Memórias

No dia 19 de outubro de 1920, morreu em Moscovo o jornalista e ativista político norte-americano, John Reed. A popularidade de Reed como líder revolucionário levou à criação de clubes “John Reed” nos Estados Unidos. A sua vida foi objeto do filme “Reds” (1981), protagonizado por Warren Beatty. Por António José André.

No dia 23 de agosto de 1927, foram executados Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois anarquistas americanos, nascidos em Itália. Sobre as suas culpas houve muitas dúvidas já na época dos acontecimentos. Não foram absolvidos, mesmo depois de um outro homem ter admitido a autoria dos crimes. Por António José André.

No dia 16 de agosto de 1920, nasceu Charles Bukowski: poeta, cronista e romancista norte-americano. Não se pareceu com nenhum autor da sua geração. Foi autobiográfico e transgressor. A sua obra fascinou muita gente. Por António José André.

No dia 13 de julho de 1954, morreu Frida Kahlo, grande pintora mexicana e uma das maiores pintoras do século XX. Comunista e revolucionária, ela foi criadora da sua própria personagem e tema da sua obra. Por António José André.

No dia 10 de maio de 1973, foi constituída a Frente Polisário, movimento político que luta pela independência do Saara Ocidental, atualmente sob domínio de Marrocos. Por António José André.

No dia 26 de abril de 1937, Guernica (ou Gernika, em euskera), vila histórica do País Basco, foi bombardeada pelas tropas de Francisco Franco aliadas das tropas nazis de Hitler e fascistas de Mussolini. Por António José André.

No dia 27 de março de 1968, morreu Yuri Gagarin num acidente aeronáutico perto da pista do centro de treino de astronautas, chamado “Cidade das Estrelas”, a nordeste de Moscovo. Gagarin foi o primeiro homem a viajar no espaço. Por António José André.

No dia 23 março de 1994, faleceu Giulietta Masina: uma grande atriz de cinema italiana e companheira do realizador de cinema, Frederico Fellini. Por António José André.

No dia 9 de março de 1952, faleceu, em Moscovo, Alexandra Kollontai: revolucionária, feminista e teórica do marxismo. Alexandra foi uma das mais destacadas dirigentes femininas da Revolução de Outubro de 1917. Por António José André.

No dia 28 de fevereiro de 1986, o primeiro ministro sueco, Olof Palme, foi abatido pelas costas à saída de um cinema, no centro de Estocolmo. O crime chocou a Suécia e o mundo todo. Embora tenha havido várias teorias sobre o assassinato, a identidade do culpado permaneceu um mistério. Por António José André.

No dia 21 de fevereiro de 1965, Malcolm X, líder afro-americano, foi assassinado no bairro do Harlem (Nova Iorque), quando discursava para a Organização da Unidade Afro-Americana. Por António José André.

No dia 15 de fevereiro de 1965, morreu Nat King Cole, um dos mais importantes cantor e pianista de pop jazz do século XX. A sua voz e o seu estilo contribuíram para o tornar popular e influenciaram outros artistas, tais como Ray Charles e Oscar Peterson. Por António José André.

No dia 9 de fevereiro de 1950, Joseph McCarthy, senador por Wisconsin, anunciou num discurso que tinha uma lista com nomes de mais de duzentos funcionários que eram “comunistas”. O "mcarthismo" teve um efeito aterrorizador para milhões de cidadãos. Por António José André.

No dia 1 de Fevereiro de 1966, faleceu Buster Keaton, rival profissional e amigo de Charlie uma carreira espetacular prejudicada por interferências da indústria cultural e do álcool. Por António José André.

No dia 19 de janeiro de 1865, morreu, em Passy (França), Pierre-Joseph Proudhon, filósofo e economista político que seria considerado um dos mais influentes teóricos do anarquismo. Por António José André.

No dia 30 de dezembro de 1922, foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que reunia sete repúblicas: Rússia, Transcaucásia, Ucrânia, Bielorrússia, Uzbequistão, Turquemenistão e Tajiquistão. Por António José André.