Está aqui

Brexit

Revisão unilateral do Protocolo da Irlanda do Norte ameaça abrir guerra comercial

Junho 14, 2022

As alterações anunciadas por Boris Johnson são recusadas pela Comissão Europeia. Bruxelas avisa que não vai renegociar o Portocolo e pretende recorrer ao Tribunal de Justiça da UE.

Ursula von der Leyen anuncia acordo para o Brexit

Dezembro 24, 2020

Garantindo que “a UE e o Reino Unido continuarão a trabalhar lado a lado na obtenção dos seus objetivos comuns”, a presidente da Comissão Europeia assinalou que os pontos principais de controvérsia foram sanados neste acordo.

José Gusmão

Parlamento Europeu chumba vistos de residência automáticos para europeus no Reino Unido

Fevereiro 12, 2020

A emenda proposta pelo eurodeputado José Gusmão previa também a existência de um suporte físico a atestar o estatuto de residente. A ausência desse documento está a dificultar a vida a quem escolheu o Reino Unido para viver e trabalhar.

Boris Johnson em campanha

Vantagem dos Conservadores diminui na véspera das eleições britânicas

Dezembro 11, 2019

A última sondagem do YouGov aponta para a queda da intenção de voto no partido de Boris Johnson, que lhe pode custar a maioria. Campanha online dos Conservadores é a que espalha mais mensagens enganadoras, apontam entidades de verificação de factos.

Brexit e sistema eleitoral favorecem Johnson

Dezembro 10, 2019

Nas eleições britânicas da próxima quinta-feira joga-se não apenas a saída ou não do país da União Europeia (o chamado “Brexit”), mas também o futuro dos serviços públicos, em especial do Serviço Nacional de Saúde (NHS). Por Jorge Martins.

 

Nigel Farage

Nigel Farage apoia Conservadores, Corbyn chama-lhe "aliança Trump"

Novembro 11, 2019

“Há uma semana Donald Trump disse a Nigel Farage para fazer um pacto com Boris Johnson. Hoje, Trump viu cumprido o seu desejo”, afirmou o líder trabalhista Jeremy Corbyn após o anúncio de que o partido do Brexit não se candidata nos círculos com deputados conservadores.

Reino Unido mais perto de ir a votos em dezembro

Outubro 29, 2019

O líder da oposição anunciou o levantamento do bloqueio a eleições antecipadas e promete lançar “a campanha mais ambiciosa e radical pela mudança que este país jamais assistiu”.

Brexit em suspenso aguarda por novo adiamento

Outubro 23, 2019

Boris Johnson conseguiu fazer avançar no parlamento a discussão do acordo de saída da UE, mas logo a seguir viu os deputados chumbarem a proposta para discutir tudo até ao fim da semana.

Boris Johnson. Ilustração: Succo/Pixabay.

Entre o inferno e o purgatório: o Labour e o acordo de Johnson para o Brexit

Outubro 19, 2019

Com um novo acordo de saída a ser votado em Westminster, e muita incerteza no horizonte, a fadiga do Brexit em estado terminal não pode sobrepor-se a imperativos de classe fundamentais. Por Kevin Ovenden/Counterfire.

Boris chegou a acordo para o Brexit, mas Unionistas da Irlanda do Norte mantêm reservas

Boris chegou a acordo para o Brexit, unionistas mantêm reservas

Outubro 17, 2019

Boris Johnson afirma ter chegado a acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Porém, o Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte, fundamental para a aprovação do acordo no parlamento britânico, diz não ter condições para aceitar o pacto.

Imagem: Christoph Scholz/Flickr.

Brexit: Londres propõe novo acordo de saída a Bruxelas

Outubro 3, 2019

Boris Johnson apresentou a Bruxelas um novo acordo de Brexit, que passa por um backstop apenas para a Irlanda do Norte, mantendo-a alinhada com regras europeias, ao contrário do resto do país.

Manifestação contra os conservadores por ocasião do congresso do partido em Manchester, 29 de setembro de 2019. Foto: People's Assembly Against Austerity/Facebook.

Reino Unido: uma crise parlamentar sem solução parlamentar

Outubro 1, 2019

O atoleiro do mainstream, patente nas peripécias parlamentares em torno do Brexit na semana passada, não consegue ocultar que a política é mais que o que se passa em Westminster. Por Lindsey German/Counterfire.

Jeremy Corbyn discursa no Congresso do Partido Trabalhista em Brighton, 24 de agosto de 2019. Foto: Andy Rain/EPA/Lusa.

Labour: propostas à esquerda para superar a divisão do Brexit

Setembro 25, 2019

Trabalhistas deram em congresso voto de confiança a Corbyn e recusaram adotar uma posição remain face ao Brexit. Partido vai procurar novas eleições, um melhor acordo com a UE, e um referendo final. Semana de 32 horas e abolição de colégios privados são outras propostas aprovadas.

