Está aqui

Cultura

Zé Pedro.

Zé Pedro Rock’n’roll, uma vida inteira a dar-nos música

24 de Outubro, 2019 - 00:02h

O documentário Zé Pedro Rock’n’Roll foi exibido em estreia mundial no DocLisboa, na secção Heart Beat. Agora só falta a descoberta pelos fãs do líder dos Xutos & Pontapés.

O Teatro Maria Matos foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1969

Teatro Maria Matos faz 50 anos, mas continua fechado

23 de Outubro, 2019 - 00:03h

O Teatro Maria Matos em Lisboa foi inaugurado há 50 anos. Há menos de dois anos a vereadora da Cultura decidiu a sua concessão a privados. O teatro está encerrado numa guerra que continua em tribunal. O Bloco defende a anulação da concessão, como explica em vídeo o deputado municipal Tiago Ivo Cruz.

Mário Branquinho: “O CineEco é um ato de resistência”

22 de Outubro, 2019 - 16:58h

Um concurso de vídeo promovido por Mário Branquinho em 1994 acabaria por lançar a semente para o único festival de cinema ambiental em Portugal – o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, e um dos mais antigos. Artigo de Paulo Portugal.

Cartaz da exposição “Your money and your life” de Claire Fontaine.

Claire Fontaine: arte feminista sobre lucro e objetificação para ver em Lisboa

21 de Outubro, 2019 - 21:33h

Inaugura esta terça-feira na Galeria Avenida da Índia, em Lisboa, uma exposição do coletivo feminista Claire Fontaine. “Your money and your life” apresenta um conjunto de obras que pretendem refletir sobre o lucro e objetificação do ser humano.

Fotografia: página de Facebook do autor

Geovani Martins: “Um mosaico possível do Rio de Janeiro”

19 de Outubro, 2019 - 23:14h

O esquerda.net entrevistou Geovani Martins, autor carioca, a propósito do seu livro de contos “O sol na cabeça”, recentemente publicado em Portugal. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Fiama Hasse Pais Brandão: a censura de “O Museu”

18 de Outubro, 2019 - 13:58h

O tom absurdista da peça dificulta a sua análise, na medida em que, para além de não haver grandes relações dialógicas até nos próprios diálogos, se torna difícil descortinar as intenções da autora. No entanto, são mostrados dois grupos numa relação conflitual, em que um está submisso ao outro, recebendo acriticamente as suas instruções, viabilizando acontecimentos que servem os interesses do segundo. Por Ana Bárbara Pedrosa.

“Nenhum ditador merece uma vírgula das minhas mãos”

17 de Outubro, 2019 - 18:31h

O Esquerda.net falou com Mário Lúcio Sousa, cantautor, pintor, poeta, romancista, ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, a respeito do seu último livro publicado em Portugal, “O diabo foi meu padeiro”. A entrevista focou-se no campo de concentração do Tarrafal, onde se passam as ações do romance. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Capa do livro Um Muro no Meio do Caminho. Porto Editora.

Julieta Monginho vence prémio Fernando Namora com romance sobre migrantes

16 de Outubro, 2019 - 14:45h

O romance “Um Muro no Meio do Caminho” venceu por unanimidade o Prémio Literário Fernando Namora. Nele, Julieta Monginho retrata passagem dos migrantes pelo Mediterrâneo. “Um livro que, sob a forma de um olhar simultaneamente afetuoso e triste, nos revela a face de uma humanidade perdida de si mesma”.

Foto de Paulete Matos.

Apoios às Artes: Júris criticam insuficiência de verbas nos concursos

13 de Outubro, 2019 - 13:53h

Os júris dos concursos bienais do programa sustentado de apoio às artes, para 2020-2021, são unânimes ao afirmarem que os montantes disponíveis são manifestamente insuficientes em função das candidaturas.

Manifesto pela Cultura, abril 2018, foto Manuel Almeida/Lusa

Apoios às artes: 60% das candidaturas elegíveis sem financiamento

11 de Outubro, 2019 - 15:55h

Os resultados para o concurso de Apoio Sustentado Bienal da dgARTES, publicados esta sexta-feira, revelam que 60% das candidaturas elegíveis ficaram sem financiamento devido à falta de verbas. 

Fiama Hasse Pais Brandão: a censura de “O Testamento”

11 de Outubro, 2019 - 10:12h

"A peça de Pais Brandão sugere que não pode haver espectadores na vida, que toda a gente tem de intervir em tudo o que à vida pública diz respeito, e é por isso que peça e vida se confundem, mostrando a autora que em tudo há relações dialógicas". Por Ana Bárbara Pedrosa.

Sérgio Godinho vence prémio da SPA

10 de Outubro, 2019 - 16:51h

O álbum “Nação Valente” valeu ao cantor e compositor a distinção com o Prémio Pedro Osório por parte da Sociedade Portuguesa de Autores.

