Está aqui

Trump foi a Londres arrasar o plano de Theresa May para o Brexit

O presidente norte-americano é recebido em Londres por manifestações contra as suas políticas. Numa entrevista, elogiou Boris Johnson e disse que o plano de Theresa May para o Brexit vai “matar” o acordo comercial com os EUA.
O insuflável do "bebé Trump" sobrevoa o centro de Londres junto ao parlamento britânico.

No dia em que visita o Reino Unido, Donald Trump lançou uma autêntica bomba diplomática, ao arrasar o plano da primeira-ministra britânica para um Brexit mais “suave” do que o prometido no referendo. Trump disse ter explicado a Theresa May o que fazer nas negociações, “mas ela não me deu ouvidos”, lamentou. Se a estratégia de May avançar, afirmou Trump ao jornal Sun, isso afasta qualquer acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido, uma vez que Washington continuará a negociar com Bruxelas.

Por outro lado, Trump escolheu o momento da sua visita para lançar elogios públicos ao ex-ministro Boris Johnson, que bateu com a porta do governo esta semana em oposição ao plano de May para o Brexit. Segundo Trump, Johnson pode vir a ser “um grande primeiro-ministro”, acrescentou nesta entrevista.

O presidente norte-americano aproveitou a visita para reavivar as críticas que lançara no passado ao mayor de Londres, desta vez por Sadiq Khan ter autorizado a presença na manifestação contra Trump de um insuflável gigante com a cabeça de Trump no corpo de um bebé com fraldas. Khan argumentou que proibir o balão do “bebé Trump” seria atentar contra a liberdade de expressão. “Um político não deve ser o árbitro do que é bom gosto ou mau gosto”, afirmou o autarca, que viu Trump responder-lhe com as acusações de incompetência no que toca ao combate à criminalidade e terrorismo.

Esta sexta-feira ficará marcada pelas manifestações no centro de Londres contra as políticas de Trump, enquanto no sábado está prevista uma manifestação de pró-Trump com a participação de grupos da extrema-direita britânica

Termos relacionados Brexit, Internacional
(...)