Está aqui

Memórias: A URSS foi fundada há 82 anos

No dia 30 de dezembro de 1922, foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que reunia sete repúblicas: Rússia, Transcaucásia, Ucrânia, Bielorrússia, Uzbequistão, Turquemenistão e Tajiquistão. Por António José André.
Mapa da URSS - 1922

A Rússia foi o primeiro Estado proletário do mundo. Esse regime foi estabelecido, após a queda da monarquia czarista, em março, e o derrube do governo provisório de Kerensky, em novembro de 1917 (outubro, pelo calendário russo da época).

Depois de assumir o poder, os bolcheviques instauraram um governo provisório para dirigir o país. O órgão mais importante do novo governo era o Conselho dos Comissários do Povo (SovNarKom), presidido por Vladimir Ilitch Lenin.

O governo revolucionário, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa: reforma agrária e fim da propriedade privada da terra; extinção de todos os títulos de nobreza; desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado; nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros; criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução; instituição do Partido Comunista (antigo Partido Bolchevique); sistema de partido único instalou na Rússia a chamada "ditadura do proletariado". Todos esses itens constaram da Constituição Provisória de 1918.

O novo regime enfrentou a forte oposição dos setores ligados ao antigo regime czarista. Militares, nobres, elementos da burguesia (industriais, banqueiros, comerciantes), começaram a atacar o novo regime, contando com o apoio militar doutros países (França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos).

Teve lugar uma prolongada guerra civil, que causou milhões de mortos, vítimas não apenas da guerra, mas principalmente da fome, pois a produção agrícola caiu assustadoramente e o sistema de abastecimento ficou totalmente desorganizado.

A guerra civil terminou, quando o Exército Vermelho, comandado por Trotski, derrotou os últimos contingentes contra-revolucionários e após a assinatura, em 1921, do Tratado de Riga.

Em fevereiro desse ano, o governo criou a Comissão Estatal do Planeamento Económico (Gosplan), com o objetivo de centralizar o planeamento e a execução da política económica.

Como a guerra civil tinha devastado o país e a fome atingia grande parte da população, o governo decidiu voltar a utilizar algumas formas de produção capitalistas: os agricultores podiam comercializar os produtos; os comerciantes podiam abrir pequenos estabelecimentos; pequenas fábricas podiam ser dirigidas por particulares; foram admitidas diferenças de salários; o capital estrangeiro podia ser investido no país. Essas medidas receberam o nome de Nova Política Económica (NEP).

Em 1922, a Alemanha reconheceu a União Soviética (Tratado de Rapallo), sendo seguida pela maioria dos Estados ocidentais, com exceção dos Estados Unidos, que só fizeram o mesmo após dois anos.

Em julho de 1923, entrou em vigor uma nova Constituição, que estabeleceu como órgão de governo mais importante o Soviete Supremo, composto por delegados de todas as repúblicas, encarregados da escolha do Conselho Executivo.

Em 1924, foi adotada a constituição que se baseava teoricamente na ditadura do proletariado e era economicamente fundada na propriedade pública da terra e dos meios de produção de acordo com a proclamação revolucionária de outubro de 1917.

Artigo de António José André para esquerda.net

Termos relacionados Memórias, Cultura
Comentários (2)