Fotografia: página de Facebook do Prémio Nobel

Nobel da Literatura para Olga Tokarczuk e Peter Handke

10 de Outubro, 2019 - 12:39h

Depois da polémica que envolveu um escândalo sexual em 2018, e que resultou na não atribuição do prémio, este ano, a Academia sueca divulgou os  nomes dos vencedores de 2018 e 2019. Olga Tokarczuk e Peter Handke foram os laureados.

“A não assinatura de Bolsonaro é para mim um segundo Prémio Camões”

9 de Outubro, 2019 - 21:52h

Jair Bolsonaro deu a entender que não assinará o diploma do Prémio Camões que Chico Buarque venceu este ano. Cerimónia será em Portugal, mas ainda não tem data marcada.

Queer Porto regressa com Stonewall, VIH e Beyoncé

Queer Porto regressa com Stonewall, VIH e Beyoncé

9 de Outubro, 2019 - 09:53h

De 16 a 20 de outubro, a quinta edição do festival de cinema queer da cidade do Porto comemora os 50 anos dos motins de Stonewall com 30 filmes em exibição, debates e festas.

Afonso Reis Cabral vence prémio José Saramago

Afonso Reis Cabral vence prémio José Saramago

8 de Outubro, 2019 - 13:40h

Prémio foi atribuído pelo livro Pão de Açúcar, segundo romance do autor de 29 anos, que conta a história do assassinato de Gisberta Salce Júnior e dos jovens que a mataram.

Joaquin Phoenix no filme "Joker"

Joker: Riso a chorar, assim renasce o retro-vilão

8 de Outubro, 2019 - 11:22h

É um Joker bem diferente, este que Joaquin Phoenix compõe no filme homónimo de Todd Phillips. Artigo de Paulo Portugal, no Festival de San Sebastian.

Bong Joon Ho

Bong Joon Ho: ”A pobreza ainda existe na nossa sociedade”

6 de Outubro, 2019 - 17:15h

O filme Parasitas chegou esta semana às salas portuguesas, após vencer o Festival de Cannes. A nossa conversa com o realizador desta sátira da atual sociedade coreana aconteceu poucas horas antes de saber que seria o laureado com a Palma de Ouro. Entrevista de Paulo Portugal.

Pólo Museológico, Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes (imagem exterior)

Memória dos sítios e História: a propósito do Estado Novo e sua museologia

5 de Outubro, 2019 - 21:27h

Num país com parcos recursos, não se devem multiplicar os museus históricos de âmbito nacional, cada um referente à sua época. É tempo de pensar nisso. Artigo de Miriam Halpern Pereira

capa do livro

Luísa Costa Gomes vence prémio Urbano Tavares Rodrigues

5 de Outubro, 2019 - 14:58h

O romance Florinhas de Soror Nada valeu à escritora o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2019, instituído pela Fenprof.

 

Mário Lúcio Sousa e o pão feito pelo diabo

4 de Outubro, 2019 - 11:16h

O seu carácter (quase) documental em nada sonega o interesse e a importância de uma magistral construção literária. A literatura faz, assim, o que só ela pode fazer: dá a alguém, através de um livro, um murro no estômago, e de inquietude. Um romance corpóreo e contundente. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Cartaz da peça Locker Room Talk.

Locker Room Talk, a conversa machista vai do balneário até ao palco

2 de Outubro, 2019 - 20:52h

A peça de Gary McNair, Locker Room Talk, é apresentada esta sexta e sábado no Mosteiro São Bento da Vitória. A companhia mala voadora traz-nos uma obra que dá voz feminina a discursos machistas e misóginos.

"A Herdade" é ficção com muitas ligações a uma realidade histórica contemporânea

“A Herdade” e o atavismo marialva

2 de Outubro, 2019 - 11:05h

O filme recentemente estreado "A Herdade" conta vários dramas, sobretudo o da incapacidade para perceber o sentido da história e das mudanças que, em vésperas do 25 de Abril de 1974, começavam a ganhar uma velocidade inusitada. Por Maria do Carmo Bica

Foto de bailarina.

Concurso de apoio bienal às artes está atrasado

1 de Outubro, 2019 - 16:05h

A Direção-Geral da Artes não cumpriu o prazo do concurso de apoio às artes para os anos de 2020-2021. As entidades culturais manifestam preocupação com este incumprimento. A associação de profissionais de artes cénicas Plateia ironiza aconselhando a ministra a verificar os lembretes do telemóvel “de vez em quando”.

Ken Loach

Ken Loach: “A relação da Netflix com o cinema é como a da McDonalds com a comida”

30 de Setembro, 2019 - 16:27h

O veterano realizador britânico falou ao esquerda.net sobre o seu mais recente filme Sorry We Missed You, que nos traz vidas marcadas pela precariedade laboral. Mas também do Brexit e da necessidade de governos de esquerda na Europa. Entrevista de Paulo Portugal, no Festival de San Sebastian.

Páginas

TV.Esquerda

1216822161847754

A segunda edição da Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+ teve lugar este domingo sob o mote “Que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver (para todxs)”.