Está aqui

Jorge Martins

Professor. Mestre em Geografia Humana e pós-graduado em Ciência Política. Aderente do Bloco de Esquerda em Coimbra

Artigos do Autor(a)

18 de Setembro, 2021 - 23:32h

Depois de oito anos de governos da direita, a esquerda venceu as eleições. Mas fica por saber se a viragem se vai traduzir tanto na formação de um novo executivo como na sua prática. Por Jorge Martins.

10 de Setembro, 2021 - 11:28h

As eleições legislativas realizadas em Marrocos, esta quarta-feira, saldaram-se por uma fragorosa derrota do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), islamita moderado, do primeiro-ministro Saadeddine Othmani. Por Jorge Martins.

25 de Agosto, 2021 - 19:00h

Neste terceiro e último artigo, faremos a interpretação da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos à luz da evolução política nacional e internacional das primeiras duas décadas deste século. Por Jorge Martins.

19 de Agosto, 2021 - 15:18h

Após a Revolução, as profundas transformações sociais verificadas traduziram-se numa maior democratização da prática desportiva. Contudo, o atraso era muito e, por isso, a evolução foi gradual, até porque alguns atavismos herdados do antigamente não eram fáceis de ultrapassar.

14 de Agosto, 2021 - 12:17h

No país do salazarismo, isolado e sem investimento no desporto os resultados olímpicos são pobres. As mulheres eram sub-representadas, espelho da situação de inferioridade e discriminação com que se defrontavam as mulheres portuguesas. Por Jorge Martins.

16 de Junho, 2021 - 16:27h

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

3 de Junho, 2021 - 22:02h

As eleições legislativas do passado domingo na República de Chipre mostraram uma erosão no apoio das forças políticas tradicionais e um crescimento da extrema-direita e de um novo partido do centro. Artigo de Jorge Martins.

18 de Maio, 2021 - 20:02h

Neste último de uma série de artigos sobre as eleições realizadas a 6 de maio, vamos debruçar-nos sobre as autárquicas inglesas. Artigo de Jorge Martins

13 de Maio, 2021 - 15:55h

Os resultados das eleições no Reino Unido não podiam ter sido mais contraditórios. Vamos, então, tratar estas três eleições em separado, começando pela Escócia, seguida de Gales e, a fechar, pela Inglaterra. Por Jorge Martins.

8 de Maio, 2021 - 11:34h

Conservadores vencem em Inglaterra, SNP na Escócia e Labour em Gales. Os resultados mostram as contradições existentes entre estas três nações constituintes no Reino Unido, a que se junta a conturbada Irlanda do Norte, que não foi a votos. Por Jorge Martins.

Páginas