Protestos contra touradas

Neste sábado, o movimento Figueira Sem Tourada promove uma ação de protesto contra as touradas, às 21h junto ao Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz. Nesta sexta-feira, o protesto teve lugar na Póvoa de Varzim.
Cartaz do movimento Figueira Sem Tourada

A ação de protesto, convocada para este, 21 de julho, na Figueira da Foz, coincide com uma corrida de touros. O protesto é convocado pelo movimento Figueira Sem Tourada e está a ser convocado em evento no facebook.

Na página do movimento, refere-se que “todos são bem-vindos a manifestarem a sua indignação contra um acto bárbaro de tortura animal, que não encontra qualquer justificação ética e moral em pleno século XXI”, sublinhando que se pretende que o protesto “seja inclusivo e sem qualquer conotação partidária”.

"Tourada é tortura. Não é arte, nem cultura!"

Nesta sexta-feira, teve lugar um protesto contra a tourada na Póvoa de Varzim, para onde estava marcada a “XXII Grande Corrida TV Norte”. Na ação foram gritadas palavras de ordem como “Tourada é tortura, não é arte, nem cultura” e “Dinheiro para bombeiros, não para toureiros”.

Para além do protesto na rua, muitas pessoas protestaram também nas redes sociais contra a transmissão da tourada pela RTP. A Plataforma Nacional para a abolição das touradas (basta.pt) apelou ao envio de queixas ao Provedor do Telespectador da RTP "pela transmissão de mais uma tourada em direto na televisão pública esta sexta-feira".

As touradas na Praça de Touros da Póvoa de Varzim terminarão em janeiro de 2019, segundo decisão da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, tomada por unanimidade em junho passado e ratificada na Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, com os votos de Bloco de Esquerda, PS, CDU, PAN e da maioria da bancada do PSD, à exceção de três deputados que votaram contra, tal como os deputados do CDS.

Termos relacionados Animais, Sociedade