Está aqui

Parlamento chumba voto de solidariedade com presos políticos na Catalunha

O voto apresentado pelo Bloco de Esquerda foi chumbado com votos contra das bancadas da direita e do PS. Onze deputados do PS votaram a favor e outros doze abstiveram-se.
Parlamento chumba voto de solidariedade com presos políticos na Catalunha
Foto de Jorge Ferreira.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou hoje um voto de condenação e solidariedade com a situação dos presos políticos na Catalunha. O voto foi chumbado por votos contra do PSD, CDS, votos a favor de 11 deputados do PS e a abstenção de outros 12 deputados socialistas.

No texto é lembrado que, no dia 23 de março, o Supremo Tribunal de Espanha acusou treze ex-membros do governo da Generalitat da Catalunha, bem como deputados eleitos nas últimas eleições regionais de 21 de dezembro de 2017, de crimes como rebelião, sedição e desvio de fundos, existindo mandado de captura europeu e internacional para aqueles que, entretanto, se exilaram.

Os deputados do Bloco apresentaram-se hoje no Parlamento com um laço amarelo na lapela, em sinal de solidariedade e pela libertação dos presos políticos na Catalunha.

“Todos os Estados que se autoproclamam como democráticos não podem compactuar com a situação presentemente vivida na Catalunha”, frisa o Bloco, acrescentando que “a defesa da democracia, dos mais básicos direitos individuais, e em particular da liberdade de expressão e da autodeterminação dos povos, devem ser pontos fundamentais na questão catalã, logo defendidos por igual em todos os territórios”, lia-se no texto da proposta de voto.

Termos relacionados Catalunha, Política
(...)