos momentos deste tempo e o processo judicial de que as autoras foram alvo”.

Mato Seco em Chamas é o grande vencedor do IndieLisboa 2022

9 de Maio, 2022 - 17:47h

Num feito inédito no festival, o filme de Adirley Queirós e Joana Pimenta sagrou-se o melhor filme nas duas principais categorias. Veja aqui os outros premiados. Por Paulo Portugal.

"Não apaguem os nossos rastos!", o documentário que é "uma obra militante"

7 de Maio, 2022 - 16:34h

A cantora Dominique Grange, uma das vozes do Maio de 68, está no centro do novo documentário de Pedro Fidalgo. Nesta entrevista ao Esquerda.net, o realizador fala do filme que estreia em Portugal esta semana, da atualidade das lutas e do poder das canções de protesto.

Karl Marx, estátua - fotos de vermelho.org

Dia Mundial da Língua Portuguesa e Marx

7 de Maio, 2022 - 11:20h

No mais recente 5 de maio, ocorreram o dia mundial da língua portuguesa e o dia do nascimento de Karl Marx. Então fico neste difícil impasse: entre os dois fundamentais o que fazer? Por Urariano Mota

Imagem de divulgação da peça “Ai o Medo que (Nós) Temos de Existir!”

Teatro das Beiras recebe: “Ai o Medo que (Nós) Temos de Existir!”

5 de Maio, 2022 - 14:50h

A peça conta os anos que se seguiram à Revolução dos Cravos, desde a descoberta da liberdade e da democracia, às primeiras eleições livres, às conquistas de direitos de cidadania e de justiça social, ao acabar com a Guerra Colonial, à luta contra os golpes que os saudosos do Estado Novo iam perpetrando. Por Interior do Avesso.

Memórias: Karl Kraus

28 de Abril, 2022 - 11:22h

No dia 28 de abril de 1874, nasceu Karl Kraus. Foi um escritor e jornalista austríaco. É considerado um dos maiores escritores satíricos em língua alemã do século XX. Por António José André.

Capa do livro Reconstituição Portuguesa.

Artistas transformam Constituição fascista em poesia de Abril

24 de Abril, 2022 - 20:32h

Virar o lápis azul da censura contra si próprio e criar poesia, pegar na Constituição de 1933 e fazer surgir dela palavras de liberdade "Reconstituição Portuguesa" é um livro de vários artistas com lançamento neste 25 de Abril.

“Novas Cartas Portuguesas” e julgamento das Três Marias sobem ao palco em Lisboa

21 de Abril, 2022 - 11:14h

Com a peça “Ainda Marianas”, que estará em cena  a partir de 21 de abril no Teatro Nacional D. Maria II, Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu pretendem convocar uma reflexão em torno da memória coletiva de um país, da sua gente e do seu tempo.

  Daniel Celentano, Festival, 1934. (Smithsonian American Art Museum)

Sim, o poder corrompe. Por isso os socialistas querem democratizar a sociedade

17 de Abril, 2022 - 18:53h

Alguns dizem que o socialismo não funcionaria porque a natureza humana é egoísta e/ou porque o poder corrompe. Contudo, estes argumentos não contrariam, a necessidade do socialismo. Antes pelo contrário. São razões para procurarmos democratizar todas as esferas da sociedade. Por Ben Burgis.

As autoras das Novas Cartas Portuguesas no seu julgamento.

50 anos das “Novas Cartas Portuguesas”

16 de Abril, 2022 - 20:30h

Maria Teresa Horta diz-se “perplexa” com a atenção que a obra tem atraído no estrangeiro. Ana Luísa Amaral diz que em Portugal continua a ser um livro “incómodo” porque “fala contra o racismo, contra o sexismo, contra o fascismo, é um libelo contra a guerra colonial”.

Paulo Freire homenageado em livro no seu centenário

13 de Abril, 2022 - 21:04h

"Paulo Freire Centenário: Um educador no mundo" compila artigos publicados pelo educador em Portugal e no Chile. O sociólogo chileno Fernando de La Quadra é um dos organizadores e faz aqui uma breve recensão do livro.

Exposição “Proibido por inconveniente”, Materiais das censuras no Arquivo Ephemera -  Edifício do Diário de Notícias em Lisboa, de 7 a 27 de abril de 2022

“Só existe aquilo que o público sabe que existe”

13 de Abril, 2022 - 09:54h

Da autoria de Salazar, o mote é auto explicativo. As exposições valem pelo conteúdo, por aquilo que mostram e dão a conhecer. Não fosse assim, desconhecendo o papel da censura, poder-se-ia imaginar que se inventava. Ora, Portugal não era um jardim à beira-mar plantado, q.e.d. Por Maria Luísa Cabral

Desobedoc 2022 regressa ao Cinema Trindade, no Porto, entre 22 e 25 de abril

DESOBEDOC de regresso ao Porto entre 22 e 25 de abril

11 de Abril, 2022 - 20:30h

O Desobedoc está de volta e regressa ao Cinema Trindade, no Porto, entre 22 e 25 de abril. O programa completo será apresentado no próximo dia 15 de abril, às 10h30, em conferência de imprensa com a equipa responsável e com Catarina Martins.

Pier Paolo Pasolini. Foto publicada no Insider.pt.

Pier Paolo Pasolini – Uma desesperada vitalidade

11 de Abril, 2022 - 15:11h

O centenário do nascimento do cineasta e o ciclo que está a decorrer na Cinemateca são os pretextos para Paulo Portugal revisitar a obra de um autor que soube cruzar poesia com as imagens.

Comemorar 50 anos de Liberdade

10 de Abril, 2022 - 16:04h

50 anos de liberdade ou uma vida. Indispensável recordar, para compreender e arrumar ideias. Inaugurei as minhas comemorações, indo visitar PRIMAVERAS ESTUDANTIS (Museu da Ciência). A estupefacção foi tamanha que resolvi reunir este conjunto de notas.

Informação em tempo de guerra: como evitar a manipulação?

9 de Abril, 2022 - 16:04h

Numa guerra transmitida em direto e que também se trava nas redes sociais, o jornalismo volta a enfrentar velhos e novos desafios. O Esquerda.net ouviu a opinião de Pedro Caldeira Rodrigues e Diana Andringa.

Memórias: Babatunde Olatunji

6 de Abril, 2022 - 22:22h

No dia 6 de abril de 2003, morreu Babatunde Olatunji. Foi um percussionista e ativista social nigeriano. As suas posições políticas progressistas são descritas em "A Batida do Meu Tambor", uma autobiografia com prefácio de Joan Baez. Por António José André.

"Estética, resistência e melancolia". Imagem de divulgação do espetáculo publicada pelo Teatro Nacional de São João.

Estética, resistência e melancolia vão ao palco no Teatro Carlos Alberto

4 de Abril, 2022 - 20:31h

O espetáculo do Teatro Experimental do Porto nasce a partir da obra de Peter Weiss que o autor Rui Pina Coelho considera um "baú de memórias das lutas da esquerda europeia" para refletir sobre arte e política, verdade e camaradagem.

Páginas

TV.Esquerda

535798674769748

Bloco, Livre e vereadora Paula Marques, eleita pelos Cidadãos por Lisboa, apresentaram uma proposta para que qualquer alteração da ciclovia da Almirante Reis seja fundamentada com um estudo técnico que revele as soluções mais vantajosas para transportes públicos, ciclistas e trânsito automóvel.