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. Foto wikimedia.

Supremo Tribunal britânico anuncia que suspensão do Parlamento é ilegal

Setembro 24, 2019

Os juízes Do Supremo tribunal decidiram, por unanimidade, que a manobra de Boris Johnson de suspender o Parlamento para poder avançar mais facilmente com uma saída não negociada do Reino Unido da União Europeia é ilegal.

Westminster ao entardecer. Foto: Fatoota/Pixabay.

Brexit: um mês de pré-campanha a caminho de nova tempestade em outubro

Setembro 12, 2019

Afastadas eleições para já, e com o parlamento suspenso, a política britânica vai entrar em pré-campanha até meados de outubro. À direita, Johnson procura unificar todo o voto Brexit. À esquerda, Corbyn tenta deslocar o debate para uma mudança decisiva de poder a favor dos trabalhadores.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Brexit: parlamento suspenso, lei que obriga governo a pedir adiamento promulgada

Setembro 9, 2019

A partir desta noite, o parlamento britânico ficará suspenso até ao dia 14 de outubro. A oposição sublinha que a suspensão serve para tirar tempo de trabalho aos deputados. Johnson considera o pedido de extensão do Brexit "inútil". Mas a rainha promulgou a lei aprovada no Parlamento que o obriga a fazê-lo.

Jeremy Corbyn e Boris Johson frente-a-frente no debate parlamentar de quarta-feira, 4 de setembro de 2019. Foto: Jess Taylor/UK Parliament/Flickr.

Brexit: marcação de eleições é a próxima frente de batalha

Setembro 7, 2019

Perdida a maioria conservadora no parlamento, e com este em conflito aberto com o governo, novas eleições são a única saída para o impasse no Brexit. Quem as convocará, como, e para quando, será a batalha nas próximas semanas.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Boris Johnson perde maioria no parlamento

Setembro 3, 2019

O governo de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, perdeu esta terça-feira a maioria parlamentar, depois de um dos seus deputados ter mudado de partido, para os Liberais Democratas.

Parlamento Europeu. Fotografia de Paulete Matos

União Europeia pode considerar Brexit como um desastre natural

Setembro 3, 2019

União Europeia pondera qualificar o Brexit como um “desastre natural” para poder libertar fundos europeus para ajudar Estados-membros. Esta terça-feira, o parlamento europeu discute lei para novo adiamento que Boris Johnson quer evitar a todo o custo.

Manifestação em Londres.

Milhares manifestam-se para “parar o golpe” no Reino Unido

Agosto 31, 2019

Manifestações em dezenas de cidades protestam este sábado em defesa da democracia e contra o encerramento do parlamento britânico proposto pelo primeiro-ministro Boris Johnson.

Boris Johnson. Foto: Number 10/Flickr.

Moção de censura ao anti-democrata Boris Johnson

Agosto 30, 2019

O Labour tem de voltar a dar prioridade ao derrube de Boris Johnson através de uma moção de censura e recuperar a ligação com o movimento nas ruas. Por David McAllister/Counterfire.

Caricatura de Boris Johson no protesto contra a suspensão do Parlamento britânico.

Suspensão do parlamento britânico: milhão e meio assinam petição contra

Agosto 29, 2019

Depois de Boris Johnson ter pedido a suspensão do Parlamento e de Isabel II ter aprovado, a petição que se opõe a este ato conseguiu um milhão e meio de assinaturas em tempo recorde. Há ações judiciais contra e nas ruas foram milhares a dizer “parem o golpe”.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Governo britânico pede à Rainha para suspender o parlamento

Agosto 28, 2019

O executivo britânico de Boris Johnson pediu à Rainha Isabel II que suspendesse o Parlamento até meados de outubro, o que daria aos membros do parlamento poucas hipóteses para travarem um Brexit sem acordo.

Boris Johson em visita a Angela Merkel, Berlim, 21 de agosto de 2019. Foto: Clemens Bilan/EPA/Lus

Brexit: Johnson busca concessões na Europa, parlamento combate saída sem acordo

Agosto 22, 2019

Com o prazo de saída da UE cada vez mais próximo, Boris Johnson procurou concessões junto de Merkel e Macron, pouco recetivos. No parlamento, multiplicam-se manobras de sucesso incerto para impedi-lo de impor saída sem acordo.

Sinal de aproximação ao túnel do canal da Mancha.

Falta de comida, medicamentos e combustível: as consequências prováveis do Brexit sem acordo

Agosto 18, 2019

Um relatório secreto a que o Sunday Times teve acesso detalha alguns dos problemas que decorrem da saída do Reino Unido da União sem acordo: falta de medicamentos, de alimentos e de combustível.