Está aqui

Cultura

Ramada Curto em 1961. Foto do Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Ramada Curto, 60 anos depois

4 de Dezembro, 2021 - 13:54h

Advogado de causas sindicais, ministro socialista, resistente anti-fascista mais tarde. Continuou até ao fim da vida “a ser socialista, a pensar socialista” e a defender a liberdade, de organização sindical, de imprensa e política. Por Miguel Pereira.

The Druithaib’s Ball. Foto de Arts Council of Northern Ireland/Twitter.

Array Collective: Arte ativista ganha Prémio Turner

3 de Dezembro, 2021 - 18:07h

Uma instalação artística pelos direitos reprodutivos e a denunciar as chamadas “terapias de reorientação sexual” venceu o mais prestigiado prémio de arte contemporânea britânico.

John Reed.

Como a revolução mexicana transformou John Reed num “vermelho”

30 de Novembro, 2021 - 08:51h

Antes dos Dez dias que abalaram o mundo, Reed cobriu a revolução mexicana que foi fundamental para a sua visão do mundo. O que podia ter sido o seu bilhete para a fama foi afinal a sua ponte para o radicalismo. Porque quando John Reed foi para o México, foi para a guerra de classes. E nunca mais voltou. Por Meagan Day.

Associações reiteram críticas ao Estatuto dos Profissionais da Cultura

29 de Novembro, 2021 - 18:44h

O diploma agora publicado mantém todas as falhas estruturais para as quais as associações alertaram em julho, nomeadamente a ausência de qualquer estratégia de combate à precariedade no setor.

Máscaras de Carlos Ferreira na X Bienal da Máscara – Foto de Movimento da Terra de Miranda | Facebook

Mais de 30 rituais com máscara podem ser candidatos a património da UNESCO

29 de Novembro, 2021 - 11:25h

A candidatura está a ser avaliada pela Direção-Geral do Património e abrange 30 rituais de Trás-os-Montes, Salamanca e Zamora. Artigo publicado em Interior do Avesso

Ken Loach rejeita prémio do Festival de Turim

27 de Novembro, 2021 - 12:01h

O realizador britânico Ken Loach rejeitou o prémio do Festival de Turim devido às políticas de precarização e outsourcing dos trabalhadores do festival.

Greve contra precariedade na Casa da Música com forte adesão

26 de Novembro, 2021 - 12:49h

Falsos contratos a termo e recibos verdes, horários abusivos, salários baixos e sem progressão nas carreiras, uma administração que inventa fórmulas para avaliar trabalhadores e administradores nomeados pelo Estado que ficam calados na única reunião com trabalhadores. Nada mudou com a nova administração da Casa da Música. 

"O Ano da Morte de Ricardo Reis" filme de João Botelho

“O Ano da Morte de Ricardo Reis” vence prémio de cinema em Itália

24 de Novembro, 2021 - 16:50h

O filme do realizador João Botelho, que tem por base o romance de José Saramago com o mesmo título, recebeu o prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D’Oro, em Palermo (Itália).

Reinauguração da Casa Serralves com Rui Moreira, Graça Fonseca, Ana Pinho, António Costa e Rui Vilar. Foto de José Coelho, Lusa.

Serralves: Recondução de Ana Pinho contraria Agenda do Trabalho Digno, acusam educadores

24 de Novembro, 2021 - 15:55h

O primeiro-ministro terá pessoalmente intervindo para alterar os estatutos da Fundação de forma a permitir que Ana Pinho seja reconduzida num terceiro mandato à frente da Fundação. A ACT concluiu que os educadores tinham direito a contrato de trabalho mas a administradora recusou. Artigo de Tiago Ivo Cruz.

Vendedora ambulante e empregada doméstica. Também na foto, Teófilo Braga, chefe do governo, a caminho de casa. Ilustração Portuguesa, 1910, 24 de Outubro - Arquivo fotográfico Muncipal de Lisboa, cota: JBN002298

Cem anos da greve das criadas

23 de Novembro, 2021 - 22:32h

Há cem anos, as empregadas domésticas de Lisboa revoltaram-se contra a imposição de uma caderneta cadastral. Formaram o seu primeiro sindicato e, perante a violência e os preconceitos da República burguesa e patriarcal, avançaram para o que hoje se chamaria "visibilidade". Por Jorge Costa.

Museu de Nova Iorque devolve à Nigéria três obras saqueadas

23 de Novembro, 2021 - 14:52h

Investigação apurou que os artefactos tinham sido saqueados pelas forças britânicas em 1897. Protocolo com a Nigéria vai tentar apurar a origem de outras peças da coleção do museu.

CALDEIRA, Arlindo Manuel – Mulheres enclausuradas. As ordens religiosas femininas em Portugal nos séculos XVI a XVIII. Alfragide: Casa das Letras, 2021

“É tempo de abalarmos para o convento”

23 de Novembro, 2021 - 09:39h

Abalamos para os conventos, sim, e que viagem surpreendente. A que me refiro? Ao livro de Arlindo M. Caldeira Mulheres enclausuradas. As ordens religiosas femininas em Portugal nos séculos XVI a XVIII. Artigo de Maria Luísa Cabral.

Simone de Beauvoir. Foto: Wikimedia Commons.

