Está aqui

#FicaemCasa

Em tempo de confinamento, aqui não faltam sugestões de atividades e eventos culturais para assistir online.

Right Now. Banner da Exposição

Underdogs inaugura exposição coletiva online com peças criadas em confinamento

Maio 5, 2020

"Right Now" inaugura a 15 de Maio no website da Underdogs com peças de 30 artistas feitas com recurso a materiais disponíveis nos seus locais de confinamento. 

“Travar a violência doméstica” é o mote do debate online desta terça-feira

Maio 4, 2020

Às 21h30, Sandra Cunha, deputada do Bloco, Elisabete Brasil, presidente da FEM - Feministas em Movimento, e Cecília Honório, do gabinete da vereação do Bloco em Lisboa, juntam-se em direto a partir da página de facebook do esquerda.net. A sessão conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. 

Fotogaleria. Uma viagem ao 1º de Maio de 1974

Maio 1, 2020
Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.
imagem de Purple Sea

À descoberta das realidades que importam – no Visions du Réel

Abril 30, 2020

O festival (online e gratuito) Visions do Réel deu-nos a conhecer as realidades urgentes e arrebatadoras de Purple Sea, Davos e A Fome de Lázaro. Por Paulo Portugal.

Amor Fati

Cláudia Varejão e ‘Amor Fati’ na versão online do festival Visions do Réel

Abril 29, 2020

Em tempos de confinamento, as rimas íntimas de Amor Fati, de Cláudia Varejão, assumem-se como o mais inesperado haiku. Por Paulo Portugal.

VENCER A CRISE: Conferência online junta especialistas e ativistas entre 27 e 29 de abril

Abril 26, 2020

Os cerca de 90 convidados darão os seus contributos em áreas como a saúde, economia, direitos, habitação, educação, cultura, ciência, Europa, direitos laborais. A abertura, segunda-feira, estará a cargo de Marisa Matias. Transmissão em direto, a partir das 21h, no facebook, twitter e canal youtube do esquerda.net.

Bairro de lata da Quinta do Narigão, atual freguesia de Alvalade, 1969. Foto de Fernando Mariano Cardeira.

Galeria de uma ditadura

Abril 25, 2020
Esta fotogaleria, compilada por Mariana Carneiro, pretende dar a conhecer um pouco daquele que foi o quotidiano durante a ditadura do Estado Novo em Portugal: a repressão, a violência, a miséria, a fome, a guerra... Mas também a combatividade daquelas e daqueles que, por nós, conquistaram a Liberdade. Para que ninguém esqueça, para que ninguém branqueie, para que não se repita.

Todos os anos pela Primavera

Abril 25, 2020

Todos os anos, pela Primavera, se surpreende a olhá-los, a esses presos sobre quem – sem que sobre eles os anos passem, fixados para sempre, jovens, surpresos de liberdade e alegria, nesse ano mágico de 74 – ano após ano se abrem as mesmas portas da mesma prisão, com um olhar onde se misturam a emoção e a inveja. Por Diana Andringa.

Helena Pato em frente à prisão de Caxias a aguardar a libertação dos presos políticos, entre os quais José Manuel Tengarrinha, com quem era casada à época.

O dia 25 não foi o dia mais feliz da minha vida

Abril 25, 2020

[O meu pai], referindo-se à PIDE, ao governo e aos fascistas, clamava alto para os vizinhos e a quem passava: “Eles têm que ser julgados num tribunal plenário. Não pode haver perdão para o que fizeram!” Talvez sejam estas as imagens do dia 25 de Abril que retenho com maior precisão. A felicidade só me chegou na madrugada do dia 27. Por Helena Pato.

Neste 25 de Abril, há debate online sobre “Defender a democracia, proteger as pessoas”

Abril 24, 2020

Depois de cantarmos a Grândola à janela, Marisa Matias, Francisco Louçã e Marcelo Freixo, deputado federal do PSOL (Brasil) vão estar em direto, a partir das 15h30, no facebook do esquerda.net. O debate conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Documentário “A Guitarra de Coimbra” disponível na RTP Play

Abril 24, 2020

Este documentário de Soraia Simões de Andrade conta a história deste património imaterial da Coimbra popular, "com a ajuda de intérpretes mulheres e intérpretes homens, documentos inéditos, estudiosos, espaços de referência e... a poesia que lhe subjaz”.

Também se irá cantar a “Grândola” nas janelas da Galiza

Abril 24, 2020

Os galegos juntam-se à comemoração do 25 de Abril em Portugal. No sábado, às 16h, 15h em Lisboa, as janelas da Galiza também vão estar abertas para se cantar a várias vozes a “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso.

O “Museu da Vergonha” é uma curta-metragem documental realizada por Luís Monteiro e José Machado Castro.

