Um grupo ativista contra as touradas divulgou esta terça-feira, através da sua página na rede social Facebook, um vídeo em que um touro vivo, amarrado a um muro é sucessivamente golpeado por “elementos indiferenciados” da população.
Segundo a Plataforma Basta, a matança coletiva decorreu na arena do Castelo de Monsaraz, no passado dia 8 de setembro, durante as “Festas de Nosso Senhor Jesus dos Passos, promovidas pela Misericórdia local e que tem como patrocinadores oficiais os vinhos CARMIM e o Sharish GIN”.
“A violência destas imagens ilustra uma realidade que muitos portugueses desconhecem. Os animais utilizados nas touradas em Portugal são sujeitos a um tratamento bárbaro e indigno de um país civilizado, não só em Monsaraz, mas em várias praças de touros do país”, razão pela qual estes ativistas decidiram tornar público este vídeo.
A Plataforma sublinha ainda que sabe que muita gente de Monsaraz “não se identifica nem concorda com esta barbaridade, tal como a esmagadora maioria dos portugueses, que quer ver abolidas estas práticas”.
Em reação quer a este caso, quer às notícias do touro morto à paulada nas festas da Moita e de outro morto por fratura da coluna, o Bloco de Esquerda pediu uma audição ao inspetor Geral das Atividades Culturais sobre a atribuição destas atualizações, no sentido de aferir dos critérios que estão na base da definição da legalidade de realização de atividades que levem à morte de touros e da determinação da violência exercida sobre estes animais, bem como da fiscalização dos mesmos.
Notícia atualizada às 10:42 de dia 26 de setembro.