Está aqui

"Zé Pedro Rock n'Roll" vence prémio nos EUA

O documentário de Diogo Varela Silva sobre a vida do guitarrista dos Xutos e Pontapés ganhou o prémio de melhor longa-metragem internacional do festival Silicon Beach Film.
Visualização de Zé Pedro Rock n Roll no São Jorge.
Visualização de Zé Pedro Rock n Roll no São Jorge. Foto de Gonçalo Castelo Soares.

A produtora Hot Chilli Films anunciou que o prémio de melhor longa-metragem internacional do festival norte-americano Silicon Beach Film foi atribuído ao documentário "Zé Pedro Rock n'Roll", de Diogo Varela Silva.

O mesmo documentário ganhara antes o Prémio do Público do festival Doclisboa, o Prémio de Mérito nos Accolade Global Film Competition e nos Impact Docs Awards e de melhor documentário e de melhor longa-metragem, nos festivais Salto, no Uruguai, Mabig, na Alemanha, e Best Istanbul Film Fest, na Turquia.

"Zé Pedro Rock n'Roll" estreou-se em finais de julho e retrata a vida do guitarrista dos Xutos e Pontapés que faleceu em 2017. Utiliza entrevistas do próprio, imagens de concerto e depoimentos de músicos, familiares e amigos.

A descoberta do punk, a formação da banda que o tornou famoso e a sua história posterior, a sua relação com a música para além dos Xutos, quer nos outros projetos que abraça, quer enquanto criador de programas de rádio e divulgador, os problemas de saúde, fazem parte desta viagem.

Em entrevista à Lusa aquando da estreia, o realizador esclarecia que, com o seu filme, pretendia revelar "o porquê de o Zé Pedro ter sido o Zé Pedro, como chegou onde chegou, quais os impulsos que o levaram até onde ele foi". O filme aborda ainda a popularidade do músico que se explica, no entender do realizador, porque “ele percebia perfeitamente os fãs”.

Termos relacionados Cultura
(...)