“Museu da Vergonha”: Depoimentos de ex-presos políticos no Porto disponíveis online

Abril 24, 2020

Entre 24 e 29 de abril serão publicados os testemunhos completos dos presos políticos e dos académicos que participaram neste documentário de Luís Monteiro e José Machado Castro.

Desobedoc 2020: o cinema insubmisso vem a nossa casa

Abril 24, 2020

Entre o 25 de Abril e o 1º de Maio, o Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso vai andar por aí, com sessões de cinema e debates online para estes dias de confinamento.

A cada um a sua Revolução: Esta sexta passamos a noite a lembrar o Miguel Portas

Abril 24, 2020

No dia em que se assinalam os oito anos da morte do Miguel, Luca Argel, músico, e Pedro Lamares, ator, encontram-se em direto, a partir das 22h, no facebook do esquerda.net. A conversa será moderada por Leonor Figueiredo e contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Telejornal 25 de Abril de 1974

O Telejornal do dia 25 de abril de 1974

Abril 23, 2020

Que tal voltar atrás no tempo e ver o telejornal do dia em que a liberdade foi instaurada?  Está aqui disponível, graças ao Arquivo da RTP.

Dive. Rede de Livrarias Independentes

No Dia Mundial do Livro, apoiar os resistentes!

Abril 23, 2020

No Dia Mundial do Livro, lembramos as pequenas livrarias que estão em crise muito antes de crise, voltamos a divulgar a nova Rede de Livrarias Independentes e temos sugestões de livros online. 

"Grândola, Vila Morena", a música que vamos cantar à janela no próximo sábado

Abril 23, 2020

A música de Zeca Afonso foi transmitida na Rádio Renascença à meia noite e vinte e cinco minutos da madrugada do dia 25 de Abril e confirmou o início da Revolução.

Viaja até ao 25 de Abril de 1974 a partir do sofá

Abril 23, 2020

Vinte e cinco anos depois do 25 de Abril de 1974, o programa O Nosso Século revisitou a Revolução dos Cravos com uma série de entrevistas de estúdio, conduzidas pelas jornalistas Fernanda Mestrinho e Diana Andringa, reportagens, documentários e reconstituições. Por Mariana Carneiro.

Manual de Instruções para cantar a "Grândola" à janela

Abril 23, 2020

Às 15h00 deste sábado, o aniversário da Revolução portuguesa é assinalado através do canto da "Grândola Vila Morena" a partir das nossas casas. Para que não percas nada, elaboramos um Manual de Instruções para Cantar a "Grândola" à Janela.

Às 15h deste 25 de Abril, leva a “Grândola” à tua janela

Abril 22, 2020

No próximo sábado, as ruas e avenidas do país continuarão praticamente desertas. Mas voltaremos a estar juntas e juntos a comemorar Abril. O ponto de encontro é às 15h e a senha volta a ser a Grândola, Vila Morena.

Documentário As duas faces da Guerra, de Diana Andringa e Flora Gomes Documentário | 105' | 2007.

Quatro dias, quatro filmes sobre o 25 de Abril e a Guerra Colonial

Abril 22, 2020

Em tempo de quarentena, a Lx Filmes disponibiliza online alguns documentários: “Duas Histórias de Prisão", "A Noite do Golpe de Estado", "Dundo, Memória Colonial" e "As Duas Faces da Guerra". Será publicado um filme por dia, entre 23 e 26 de abril, e ficarão disponíveis até ao fim do mês. 

Luís Sepúlveda: “José Afonso era um ícone reverencial”

Abril 22, 2020

Quando se deu a Revolução de 25 de Abril de 1974, Sepúlveda estava preso no Chile, durante a ditadura de Pinochet. Um dia apareceu um militar cheio de medo e disse aos reclusos: “Vocês ganharam em Portugal”. Cantou-se a “Grândola, Vila Morena” naquela prisão chilena.

Pedro Lamares. Fotografia de Vitorino Coragem

Pedro Lamares estreia podcast esta terça à noite

Abril 21, 2020

Como se desenha uma casa? O episódio piloto de “um possível podcast” de Pedro Lamares estará alojado a partir das 21h30 numa plataforma criada pela comunidade jesuíta Brotéria. O primeiro convidado é o seu próprio pai. 

"Grândola" sem fronteiras: escolhe a tua versão

Abril 21, 2020

No dia 25 de Abril, às 15h, abre a janela e faz com que a tua voz seja semente e se espalhe por campos que hão-de florir Abril. Neste artigo encontras cerca de 100 versões, nacionais e internacionais, de “Grândola, Vila Morena”, do Zeca Afonso. A música com que, no próximo sábado, vamos celebrar a Revolução dos Cravos. Por Mariana Carneiro