Está aqui

“Museu da Vergonha”: Depoimentos de ex-presos políticos no Porto disponíveis online

Entre 24 e 29 de abril serão publicados os testemunhos completos dos presos políticos e dos académicos que participaram neste documentário de Luís Monteiro e José Machado Castro.
O “Museu da Vergonha” é uma curta-metragem documental realizada por Luís Monteiro e José Machado Castro.
O “Museu da Vergonha” é uma curta-metragem documental realizada por Luís Monteiro e José Machado Castro.

O “Museu da Vergonha” é uma curta-metragem documental, realizada por Luís Monteiro e José Machado Castro, que reúne depoimentos de ex-presos políticos, museólogos e historiadores que se uniram em defesa da criação de um Museu da Resistência no Porto.

Construído no final do século XIX para servir de habitação para D. Maria Coimbra, o palacete acabou por servir de albergue a um conjunto de freiras, aquando da guerra civil espanhola. Após 1936, o Regime Fascista decide instalar lá a PIDE, acabando por adquirir o imóvel na década de ’40. O edifício da PIDE-DGS é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país. Dezenas de milhares de democratas foram ali encarcerados, torturados e executados. Desde o dia 26 de abril de 1974, quando o último preso político foi libertado, que a memória à resistência à Ditadura reivindica um espaço seu.

No documentário “Museu da Vergonha” são combinados dois pontos de vista: dos que lá estiveram presos e dos que estudam a História e o papel do Museu no século XXI. E faz todo o sentido que assim seja, até porque José Castro esteve lá preso e Luís Monteiro é da área da Museologia.

Os testemunhos serão disponibilizados no Museu da Vergonha, logo pela manhã. Aqui fica o calendário das publicações:

24 de abril – Documentário completo
25 de abril – Manuel Loff, Historiador
26 de abril – Jorge Pisco, Último Preso Político
27 de abril – Alice Semedo, Museóloga
28 de abril – Sérgio Valente, Preso Político
29 de abril – José Castro, Preso Político

(...)