Está aqui

Rui Machete confirma negócio de favor com ações da SLN, Bloco exige demissão

Rui Machete confirma que comprou ações da SLN abaixo do preço corrente na altura e as vendeu com um ganho de 150%. O coordenador do Bloco de Esquerda salienta que se trata de “negócio de favor na compra e venda de ações”, relembra que o atual ministro dos Negócios Estrangeiros “esteve muitos anos sentado na podridão do BPN/SLN sem nunca nada lhe ter parecido mal” e afirma que “em nome da democracia” se exige a sua “demissão”.
Rui Machete confirma que comprou negócio de favor na compra e vende de ações da SLN/BPN. O coordenador do Bloco relembra que o atual ministro dos Negócios Estrangeiros “esteve muitos anos sentado na podridão do BPN/SLN sem nunca nada lhe ter parecido mal” e afirma que “em nome da democracia” se exige a sua “demissão” -Foto de José Sena Goulão/Lusa

Rui Machete confirmou a notícia, divulgada pelo jornal “Público” nesta sexta-feira, de que a partir do início da atual década comprou 25.500 ações da SLN a 1 euro, quando na altura o preço corrente a que outros acionistas compraram ações era de 1,80 euros e vendeu-as, entre 2005 e 2006, a 2,5 euros cada, com um ganho de 150%. O jornal sublinha que se trata de um negócio com contornos semelhantes à compra e venda de ações da SLN/BPN por Cavaco Silva, negócio que lhe deu um ganho de 350 mil euros na altura.

Em declarações à comunicação social, na entrega das listas da candidatura do Bloco às eleições autárquicas em Lisboa, João Semedo refere: “Há muito tempo que se sabe que o grupo BPN/SLN se transformou numa plataforma de distribuição de lucros fáceis entre elementos escolhidos pela administração do BPN/SLN”.

O coordenador do Bloco de Esquerda salienta que “não é por acaso que o BPN é conhecido como o 'banco laranja' tal o número de dirigentes, ministros e deputados do PSD que passaram pela sua administração”.

Segundo Semedo, “aquele era um grupo que funcionava assim, selecionava uns amigos, arranjava estratagemas, em geral legais, para distribuir dinheiro fácil”. “O sistema de compra e venda de ações foi uma forma que Oliveira Costa encontrou para recompensar um grupo,uma elite selecionada dos seus amigos”, diz o deputado, que frisa que este é um “negócio de favor na compra e venda de ações”.

O coordenador do Bloco de Esquerda sublinha que, para além do envolvimento de Rui Machete neste negócio, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros “esteve muitos anos sentado na podridão do BPN/SLN sem nunca nada lhe ter parecido mal”.

João Semedo destaca “se viu e não disse é cúmplice, se não viu acho que é evidente que não tem capacidade para ser ministro da democracia portuguesa” e afirma: “Rui Machete está a mais. Em nome da democracia exige-se a sua demissão”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)