Está aqui

Uma viagem através do cinema: 8 filmes portugueses que nos dão asas

Vários realizadores e realizadoras portuguesas disponibilizaram os links onde secretamente viviam alguns dos seus filmes. É de aproveitar, com ou sem pipocas. Por Catarina Alves. [Nota: alguns destes filmes foram disponibilizados online por tempo limitado, pelo que o link deixará de funcionar após esse período]
Imagem do filme Sophia, na Primeira Pessoa.
Imagem do filme Sophia, na Primeira Pessoa.

1. Água Mole

 https://vimeo.com/400210698

Que tal uma viagem com (ou sem) os miúdos até Trás-Os-Montes e ao Alto Douro? Esta curta-metragem  de animação documental conta-nos várias histórias de tradição popular narradas pelos poucos residentes de algumas aldeias nortenhas. Os desenhos cruzam-se com as vozes de senhoras e senhores e fazem-nos pensar na desertificação do interior e na preservação cultural. Um filme de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves.

2. Maria do Mar

 https://vimeo.com/showcase/6870452/video/398041713

Quem não dava tudo por um fim-de-semana com amigos e amigas numa casa de praia? Sol, mar, juventude, férias: tudo o que poderia acontecer na quinzena de Páscoa, só que não. A curta-metragem de João Rosas passeia-nos pela areia enquanto sorrimos das pequenas histórias banais ou dançamos ao som do mar. Um verão adolescente com direito a sestas em camas de rede.

3. Menina

https://vimeo.com/398076089

Como é que em 12 minutos compreendemos a vida numa família de classe média durante o Estado Novo? Assistindo a esta curta de Simão Cayatte. Qual o lugar da mulher? Em casa. Como deve ser? Prendada. Para que serve? Cuidar da casa e dos filhos. A vida de uma mulher fechada em casa e sem poder respirar - uma herança da qual nós ainda fazemos parte. Uma viagem a outros tempos para desconstruirmos os atuais.

4. Tragam-me a cabeça de Carmen M.

https://vimeo.com/312301122

Uma história do passado contada no presente, uma crítica à aparente vida bela e uma ode à real vida dura. "Americanizada" dizem uns, "traidora" outros, tropical em Portugal e exótica no Brasil: não faltam adjetivos para descrever a famosa cantora Carmen Miranda. Esta longa dirigida por Felipe Bragança e Catarina Wallenstein leva-nos a um Brasil do agora com uma narrativa de outrora.

5. Sophia, na Primeira Pessoa

https://ensina.rtp.pt/artigo/sophia-na-primeira-pessoa/?fbclid=IwAR0qRX_isnBhKvAUqsNYUXUcx-xq0DP6pFi7FXyyHm-AuNiFSBr4SNpagAs

Um documentário sobre Sophia de Mello Breyner contado pela própria. A voz feminina guia-nos por vídeos, fotografias, paisagens, como se ela própria tivesse realizado o filme. Uma forma pessoal de vermos a obra e vida da escritora num filme realizado por Manuel Mouzos para a RTP.

6. O Sapo e a Rapariga

https://vimeo.com/274255841?fbclid=IwAR0G2hratkxeFjpFA5PRSeQ3kF9I6fiu7DnJg5iDgub32qVY_tMGVpKGQzw

Uma adaptação para os tempos modernos do conto tradicional português "O Sapo e a Rapariga". A história de uma rapariga que tem de lavar a roupa mas a lavandaria está fechada... O cruzamento entre o moderno e o antigo, entrelaçado numa história de encantar sobre um sapo, delicadamente realizado por Inês Oliveira.

7. Os olhos do Farol

https://vimeo.com/170219842?fbclid=IwAR0MBPxpcMyAxPo0XGJLbCrz8834oQMYvPkY2__RQk1mLUWI1go1Endrumo

Filha de um faroleiro, o único amigo da rapariga é o mar: traz prendas, ondas e faz companhia. Uma curta de animação passeia-nos na costa portuguesa, entre imagens reais e desenhos animados. Uma caminhada na praia num fim-de-semana solarengo, mas a noite é escura, e nas grutas escondem-se medos... Uma obra de Pedro Serrazina.

8. Revolução Industrial

https://vimeo.com/showcase/6881818/video/134195160?fbclid=IwAR3LR22SYVlH1ZcLagdE9AZDqCuwe2W_BYMVXgPHSypuCUzziV7Whfx_Dgw

Numa viagem pela margem do Rio Ave conhecemos uma das regiões portuguesas onde a revolução industrial chegou. Entre fábricas cheias de gente, máquinas barulhentas, e edifícios abandonados onde outrora tantos trabalharam, conhecemos a história de um lugar - Vale do Ave - e das suas gentes. Um filme documental de Tiago Hespanha e Frederico Lobo.

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura
Comentários (1)