Solidariedade com a Palestina: onde são as iniciativas desta semana

31 de outubro 2023 - 17:38

Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra, Faro, Viseu e Portalegre são algumas das cidades que acolhem esta semana vigílias, concentrações e debates sobre o massacre em curso na Faixa de Gaza.

PARTILHAR
Manifestação em Lisboa em solidariedade com a Palestina
Manifestação em Lisboa em solidariedade com a Palestina. Foto de Ana Mendes.

À medida que se agravam as consequências do cerco e dos bombardeamentos na Faixa de Gaza, a solidariedade internacional também cresce em todo o mundo. E Portugal não é exceção. Esta semana, por iniciativa de várias associações e coletivos pela paz e solidários com a luta do povo palestiniano contra a ocupação israelita, realizam-se vigílias, concentrações, manifestações, debates, performances e projeções de filmes em sete cidades.

Em Lisboa, à semelhança da semana passada em que a iniciativa juntou centenas de pessoas, há nova vigília em frente à Assembleia da República na quarta-feira, dia 1, a partir das 19h30.

Shahd Wadi
Shahd Wadi

A chuva de Jasmim

30 de outubro 2023

Na quinta-feira, dia 2 às 15h15 no Auditório Camões (junto ao Liceu Camões), o Festival Eufémia apresenta a performance "Corpo na Trouxa", interpretada por Shahd Wadi, em torno da história do exílio da sua família palestiniana. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser reservados aqui.

Também na quinta-feira às 16h há uma roda de conversa sobre resistência palestiniana na NOVA FCSH. Às 19h, a agenda da solidariedade com a Palestina desdobra-se em duas iniciativas: a exibição do documentário "Concerning violence" seguido de conversa na Disgraça - Rua Penha de França 217B - e o debate "Resistir para Existir: Colonialismo, Racismo e o Apartheid Israelita", na Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto - R. da Palma, 250.

Na sexta-feira, o CPPC, MPPM, GCTP e o Projeto Ruído promovem uma vigília no relvado da Alameda D. Afonso Henriques a partir das 18h.

Ainda em Lisboa, no domingo 5 de novembro, realiza-se uma concentração às 15h em frente ao Palácio de Belém com o lema: "Fim à ocupação. Cessar-fogo Já!", promovida pela Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina.  Rahul Kumar e Shahd Wadi estarão no Clube Atlético de Arroios - Rua Arroios, 151 - para uma conversa a seguir à projeção de um documentário sobre o Clube Desportivo Palestino, do Chile, com início às 17h.

No Porto, para além da habitual vigília diária a partir das 22h de solidariedade com a Palestina em frente à Câmara Municipal do Porto, na sexta-feira às 20h terá lugar no mesmo local uma leitura pública dos nomes das vítimas do genocídio em curso. E no domingo será a vez de uma manifestação a partir das 15h30 na Praceta da Palestina.

Também no domingo, mas às 15h, tem início em Aveiro a manifestação "Palestina Livre", com partida da Praça da República.

Em Coimbra, realiza-se uma vigília na Praça da República esta quinta-feira, dia 2, a partir das 18h. Para o mesmo dia está marcada uma concentração em Viseu, às 17h30 no Rossio.

Em Portalegre, na sexta-feira, dia 3 a partir das 17h, realiza-se uma concentração de solidariedade com a palestina na Praça da República.  E no sábado, dia 4 às 17h30 no IPDJ de Faro, terá lugar o debate/conversa "Ceasefire Now".

Termos relacionados: SociedadePalestina