Está aqui

Sérgio Aires é o candidato do Bloco à Câmara Municipal do Porto

Sérgio Aires quer “lutar por uma governação na qual se oiçam as pessoas – todas as pessoas!” e defende que “é preciso que, definitivamente, se entenda a luta contra a pobreza como condição fundamental de desenvolvimento local”.
Sérgio AIres, candidato do Bloco à Câmara Municipal do Porto
Sérgio AIres, candidato do Bloco à Câmara Municipal do Porto

Sérgio Aires foi aprovado pelos aderentes do Bloco no concelho do Porto para ser o primeiro candidato à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas deste ano.

O objetivo da candidatura é eleger um vereador “que possa representar a esquerda na cidade e lutar por uma governação na qual se oiçam as pessoas – todas as pessoas! – respeitando e dando prioridade às suas necessidades”.

Na campanha, Sérgio Aires diz que tem como objetivo “pôr o combate à pobreza e às desigualdades no topo das prioridades com um enfoque muito especial na habitação, na saúde, nos desafios demográficos e na justiça climática”. As consequências da pandemia de covid-19 fazem-se sentir gravemente e vão perdurar por muito tempo, Sérgio Aires considera que, perante essa situação, a cidade “mude de rumo. “É preciso que, definitivamente, se entenda a luta contra a pobreza como condição fundamental de desenvolvimento local, afirma.

O candidato bloquista considera que a Câmara Municipal do Porto tem meios, “podia ter feito mais” e defende que “a cidade precisa de um executivo municipal que interprete corretamente as necessidades das pessoas, que combata a visão da cidade-negócio”.

Dedicação ao combate à pobreza

Sérgio Aires

Sérgio Aires tem 52 anos, nasceu em Massarelos e licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde cedo dedicou-se ao combate à pobreza, seja a título voluntário seja profissional, e desempenhou diversos cargos, tais como investigador, formador, assessor e especialista em múltiplos programas e instituições da cidade e ao nível nacional.

Entre 1994 e 1998 integrou o gabinete de investigação da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, entidade na qual viria a assumir a função de coordenador nacional entre 1998 e 2006.

Desde 2006 trabalha como consultor independente nas áreas do combate à pobreza e da economia social. Foi diretor do Observatório de Luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, entre 2006 e 2018. Presidiu à European Anti-Poverty Network (2012-2018), organização europeia que integra 31 redes nacionais e 13 organizações europeias. Foi consultor do Governo Regional dos Açores para definição de uma estratégia regional de combate à pobreza, entre 2017 e 2019.

Enquanto voluntário é Presidente do Conselho Fiscal da Associação Slow Movement Portugal, e Vice-Presidente da Associação Gentopia - Associação para a Diversidade e Igualdade de Género.

Atualmente desempenha funções como assessor no Parlamento Europeu. É também fotógrafo, tendo diversos trabalhos publicados e inúmeras exposições. Sérgio Aires foi o terceiro candidato nas listas do Bloco de Esquerda às Eleições Europeias, em maio de 2018.

 

Termos relacionados Autárquicas 2021, Política
(...)