Portugal é o 3.º país da UE onde o emprego mais diminuiu

Emprego caiu 0,6 por cento em Portugal no 4º trimestre de 2010. Em termos homólogos, o emprego diminuiu 1,8 por cento. Portugal é o 3.º país da UE onde o emprego mais decresceu. 23 mil desempregados inscritos nos centros de emprego optaram por emigrar.
Segundo dados divulgados pelo presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em 2010, 23 mil desempregados inscritos nos centros de emprego optaram por emigrar. Foto de Paulete Matos.

Segundo o relatório do Eurostat divulgado esta terça-feira, no último trimestre de 2010, o emprego em Portugal registou uma variação negativa ainda mais intensa do que a registada no terceiro trimestre de 2010. O emprego recuou 0,6 por cento face ao trimestre anterior e 1,2 por cento face ao mesmo período de 2009.

Esta tendência é contrária à registada quer no espaço da União Europeia (UE) quer na Zona Euro, onde o emprego aumentou 0,1 por cento face ao trimestre anterior e 0,3 por cento no último trimestre do ano passado.

Portugal ocupa a terceira posição, a par da Roménia, dos países da UE onde o emprego mais diminuiu, sendo que a Bulgária preenche o topo desta lista.

Desempregados saem do país a um ritmo de 2 mil por mês

Segundo dados divulgados pelo presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em 2010, 23 mil desempregados inscritos nos centros de emprego optaram por emigrar. Este número estará, com certeza, muito aquém da realidade, mas retrata a tendência do país.

Serviços do IEFP são ineficazes na colocação de desempregados

Os serviços do IEFP apenas são responsáveis por uma em cada quatro colocações dos desempregados inscritos nos seus serviços. Segundo dados divulgados pelo jornal Público, em 2010, apenas 69.104 das cerca de 280 mil colocações de desempregados são da responsabilidade do IEFP.

Termos relacionados Sociedade