Está aqui

Brexit

Foto: Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Reino Unido: Corbyn propõe moção de censura para evitar Brexit sem acordo

Agosto 15, 2019

O líder trabalhista propôs aos outros partidos que o ajudem a evitar um Brexit sem acordo, fazendo cair o governo conservador e viabilizando um governo provisório trabalhista que convoque novas eleições.

 

Jeremy Corbyn.

Corbyn defende permanência na UE em caso de referendo de proposta conservadora

Julho 9, 2019

O líder dos Trabalhistas britânicos escreveu um email aos militantes em que declara que o partido deve votar na permanência do país na União Europeia no caso de um referendo a um acordo proposto pelos conservadores ou a uma saída sem acordo.

Boris Johnson, o favorito à sucessão de Theresa May. Foto: Foreign and Commonwealth Office/Wikimedia Commons.

Brexit: radicalização conservadora ameaça agudizar da crise

Junho 18, 2019

Bases conservadoras estão dispostas a quase tudo para garantir o Brexit, cujo falhanço vêem como o fim do seu partido. Apenas um cenário as assusta mais: ver Jeremy Corbyn no poder. Uma dinâmica que favorece o candidato da direita populista Boris Johnson, cada vez mais próximo do poder.

Boris Johnson as Emporer, 2008. Caricatura de Matt Brown/Flickr.

Boris Johnson enfrenta queixa-crime por mentir no referendo ao Brexit

Maio 29, 2019

O candidato favorito à sucessão de Theresa May vai responder a uma queixa-crime, interposta por um grupo pro-UE, que o acusa de mentir em campanha. Caso constitui um embaraço para Johnson na luta pela liderança conservadora e sinal da desconfiança que lhe têm as elites britânicas.

Foto de Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Reino Unido: vitória da direita eurocética agudiza as tensões em torno do Brexit

Maio 27, 2019

Brexit Party ficou à frente nas eleições europeias no Reino Unido. Apesar de forte subida dos partidos pro-UE, e do colapso dos conservadores, os partidos pro-Brexit somam mais votos que os pro-UE. Resta como fiel da balança o Labour, penalizado pela sua tentativa de conciliar os dois lados.

Theresa May anuncia a sua demissão em frente ao número 10 de Downing Street, 24 de maio de 2019. Imagem twitter.com/theresa_may.

Reino Unido: Theresa May demite-se, crise política prossegue

Maio 24, 2019

Theresa May vai demitir-se a 7 de junho. Novo líder conservador será conhecido em meados de julho. Os favoritos na corrida perfilam-se numa linha mais eurocética, aumentando as possibilidades de um Brexit sem acordo. Jeremy Corbyn exigiu novas eleições.

Theresa May e Jeremy Corbyn

Brexit: negociações entre Corbyn e May terminam sem acordo

Maio 17, 2019

Na carta enviada pelo líder trabalhista à primeira-ministra, Corbyn afirma que o plano de Theresa May para deixar o cargo enfraquece ainda mais o governo e retira qualquer confiança no cumprimento de um eventual acordo entre os dois partidos.

Sondagens para as europeias no Reino Unido colocam à frente o Brexit Party, liderado por Nigel Farage, e indicam um colapso do voto conservador

Reino Unido: com eleições europeias à porta, colapso conservador e Brexit Party à frente

Maio 16, 2019

Sondagens para as europeias no Reino Unido colocam à frente o Brexit Party e indicam um colapso do voto conservador. Balanço de forças pró e anti-Brexit continua renhido. Prosseguem as negociações entre trabalhistas e Theresa May, que quer levar ao parlamento uma proposta de Brexit pela quarta vez.

Fila para votar, Reino Unido, 2010. Foto de Ruth_W/Flickr.

Reino Unido: eleições locais sob a sombra do Brexit

Maio 3, 2019

Eleições locais no Reino Unido dão grandes perdas aos conservadores e perdas ligeiras aos trabalhistas. Maiores beneficiados são os liberais-democratas. Resultados estão a ser lidos como um voto pró-UE, mas balanço de forças em torno de Brexit mantém-se muito disputado.

Nicola Sturgeon

Escócia quer preparar referendo à independência até 2021

Abril 24, 2019

Em caso de Brexit, o governo escocês vai propor um novo referendo sobre independência a realizar até maio de 2021, afirmou a primeira-ministra Nicola Sturgeon.

Imagem de Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Brexit: solução adiada até 31 de outubro

Abril 11, 2019

Os 27 países-membros da União Europeia deram mais seis meses ao Reino Unido para ratificar o acordo de saída. Donald Tusk pediu aos britânicos que não desperdiçassem esse tempo.

