O Telejornal do dia 25 de abril de 1974

Que tal voltar atrás no tempo e ver o telejornal do dia em que a liberdade foi instaurada? Está aqui disponível, graças ao Arquivo da RTP.
Telejornal 25 de Abril de 1974

O telejornal deve ser dos conteúdos que mais consumimos nas últimas semanas, e as notícias nem sempre são boas. Mas neste dia foram. Que tal voltar atrás no tempo e ver o telejornal do dia em que a liberdade foi instaurada, disponível no Arquivo RTP?

25 de Abril de 1974. O relógio conta os segundos para a emissão entrar no ar às 18h40. Fernando Balsinha abre o telejornal, informando que a RTP está controlada pelo Movimento das Forças Armadas. Fialho Gouveia lê o comunicado do MFA, aguarda-se a qualquer instante uma proclamação da Junta de Salvação Nacional nos estúdios da RTP do Lumiar.

Lê-se notícias que dão conta dos últimos acontecimentos: fogo aberto indiscriminadamente por alguns elementos da PIDE/DGS em incidentes no Largo do Camões, a rendição de Marcelo Caetano no Quartel do Carmo, a entrega do comando das Forças Armadas ao movimento triunfante.

Vê-se populares pendurados em grades a espreitar para dentro do Quartel do Carmo, população às janelas a assistir aos acontecimentos, Salgueiro Maia com um megafone a comandar as operações em cima de uma chaimite, a multidão a aplaudir a rendição de Marcelo Caetano.

“Vieram as primeiras imagens de sã alegria. Alegria já não reprimida, alegria já não contida, porque era uma alegria já quase feita de certezas.”

Foi bonita a festa, pá!

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura