Está aqui

Jorge Martins

Professor. Mestre em Geografia Humana e pós-graduado em Ciência Política. Membro da coordenadora concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda

Artigos do Autor(a)

1 de Novembro, 2018 - 12:53h

O 2º turno das eleições presidenciais do Brasil confirmou o que todas as pesquisas de opinião vaticinavam e se temia: o candidato da extrema-direita foi eleito na mais dramática eleição presidencial desde o regresso à democracia. Análise de Jorge Martins.

19 de Outubro, 2018 - 15:03h

Os três partidos que integravam a coligação de centro-direita sofreram perdas severas. Das três forças da oposição, duas foram “varridas” do Parlamento e o partido dominante entre a minoria russa recuou. Os vencedores foram três novas formações políticas. Por Jorge Martins.

15 de Outubro, 2018 - 21:56h

A União Social-Cristã da Baviera (CSU), partido “irmão” da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, sofreu pesadas perdas nas eleições regionais da Baviera, que lhe custaram a maioria absoluta. Artigo de Jorge Martins.

15 de Outubro, 2018 - 21:56h

A União Social-Cristã da Baviera (CSU), partido “irmão” da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, sofreu pesadas perdas nas eleições regionais da Baviera, que lhe custaram a maioria absoluta. Artigo de Jorge Martins.

9 de Outubro, 2018 - 22:21h

Apesar de continuar a ser o partido mais votado, a ADI, do primeiro-ministro Patrice Trovada, não encontra aliados para se manter no poder. O MLSTP/PSD e a coligação PCD-MDFM-UDD devem aliar-se para formar governo. Artigo de Jorge Martins.

7 de Outubro, 2018 - 13:05h

Neste artigo, faço uma antevisão das eleições gerais de amanhã, com destaque para o 1º turno da eleição presidencial, a mais dramática da 6ª República. Por Jorge Martins.

6 de Outubro, 2018 - 11:20h

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

4 de Outubro, 2018 - 23:06h

Para muitos portugueses, o Brasil é ainda um ilustre desconhecido. Neste primeiro artigo, apresento o sistema político-institucional do país, vertido na Constituição de 1988.

22 de Setembro, 2018 - 23:05h

O quadro parlamentar saído destas eleições tornou ainda mais difícil a formação de um governo, aumentando a instabilidade governativa. Bloco verde-vermelho obteve vitória tangencial, alicerçada no voto feminino. Por Jorge Martins

8 de Setembro, 2018 - 22:19h

As eleições legislativas que decorrerão neste domingo, na Suécia, deverão ter como desfecho principal uma forte subida dos Democratas Suecos (SD), uma força política de extrema-direita. O Partido da Esquerda (V) espera, igualmente, obter importantes ganhos. Artigo de Jorge Martins.

Páginas