Está aqui

Cultura

O escritor angolano Ondjaki é um dos subscritores da carta aberta solidária com os afro-americanos. Foto da Universidade de Guadalajara/Feira do Livro de Guadalajara/Flickr.

Escritores africanos exigem justiça face aos assassinatos raciais nos EUA

3 de Junho, 2020 - 09:08h

Em carta aberta, mais de uma centena de escritores, vários de língua portuguesa, insistem em dizer que, para além de escrever, também erguem “os punhos em solidariedade com todas as pessoas que recusam o seu silenciamento”.

Cultura está em "blackout" contra o racismo

2 de Junho, 2020 - 17:49h

O pontapé de saída foi dado pelo setor da música, mas rapidamente se estendeu a outras áreas. Vários artistas e entidades culturais publicaram esta terça-feira nas suas redes sociais uma imagem a negro com as hashtags #theshowmustbepaused e #blackouttuesday.

7 podcasts para crianças

7 podcasts para crianças

1 de Junho, 2020 - 09:00h

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, fazemos uma seleção de programas de rádio online destinados aos mais pequenos. Por Joana Louçã.

Herberto Helder.

Herberto Helder: livro censurado há 52 anos vai ser publicado

30 de Maio, 2020 - 23:22h

“Apresentação do Rosto”, um “auto-retrato romanceado” apreendido pela PIDE, vai finalmente poder ser lido a partir da próxima quinta-feira.

Larry Kramer tinha 84 anos.

Morreu Larry Kramer, histórico ativista pelos direitos das pessoas com VIH

28 de Maio, 2020 - 10:58h

Kramer ficou para a história do ativismo na área do VIH e SIDA pelo seu trabalho e fundação da Act Up, tendo servido de exemplo e mote para os movimentos políticos pelos direitos das pessoas com doença. Era também um reputado dramaturgo.

Cartaz de protesto do CENA-STE. Foto do facebook do sindicato.

Parados, nunca calados: trabalhadores da cultura marcam manifestação

27 de Maio, 2020 - 21:23h

Os efeitos da pandemia no setor foram “catastróficos” e o governo não os ouve. Por isso, o CENA-STE convocou um protesto para dia 4 de junho. Os trabalhadores denunciam ainda que há muitas salas de espetáculo sem condições para reabrir.

Torpor: já chegou a revista digital nascida na crise pandémica

25 de Maio, 2020 - 16:14h

Com o objetivo de ser "um espaço de ensaio", a revista digital Torpor procura captar o efeito que a crise pandémica e o confinamento tiveram "tanto nas artes como na vida".

Esta sexta-feira realizou-se a sessão online: A crise e o cinema

É fundamental assegurar um verdadeiro serviço público de Cultura

23 de Maio, 2020 - 10:00h

Durante o debate “A crise e o cinema”, João Salaviza, Cíntia Gil e Miguel Moraes Cabral destacaram que a “crise pandémica veio exacerbar os problemas que já existiam” e reclamaram medidas de urgência e uma política cultural estruturada e pensada a longo prazo.

Um terço das organizações da cultura conta perder 75% dos trabalhadores

Pandemia comprovou "fragilidade do tecido cultural português", diz Observatório

22 de Maio, 2020 - 18:59h

Resultados preliminares de estudo do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho indicam que metade dos profissionais da cultura sofreram perdas de receitas superiores a 75%.

Profissionais da cultura empunha cartazes em protesto

Profissionais da cultura protestaram em dezenas de cidades

22 de Maio, 2020 - 15:58h

As vigílias de quinta-feira juntaram milhares de profissionais da cultura em muitas cidades portuguesas. Veja aqui algumas das imagens publicadas nas redes sociais.

Protesto em frente à Assembleia da República. Fotografia de Fabíola Cardoso

E se tivéssemos ficado sem cultura? Profissionais das artes estão na rua

21 de Maio, 2020 - 11:30h

Depois de um manifesto e um protesto digital com milhares de imagens nas redes sociais, os profissionais envolvidos no setor da cultura saíram à rua esta quinta-feira. As pequenas vigílias marcarão o dia inteiro em 16 cidades portuguesas. 

Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga, foto do respetivo museu, retirada de museudearteantiga.pt

Vais ao museu? E o que vais lá fazer?

18 de Maio, 2020 - 19:00h

A propósito do Dia Internacional dos Museus, algumas reflexões. Os museus como os conhecemos estarão ultrapassados? De facto, não basta parecer, é preciso ser uma instituição patrimonial, com conhecimento cada mais profundo sobre as colecções e o público. Por Maria Luísa Cabral

Capa do primeiro número do Diário de Notícias.

Grupo de cidadãos quer preservar arquivo do Diário de Notícias

18 de Maio, 2020 - 13:04h

Fernando Rosas esclarece que se trata de classificar o espólio como património arquivístico protegido para impedir que seja vítima da situação financeira da empresa. Os ex-presidentes Jorge Sampaio e Ramalho Eanes e os jornalistas Adelino Gomes, José Carlos Vasconcelos e Diana Andringa também subscrevem.

Judith Butler. Foto de Andrew Rusk/Imagens Portal SESCSP/Flickr.

Judith Butler: a violência da negligência

17 de Maio, 2020 - 21:48h

A pandemia, a violência eugénica contra os mais desfavorecidos, a necessidade de solidariedade global e o novo livro da autora, A Força da Não-Violência, são os temas desta conversa com Francis Wade.

Luísa Moreira (1974-2020)

Luísa Moreira (1974-2020)

15 de Maio, 2020 - 17:00h

Morreu esta sexta-feira Luísa Moreira, ativista e produtora de espetáculos com uma carreira dedicada à dinamização das artes circenses em Portugal.

Plateia

Profissionais da cultura exigem mais apoios e soluções de fundo para o seu futuro

14 de Maio, 2020 - 18:00h

Várias organizações apresentaram exigências para o setor e afirmaram que a Linha de Apoio de Emergência às Artes é insuficiente. Querem mais apoios e a suspensão dos pagamentos de dívidas à Segurança Social e à Autoridade Tributária.

Inquérito da GDA confirma situação de grave crise dos profissionais das artes do espectáculo

11 de Maio, 2020 - 19:49h

Em média, por cada espectáculo cancelado, ficaram sem rendimento 18 artistas envolvidos, mais de um profissional de produção e mais de dois técnicos. Os números são de um inquérito lançado pela GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, durante o mês de Março.

Imagem de um dos vídeos do projeto Luta Livre.

Luta Livre: Luís Varatojo reinventa a música de intervenção

10 de Maio, 2020 - 11:05h

“As classes dominantes têm horror aos coletivos” é o refrão de uma das músicas do projeto Luta Livre. Luís Varatojo diz claramente ao que vem. Músicas que vincam posições e que se podem ouvir aqui.

Estúdio da Nós Televisión.

Canal televisivo da Galiza vai emitir reportagens do Esquerda.net

8 de Maio, 2020 - 13:04h

O Esquerda.net e a Nós Televisión celebraram esta semana um protocolo de colaboração para a emissão das reportagens vídeo naquela estação televisiva.

Cerca de 250 artistas criam manifesto por um lugar prioritário para a cultura

5 de Maio, 2020 - 18:15h

Um grupo de artistas, escritores, músicos e agentes culturais reuniu assinaturas e entregou esta segunda-feira aos órgãos de soberania um manifesto a defender que a Cultura não pode ficar esquecida após ter tido "uma importância central" na vida das pessoas durante a pandemia.

Right Now. Banner da Exposição

Underdogs inaugura exposição coletiva online com peças criadas em confinamento

5 de Maio, 2020 - 14:32h

"Right Now" inaugura a 15 de Maio no website da Underdogs com peças de 30 artistas feitas com recurso a materiais disponíveis nos seus locais de confinamento. 

Teatro vazio

Artistas lançam petição por um plano nacional de emergência

3 de Maio, 2020 - 15:00h

Propõem a criação de um Centro Cultural Online e de bolsas direcionadas aos diversos profissionais das artes que devem durante esse período produzir conteúdos para alimentar a plataforma digital, contribuindo para garantir o acesso à cultura.

#unidospelopresenteefuturodaculturaemportugal

Imagem em branco torna-se viral para exigir medidas urgentes na Cultura

1 de Maio, 2020 - 14:02h

Trabalhadores da Cultura e Artes juntam-se em apelo para responder às necessidades urgentes do setor.

imagem de Purple Sea

À descoberta das realidades que importam – no Visions du Réel

30 de Abril, 2020 - 12:47h

O festival (online e gratuito) Visions do Réel deu-nos a conhecer as realidades urgentes e arrebatadoras de Purple Sea, Davos e A Fome de Lázaro. Por Paulo Portugal.

Amor Fati

Cláudia Varejão e ‘Amor Fati’ na versão online do festival Visions do Réel

29 de Abril, 2020 - 23:41h

Em tempos de confinamento, as rimas íntimas de Amor Fati, de Cláudia Varejão, assumem-se como o mais inesperado haiku. Por Paulo Portugal.

Páginas

TV.Esquerda

291991511832840

Uma delegação do Bloco de Esquerda, com o deputado José Soeiro, esteve na Cervejaria Galiza em solidariedade com os trabalhadores deste estabelecimento do Porto. A Cervejaria continua a ser gerida pelos trabalhadores.