Está aqui

Ministro do Brexit demitiu-se

David Davis, responsável pelas negociações do Brexit, demitiu-se do Governo britânico em discordância com Theresa May. O novo ministro do Brexit é o conservador Dominic Raab.
David Davis, ministro do Brexit, demitiu-se
David Davis, ministro do Brexit, demitiu-se

A demissão foi conhecida poucos minutos antes da meia-noite deste domingo, ocorre a 9 meses da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), fragiliza fortemente o governo conservador e foi acompanhada pela demissão de dois adjuntos, Steve Baker e Suella Braverman.

A saída de David Davis acontece em discordância com Theresa May e após a primeira-ministra ter revelado os seus planos para a saída do Brexit.

David Davis defende uma saída mais radical da UE e considera que o plano de Theresa May é demasiado suave, que “não corresponde a uma reconquista do controlo sobre as nossas leis, verdadeiramente” e, queixa-se de que "largas faixas da economia [britânica] serão controladas pela União Europeia".

Theresa May lamentou a saída de Davis, afirmou que o governo tem um “plano que foi alvo de acordo” e que vai seguir em frente. Na manhã desta segunda-feira foi divulgado que May escolheu Dominic Raab, que era ministro da Habitação, Comunidades e Governo Local, para substituir Davis.

Jeremy Corbyn, líder dos trabalhistas, escreveu no twitter: “David Davis ao resignar num momento tão crucial mostra que Theresa May já não tem autoridade para realizar o Brexit”.
 

 

Termos relacionados Brexit, Internacional
(...)