Paris: emigrantes lesados do BES participaram na sessão do Bloco

A apresentação do Manifesto da Emigração do Bloco de Esquerda contou com a participação da porta-voz do movimento de emigrantes lesados do BES. Pedro Filipe Soares afirmou a disponibilidade do Bloco para testemunhar nos processos que decidam mover na justiça.
Foto Paulete Matos

A luta dos emigrantes lesados do BES foi o tema principal da sessão que contou com a presença da cabeça de lista do Bloco pelo círculo da Europa, Cristina Semblano, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares, o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, José Barros, vice presidente da CCPF – Confederação das Coletividades Portuguesas de França, José Cardina e Helena Baptista, porta-voz do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES em França.

Pedro Filipe Soares recordou que foi o Bloco de Esquerda que "mais lutou pelo interesse dos lesados do BES" e o que "mais meteu o dedo na ferida nas negociatas" do banco, salientando que eram "só oito deputados em 230". "Imaginem se fôssemos mais", declarou, citado pela agência Lusa, sublinhando que "o voto de cada um é igual ao de Passos Coelho, Carlos Costa, Paulo Portas ou Ricardo Salgado".

O líder parlamentar do Bloco respondeu positivamente ao pedido de um advogado que representa dezenas de emigrantes lesados do BES para que os deputados bloquistas sejam testemunhas nos processos e numa queixa a apresentar nas Nações Unidas. “É só pedirem e nós lá estaremos”, afirmou Pedro Filipe Soares, explicando que a Assembleia da República autorizará esse pedido.

Sessão de apresentação do Manifesto da Emigração do Bloco de Esquerda, este sábado em Gentilly, Paris.

Gente de verdade na emigraçãoApresentação do Manifesto da Emigração pela EuropaSomos todos lesados!

Posted by Cristina Semblano on Sábado, 19 de Setembro de 2015

Campanha oficial do Bloco vai arrancar em Paris

A situação dos novos e antigos emigrantes portugueses também foi tema desta sessão de apresentação do Manifesto para a Emigração da candidatura bloquista pelo círculo da Europa. Perante uma sala cheia em Gentilly, Cristina Semblano defendeu que não se pode "abandonar cá fora aqueles que nas sucessivas vagas de emigração foram obrigados a abandonar o país" e que "só políticas que promovam investimento e emprego podem pôr fim a esta sangria" de portugueses que emigram.

No seu Manifesto para a Emigração, o Bloco defende a abertura de novos postos consulares e o reforço dos meios para os que já existem, o fim dos entraves à participação eleitoral dos emigrantes no voto e no recenseamento, a inversão da política de ensino da língua portuguesa, repondo horários suprimidos, abolindo a propina introduzida recentemente e contratando professores, o apoio ao setor associativo e a reposição das emissões da RDP Internacional em onda curta. A defesa dos lesados do BES e da TAP como empresa pública estratégica são outros pontos deste Manifesto. Na segunda-feira, o Bloco de Esquerda dá início à campanha oficial com um dia dedicado aos emigrantes, em Paris, com a presença da porta-voz do partido, Catarina Martins.

Bloco de Esquerda arranca em Paris com campanha eleitoral pelo círculo da Europa