Simone de Beauvoir, capitalismo e emancipação da velhice

21 de Novembro, 2021 - 18:57h

A ansiedade do início da vida social encontra a sua possível correspondência na angústia do fim da vida social. Simone de Beauvoir apela aos idosos para que se juntem à luta desta juventude rebelde e trabalhem em conjunto para desafiar o sistema. Pois "a reivindicação só pode ser radical: mudar a vida". Por Alexandre Féron.

Ignacio Martín-Baró. Foto da página de Facebook dedicada ao autor.

Martín-Baró, mártir da psicologia da libertação latino-americana

20 de Novembro, 2021 - 21:54h

A 16 de novembro de 1989, o jesuíta Martín-Baró foi executado no Massacre da UCA em El Salvador. O seu exemplo de compromisso com as lutas do povo e o seu pensamento crítico a todo tipo de fatalismo continuam a inspirar os que desejam construir novos futuros. Por Pablo Pamplona.

“Alcindo” venceu Grande Prémio Caminhos do Cinema Português

20 de Novembro, 2021 - 20:27h

O documentário sobre o assassinato de Alcindo Monteiro por um grupo de skinheads, no Bairro Alto, a 10 de junho de 1995, conquistou o maior galardão do Festival. Para além do Grande Prémio, o filme de Miguel Dores conquistou o Prémio Universidade de Coimbra – Melhor Documentário.

Pormenor da capa de Joyful Militancy.

Pode haver alegria nas nossas lutas? Militância e ligações interpessoais

20 de Novembro, 2021 - 11:27h

Há um elemento de obrigação no trabalho militante que também implica o gasto duma energia considerável. Mas ligarmo-nos uns aos outros parece ser uma das formas de contrabalançar o esgotamento geral. Por Véronique Bontemps e Céliane Svoboda.

Pormenor do cartaz da peça Rasgar Silêncios.

“Rasgar Silêncios”, um espetáculo contra a indiferença da violência doméstica e de género

18 de Novembro, 2021 - 23:08h

A peça parte de textos escritos por mulheres vítimas de violência doméstica e de género em sessões de escrita autobiográfica. Estreia a 25 de novembro na Covilhã. Por Interior do Avesso.

Começam hoje as celebrações do centenário de José Saramago

16 de Novembro, 2021 - 17:06h

José Saramago faria 100 anos no dia 16 de novembro de 2022. Ao longo do próximo ano, terão lugar diversas iniciativas que assinalam a vida e obra do autor de obras como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, “Memorial do Convento”, “Ensaio Sobre a Cegueira” ou “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. 

Filme: Ordem Moral

Filme "Ordem Moral" distinguido com três Prémios Autores 2021

16 de Novembro, 2021 - 09:58h

A Sociedade Portuguesa de Autores anunciou no sábado os vencedores deste ano dos Prémios Autores. Entre os premiados encontra-se o filme “Ordem Moral", as atrizes Lúcia Moniz e Ana Moreira bem como a música dos Clã e de Benjamim. 

Cartaz do 27º Finta.

Finta 2021: Está a decorrer a festa do Teatro na ACERT

12 de Novembro, 2021 - 10:12h

O festival de teatro conta com peças vindas de Espanha e do Brasil, assim como a estreia do espetáculo “Ela”, da companhia da ACERT, Trigo Limpo, sobre o amor no feminino. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Memórias: Miriam Makeba

10 de Novembro, 2021 - 21:21h

No dia 10 de novembro de 2008, faleceu Miriam Makeba. Foi uma cantora sul-africana e ativista na luta pelos direitos humanos e contra o racismo.  Por António José André.

"Maria do mar" de José Leitão de Barros (1930). Fotografia: Porto/Post/Doc

Porto/Post/Doc regressa este mês

10 de Novembro, 2021 - 09:48h

Entre 20 e 30 de novembro decorre a 8ª edição do festival de cinema Porto/Post/Doc. “As filhas do fogo” de Pedro Costa, “Maria do mar” de José Leitão de Barros e “Don’t go gentle” de Mark Archer são algumas das obras em exibição no Porto. 

Estátuas no Museu Antropológico do México. Foto de DEZALB/Pixabay.

México protesta contra leilões de arte pré-colombiana em França

9 de Novembro, 2021 - 11:51h

O governo mexicano pretende que as peças anteriores à colonização lhes sejam restituídas. A ministra da Cultura defende que estas “não são artigos de luxo para decorar uma casa” e critica que “o património cultural se tenha tornado uma mercadoria, quando representa a identidade dos povos”.

Consumismo. Ilustração de Juanky Pamies Alcubilla/Flickr.

Como o neoliberalismo naturalizou o sofrimento e esvaziou a democracia

7 de Novembro, 2021 - 19:44h

O novo livro de Rubens Casara esmiúça como o projeto neoliberal substituiu o cidadão pelo consumidor despolitizado, retirando as pessoas dos ambientes coletivos para competirem entre si individualmente em espaços privatizados – e mostra por que o aprofundamento democrático precisa ser anticapitalista. Por Roberta Pedrinha.

Memórias: Manitas de Plata

5 de Novembro, 2021 - 10:53h

No dia 5 de novembro de 2014, morreu Manitas de Plata, o artista flamenco que vendeu mais álbuns durante a sua carreira de guitarrista. Por António José André.

Páginas

TV.Esquerda

907500660161092