Imagem de Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Brexit: saída desordenada excluída pelo parlamento

Abril 4, 2019

Após volte-face do governo, Theresa May reuniu com Jeremy Corbyn para tentar negociar um acordo conjunto de Brexit. Corbyn considerou a reunião "útil mas inconclusiva". Entretanto, o parlamento conseguiu finalmente aprovar uma proposta sobre Brexit, que exclui uma saída desordenada para já.

Imagem de Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Brexit: May apela a Corbyn para viabilizar acordo de saída

Abril 3, 2019

Theresa May apelou a Jeremy Corbyn para viabilizar conjuntamente um acordo de Brexit que possa ser aprovado no parlamento, que já o rejeitou três vezes. Manobra revela falta de opções dos conservadores, bloqueados por graves divergências internas.

Theresa May no Conselho Europeu de 19 de Março. Foto Number 10/Flickr.

Brexit: a crise é séria porque tem a ver com muito mais que a Europa

Abril 2, 2019

Com o establishment a usar impiedosamente a questão europeia como arma de arremesso contra Corbyn, os esforços devem concentrar-se na necessidade de novas eleições. Por Chris Nineham.

Parlamento britânico chumba propostas alternativas para o Brexit

Março 28, 2019

Os deputados chumbaram esta quarta-feira as oito propostas alternativas ao acordo para a saída da União Europeia, estabelecido entre o governo e Bruxelas, e que já foi rejeitado duas vezes na Câmara dos Comuns. Theresa May afirmou que se demite quando o acordo para o Brexit for aprovado.

Marcha de Londres por um segundo referendo, 23 de março 2019 – Foto Neil Hall/Epa/Lusa

Londres: Mais de um milhão de pessoas exige segundo referendo

Março 23, 2019

Os manifestantes desfilaram em Londres, exigindo ao governo a realização de um segundo referendo sobre a saída da União Europeia. No comício final, intervieram personalidades dos diversos partidos.

Petição contra Brexit “entope” site do governo

Março 21, 2019

O site de petições do governo britânico deixou de funcionar por causa da elevada afluência de assinaturas à petição para revogar o Artigo 50. Theresa May fez discurso a culpar o parlamento pela crise.

Brexit. Imagem de ChiralJon/Flickr.

Brexit: May não pode repetir proposta de acordo falhado, diz parlamento

Março 19, 2019

Governo britânico não pode continuar a apresentar sem alterações substanciais o acordo de Brexit chumbado a semana passada, decretou o speaker do parlamento. É mais um contratempo para a tática interna de Theresa May, que agudiza o impasse em torno do Brexit.

Brexit adiado, governo dividido

Março 14, 2019

A votação que requer uma extensão do artigo 50 foi significativa, recusando assim uma saída não negociada. Mas oito dos ministro de Theresa May e mais de metade da bancada conservadora votaram contra esta proposta.

Brexit. Foto de Christoph Scholz/Flickr.

Brexit: parlamento britânico volta a chumbar

Março 12, 2019

É uma nova derrota pesada para Theresa May. A moção apresentada pelo governo, negociada com Bruxelas, foi rejeitada por 149 votos.

Labour pode aprovar o acordo de Brexit em troca de novo referendo

Março 1, 2019

Depois da saída de deputados dos principais partidos e da demissão de um secretário de Estado, os trabalhistas abrem a porta a uma nova possibilidade para sair do impasse gerado pelo acordo com a União Europeia. Um segundo referendo pode ser a solução.

Jeremy Corbyn

Brexit: Labour fixa novas condições para viabilizar saída

Fevereiro 7, 2019

Jeremy Corbyn mostrou abertura a viabilizar a saída do Reino Unido da União Europeia se se respeitar certas condições. Defesa do trabalho e ambiente, união aduaneira ou permanência do país nas agências e programas europeus são algumas das condições.

Theresa May e Donald Tusk

Brexit: UE recusa negociar cláusula de salvaguarda da fronteira irlandesa

Janeiro 29, 2019

A cláusula que impede a existência de uma fronteira física na Irlanda no caso do acordo comercial falhar é inegociável, fez saber Donald Tusk pouco depois de os deputados britânicos terem aprovado essa emenda ao Brexit.

Corbyn admite novo referendo ao Brexit

Janeiro 22, 2019

O líder dos trabalhistas britânicos propõe que o parlamento contemple a possibilidade de um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Apesar disso, Corbyn não esclarece se apoia ou não a concretização desse referendo. Procura sobretudo evitar uma saída não negociada.

Parlamento britânico chumba acordo de Brexit

Janeiro 15, 2019

O acordo de Brexit proposto pela Primeira-Ministra Theresa May foi chumbado com 432 contra e 202 votos a favor. O Labour anunciou já uma moção de censura.