Vice-Presidente da Câmara de Castelo Branco é suspeito de crime por venda de casas

José Augusto Alves, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, está indiciado por cometer crime de infidelidade enquanto provedor da Misericórdia. O presidente da Câmara, Luís Correia, estará prestes a perder mandato. Artigo publicado em Interior do Avesso
Castelo Branco - Foto Nt-castelobranco/wikipedia

Depois de o Tribunal Constitucional rejeitar mais um recurso para evitar a perda de mandato, Luís Correia, do PS, estará na iminência de o perder, por ter assinado três contratos com uma empresa do pai, como já noticiado pelo Interior do Avesso.

Quem o deverá substituir, o atual vice-presidente José Augusto Alves, foi agora indiciado de um crime de infidelidade, por negócios feitos enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (SCMCB), que lesaram esta IPSS e beneficiaram uma construtora. O crime é punível com pena de prisão de três anos. A acusação aponta coautoria com o tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (SCMCB), Carlos Ribeiro, e João Marques Pedro, dono da Sociedade de Contruções Beira Rocha.

Em causa está a venda, por parte dos arguidos, de três apartamentos da Misericórdia por um total de 51.500 euros. Os imóveis foram revendidos no mesmo dia por 67.500 euros. O Ministério Público (MP) contesta que a venda não foi precedida de avaliação oficial, nem publicitada, bem como não tenha sido dada preferência a um inquilino nem à câmara, que a poderia exercer por os apartamentos se situarem no centro da cidade.

Apesar dos indícios, o MP de Coimbra só poderá avançar com o processo se a Assembleia-Geral da Misericórdia apresentar queixa. O que não deverá ocorrer, segundo declarações do principal suspeito ao Jornal de Notícias que, mesmo sem querer responder, antes de desligar acabou por explicar que “o assunto está resolvido”, uma vez que a Assembleia-Geral da Misericórdia já decidiu não apresentar queixa.

Artigo publicado em Interior do Avesso

Termos relacionados Sociedade