No projeto de lei que visa introduzir o critério da paridade na composição do Tribunal Constitucional, o Bloco sublinha que, “como se tem verificado ao longo dos últimos anos, a introdução dos critérios de paridade contribuiu efetivamente para a promoção dos objetivos constitucionais de uma participação mais igualitária de mulheres e homens nos órgãos do poder político”, pelo que esse caminho deve “ser prosseguido também ao nível do Tribunal Constitucional”.
As deputadas do PS Isabel Moreira, Alexandra Leitão, Carla Miranda, Berta Nunes, Mara Lagriminha e Maria Begonha votaram a favor da iniciativa do Bloco, rompendo o sentido de voto da sua bancada. As mesmas deputadas, com a exceção de Maria Begonha, voltaram a votar favoravelmente o projeto do PAN, no mesmo sentido. A deputada Patrícia Faro também foi favorável a este diploma.
No que respeita ao PSD, Paulo Mota Pinto, Carlos Eduardo Reis, Hugo Maravilha, Pedro Nelo Lopes e Rui Vilar votaram contra os dois diplomas, ao contrário da bancada.
Foram apresentados inúmeras declarações de voto de deputados do PS e PSD,