Está aqui

Jorge Martins

Professor. Mestre em Geografia Humana e pós-graduado em Ciência Política. Membro da coordenadora concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda

Artigos do Autor(a)

7 de Novembro, 2019 - 22:43h

Pela quarta vez desde 2015 e pela segunda vez este ano, os espanhóis vão às urnas no próximo domingo para eleger um novo Parlamento. E tudo indica que delas não sairá uma maioria clara, que garanta uma fórmula governativa estável e permita resolver politicamente a questão catalã. Por Jorge Martins.

28 de Outubro, 2019 - 15:38h

Os resultados mostram uma indiscutível vontade de mudança da parte do povo argentino, mas este pareceu não querer dar todo o poder ao kirchnerismo, ao contrário do que sucedeu durante a presidência de Cristina Fernández de Kirchner. Por Jorge Martins.

 

27 de Outubro, 2019 - 11:46h

Na segunda parte da sua análise detalhada aos resultados eleitorais das passadas eleições legislativas, Jorge Martins dedica-se aos números dos partidos com menos expressão eleitoral e ao aumento “preocupante” da abstenção.

26 de Outubro, 2019 - 14:21h

Numa série de dois artigos, Jorge Martins traz-nos a sua visão detalhada sobre os números das últimas eleições legislativas. Nesta primeira parte analisa os resultados dos principais partidos políticos da “vitória incompleta” do PS à “derrota histórica” da direita.

22 de Outubro, 2019 - 11:20h

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, conseguiu uma maioria relativa no Parlamento canadiano e deverá manter-se no poder, apesar de o seu Partido Liberal do Canadá ter tido menos votos que o oposicionista Partido Conservador do Canadá, liderado por Andrew Scheer. Artigo de Jorge Martins.

 

21 de Outubro, 2019 - 22:56h

As eleições federais de domingo na Suíça mostraram uma invulgar vontade de mudança, num país cujo voto para a escolha do Parlamento se caracteriza pela previsibilidade. Artigo de Jorge Martins.

13 de Julho, 2019 - 19:51h

O próximo executivo grego até pode contar com alguma boa vontade europeia. Mas, sem reestruturação da dívida, a austeridade continuará e, com ela, o “calvário” do povo grego.  Uma análise detalhada das eleições legislativas gregas por Jorge Martins.

5 de Julho, 2019 - 16:06h

Apesar de ter perdido algumas posições, o PPE continuou a ser a força política mais votada, obtendo 36,7% dos lugares atribuídos a esta área da União Europeia, contra os 42,7% que detinha. Por Jorge Martins.

4 de Julho, 2019 - 09:31h

Dado o peso do Reino Unido no conjunto da região (mais de 56% dos seus eurodeputados), a questão do Brexit e o seu comportamento eleitoral influencia, em muito, os resultados globais desta área. Por Jorge Martins

2 de Julho, 2019 - 10:25h

Os resultados nas eleições europeias mostram um crescente descontentamento do eleitorado destes países, traduzido nas quebras muito significativas dos dois principais grupos políticos: o PPE e os S&D. Por Jorge Martins.

Páginas